Tampões e pensos higiénicos

Por mais bizarro que lhe possa parecer, a verdade é que os tampões e os pensos higiénicos, algo tão banal numa casa onde habitem mulheres, podem ser bastante úteis em diversas situações (para além daquela para o qual foram concebidos, como é óbvio)!

A capacidade ultra-absorvente dos tampões e dos pensos higiénicos e o facto de reterem líquidos e odores com bastante facilidade, são fatores que tornam estes simples objetos de higiene pessoal feminina, em algo bastante prático e versátil.

Para além disso, é habitual as mulheres terem esses objetos sempre à mão, guardados na mala ou na carteira, o que os torna úteis em situações de emergência em que seja viável a sua utilização.

Confira agora algumas dicas geniais, e até mesmo um pouco estranhas, para dar novos usos aos tampões e aos pensos higiénicos.

1. Utilize como penso rápido

Cortou-se e não tem nenhum penso rápido ou algodão à mão? Se tiver um penso higiénico, pode aplicá-lo imediatamente sobre a ferida.

É o objeto perfeito para absorver rapidamente o sangue, e como,à partida, são produtos esterilizados, não existe o perigo de infetar a ferida com a sua aplicação.

2. Absorver suor das axilas

Tshirt suada

Suor excessivo nas axilas é sem dúvida um problema bastante constrangedor e embaraçoso, não só pelas inestéticas “rodelas” de suor na roupa, mas também pelo mau odor.

Existem no mercado umas bandas anti-transpirantes que absorvem o suor e evitam as manchas na roupa, mas também pode usar pensos higiénicos para o mesmo efeito. Basta colar os pensos na camisa ou na t-shirt na zona das axilas. Pode até impregnar o penso com um pouco de desodorizante para garantir um odor mais fresco durante mais tempo.

3. Parar uma hemorragia nasal

Se começar a sangrar pelo nariz, o procedimento mais correto a seguir é o descrito aqui. De qualquer forma, para evitar ter sangue espalhado por todo o lado, pode complementar com o uso de um tampão. Simplesmente aplique o tampão na narina e o seu poder absorvente faz o resto.

4. Limpeza de líquidos derramados

Verteu água ou outro líquido no chão, no carro ou noutra superfície. Se não tiver um pano ou papel absorvente à mão, pode usar um penso higiénico para absorver facilmente o líquido derramado.

5. Sapatos de salto alto mais confortáveis

Se gosta de andar de sapatos de salto alto mas ao fim de algum tempo começa a sentir-se desconfortável, experimente usar um penso higiénico como palmilha. Para além de tornar o sapato mais confortável e almofadado, ainda absorve o suor dos pés.

6. Palmilha multiusos

Da mesma forma que tornam os sapatos de salto alto mais confortáveis, os pensos higiénicos também podem ser úteis noutro tipo de calçado, como sapatos e sapatilhas.

Use-os como palmilhas para controlar a humidade e o odor dentro do calçado, ou até como forma de “agarrar” melhor o pé ao calçado.

7. Remover verniz das unhas

Acabou-se-lhe o algodão? Desfaça um tampão e utilize-o com a acetona ou com o removedor de verniz para remover o verniz das unhas.

8. Baixar a febre

Baixar a febre com um penso higiénico

Para baixar a febre, em vez de utilizar o tradicional pano molhado com água fria sobre a testa, pode usar um penso higiénico que irá se manter húmido e frio por muito mais tempo.

Proceda da seguinte forma:

  1. Humedeça o penso higiénico com água fria.
  2. Coloque-o por uns minutos no congelador.
  3. Aplique-o na testa como faria com o pano.

9. Remover oleosidade e suor da pele

Pode usar um penso higiénico como toalha para absorver a oleosidade ou suor excessivo da pele.

Já agora, li algures que há quem cole um penso higiénico dentro do capacete de moto e de ciclismo (na zona da testa) para evitar que o suor escorra para os olhos! Interessante, não acha?

10. Use como acendalha

Não tem acendalhas à mão, use um tampão! 😛

Os tampões ardem facilmente e mantêm a chama por mais tempo do que jornais ou cartão, tornando-os uma boa alternativa às acendalhas.

Já agora, sabia que também pode fazer uma acendalha com um pedaço de pão?

11. Eliminar mau cheiro nos armários

Pode utilizar os tampões em substituição do pot-pourri, dos saquinhos perfumados, dos ambientadores e difusores de aromas. Mergulhe um tampão em perfume ou em óleos essenciais e pendure onde quiser espalhar o aroma.

12. Separador de dedos para pedicure

Se não tem daqueles separadores de dedos em espuma que normalmente se utiliza na pedicure, pode recorrer a um penso higiénico. Para tal, corte um penso higiénico às tiras e coloque cada tira entre os dedos dos pés.

13. Proteger os joelhos

Se por algum motivo precisar de andar de joelhos, para atividades de jardinagem ou limpezas domésticas, por exemplo, experimente colar um penso higiénico em cada joelho antes de vestir as calças.

Com estas joelheiras improvisadas evitará arranhões e hematomas nos joelhos!

14. Máscara para olheiras

Há quem recorra ao chá de camomila para combater as olheiras. Normalmente utilizam-se discos de algodão para absorver o chá gelado e fazer uma compressa para aplicar nos olhos. Mas pode optar por usar um penso higiénico para essa finalidade.

Ao absorver uma maior quantidade de líquido, o penso higiénico permite manter o chá mais tempo em contacto com a pele.


Conhece mais usos pouco comuns para pensos higiénicos e tampões? Partilhe nos comentários as suas dicas e opiniões. 😉

Quer conhecer mais utilizações alternativas para objetos do dia-a-dia? Veja aqui: Utilizações Alternativas

3 COMENTÁRIOS

  1. Que dicas muito loucas!!!
    Aqui vai mais uma que li na net, dá pra usar os pensos higiénicos para germinar sementes em casa. É só molhar e pôr as sementes. Não experimentei mas fiquei com curiosidade.

  2. Usei muito quando trabalhei como mercenário no oriente médio , pondo como palmilha nas botas ,muito bom para o suor dos pés.

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.