Como poupar água com a máquina de lavar loiça

maquina-lavar-loiça Como poupar água com a máquina de lavar loiçaSe está sempre à procura de novas formas de poupança em casa, comece já pela lavagem da loiça! Uma coisa é certa: ao lavar à mão gasta mais água do que se colocar a loiça na máquina. Segundo um estudo da Universidade de Bonn, a máquina de lavar loiça poupa cerca de 85% de água em comparação com a lavagem manual – que chega a gastar mais de 100 litros.

A máquina de lavar loiça, além de ser mais prática e agilizar a sua vida doméstica, também pode ajudar na poupança, desde que saiba como utilizá-la de modo eficiente. É verdade que também gasta energia, mas esta pode ser reduzida se souber escolher o programa de lavagem correto e seguir algumas dicas. À procura de estratégias? Continue a ler-nos e veja também como poupar água na Cleanipedia.

1.    Escolha bem a máquina de lavar loiça. Opte por comprar uma máquina com eficiência hídrica e com classe energética A+. O consumo de água e energia varia de máquina para máquina, por isso é importante comparar modelos e marcas para fazer uma escolha consciente. Uma máquina de lavar loiça eficiente consegue lavar 130 peças com 7 litros de água – tenha isso em conta quando analisar os ciclos de lavagem.

2.    Utilize a máquina de forma ecológica. A poupança está na forma como usamos os nossos eletrodomésticos. Com a máquina de lavar loiça consegue poupar água e energia se usar apenas o ciclo económico – a poupança pode ser até metade dos gastos comuns de um ciclo normal ou automático. E se prescindir da pré-lavagem ainda consegue poupar mais: limpe a loiça com uma esponja húmida antes de a colocar a lavar. Também pode aliar a esta dica uma tarifa de eletricidade bi-horária, ligando a máquina apenas à noite e/ou ao fim de semana para o custo do kWh ser mais baixo.

3.    Aproveite a capacidade da máquina de forma eficiente. Use a sua máquina de lavar loiça sempre com a carga completa. Aproveite bem a capacidade da sua máquina e evite recorrer a ciclos de meia carga que, mesmo gastando menos água que um ciclo de carga completa, acabam por não compensar a longo prazo. Lave menos vezes, mas sempre com a máquina cheia!

4.    Escolha o detergente certo e siga as recomendações do fabricante. Se quer saber como poupar água com a sua máquina de lavar loiça também precisa de ter atenção ao detergente que usa. Espuma excessiva pode levar ao aumento do consumo de água. Lembre-se de seguir as instruções e nunca exceder a quantidade de detergente recomendada – a loiça não vai ficar melhor lavada.

5.    Aposte na manutenção regular da máquina. Não é só comprar e usar, também é preciso manter a máquina de lavar loiça, para garantir a constante qualidade da sua performance, o que também ajuda a economizar. Limpe o filtro semanalmente, passe um pano húmido no vedante à volta da porta da máquina, reponha o sal e o abrilhantador mensalmente e retire também os aspersores a cada seis meses para remover quaisquer vestígios de comida.

Com estas dicas vai ver como poupar água com a máquina de lavar loiça é simples e vale a pena! E economiza também nas discussões para ver quem lava a loiça depois do jantar.

Comentários

comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.