moedas

Mais um técnica utilizada pelas superfícies comerciais para nos iludir: os preços terminados em 99 cêntimos.

Como consumidores atentos que somos, não nos deixamos iludir e arredondamos mentalmente os 29,99€ para 30€, não é? 😉etiqueta-preço

Mas se todos temos este hábito, porque é que os comerciantes continuam a utilizar essa técnica?

Nós processamos a informação da esquerda para a direita, e neste caso, como o “2” é processado em primeiro lugar, consideramos logo mais apelativo do que um “3” ao compararmos preços. Mesmo que faça o arredondamento imediato desse valor para 30€, já está a olhar para o produto!

Portanto, não pense que os 99 cêntimos servem apenas para que o produto aparente ser mais barato! O objetivo é também atrair a sua atenção para esse produto aumentando assim a probabilidade de o mesmo ser vendido. Como se de um chamariz se tratasse!

Assim, ao ter na mesma prateleira um produto que custe 30€ e outro que custe apenas 29,99€, é provável que o segundo produto tenha mais saída, mesmo sendo de qualidade igual ou inferior ao de 30€.

Já deve ter reparado em alguns preços marcados com os “euros” em letras enormes, e os “cêntimos” em tamanho minúsculo! Porque será? 😛

Cabe-lhe a si decidir o que realmente precisa abstraindo-se destes truques dos vendedores.

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2 COMENTÁRIOS

  1. É verdade sim senhor, estudei isso em marketing. E tb usam a politica de colocar os produtos mais caros ao nivel dos olhos e os bens essenciais longe das caixas e “portas” de saída, para nos obrigar a correr mais corredores e pelo caminho colocando mais umas coisinhas no carrinho. Uma boa ideia para moderar-mos muitas vezes os nossos consumos é, em vez de levar um carrinho, levar um cesto, mas daqueles de mão e não os novos com rodinhas. Acredite que assim que começar a pesar muito na mão, corremos logo para a caixa!
    Uma boa Páscoa para si e toda a familia!
    Silvia

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