Radionomy – Uma plataforma que permite criar uma Rádio Online

ouvir-musica Radionomy - Uma plataforma que permite criar uma Rádio OnlineHoje trago-lhe um guest post da autoria do Alexandre Silva, leitor deste blog e grande aficionado da música e rádio. Veja o que o Alexandre tem para nos contar e ensinar acerca da rádio online, atividade a que se dedica com muito orgulho! 😉

Sempre gostou de tecnologias? De rádio? De interagir com as pessoas através da música? Então este assunto interessa-lhe e mesmo que não se identifique com algumas das perguntas, de certeza que este artigo lhe irá suscitar interesse.

Vou falar-vos de uma plataforma francesa que nasceu em 2007 e pela qual tenho grande admiração.

E vocês hão-de perguntar, mas porque terá ele admiração por tal plataforma? Pois, a Radionomy permitiu-me criar uma rádio online sem ter que me preocupar com burocracias, uma vez que todos os direitos de autor são pagos pela mesma.

Introdução

Hoje agradeço por ter nascido em 1985, apanhei a febre dos anos 90 e ainda bem, aqueles tempos de despreocupação com tudo e onde apesar de muita falta de conteúdos (televisão, rádio etc.), as pessoas encaravam a vida de uma outra forma. Digo isto porque o medo de arriscar era posto de lado, podia presenciar-se isso com os projetos de rádio que tivemos tais como a “Rádio Cidade” brasileira na altura que não tinha medo de apostar em novas tendências e que assim nos trazia uma lufada de ar fresco ao panorama musical, outras lhe seguiram tais como a Voxx (91.6 FM) que apostava na música eletrónica e até a Energia mas numa vertente diferente, apenas a rádio cidade continua “viva” mas agora portuguesa.

Isto tudo para vos dizer que me identifiquei e bastante com as músicas dessa época até ao início do novo milénio, a Dance Music passou a fazer parte do meu quotidiano e ainda hoje o faz, com o meu projeto criado nesta plataforma estou a conhecer novas músicas e a recordar outras.

Passando ao que interessa, querem criar uma rádio online? Então vamos a isso! Aconselho-vos um projeto diferente daqueles que já existem na plataforma, uma vez que serão os que melhor vão vingar, as redes sociais vão ajudar-vos a divulgar o vosso projeto.

Como criar uma rádio online?radionomy Radionomy - Uma plataforma que permite criar uma Rádio Online

Como podem ver terão que se inscrever e seguir todos os passos para criarem um perfil na Radionomy, depois de terem todo o processo concluído, verão algo parecido com isto:radionomy-radiomanager Radionomy - Uma plataforma que permite criar uma Rádio Online

Escolhem a terceira opção RadioManager e vão entrar numa plataforma de gerenciamento da rádio.

Nessa mesma plataforma terão que criar a vossa rádio, não vos sei dizer ao certo como será agora porque a mesma já sofreu muitas alterações e o processo já não será o mesmo de certeza, mas é bastante intuitivo. Tem a possibilidade de ter a plataforma em inglês ou francês, o apoio dado aos produtores é feito através de um fórum que atualmente conta com quatro secções em termos de línguas: Inglês, Francês, Espanhol e Holandês, eu utilizo o Francês, porque é onde está a maior comunidade. O fórum poderá ser “logado” através da plataforma.

Esqueci-me de vos dizer que ao criar a rádio terão que ter o cuidado com o nome da mesma, uma vez que poderá ser plágio de outra e a plataforma não deixará criar com o nome escolhido, também aproveito para vos informar que após terem escolhido o nome da rádio não o poderão mudar.

O funcionamento básico da plataforma RadioManager

De seguida, vou mostrar-vos o funcionamento básico da plataforma, como vos disse anteriormente podem encontrar ajuda no fórum ou mesmo no Youtube com vídeos que vos vão ajudar a compreender a plataforma.RadioManager-Funcionamento Radionomy - Uma plataforma que permite criar uma Rádio Online

Os vários números representam as funções mais importantes da plataforma de gerenciamento online da vossa rádio, podem criar as rádios que quiserem:

  • Procura de músicas na plataforma
  • Escolha de Língua
  • Gerenciamento dos vossos bancos de músicas, os gerenciamentos diários, os vossos ficheiros na plataforma e muito mais
  • Menu principal de acesso à informação da rádio
  • Bancos de músicas, playlists, “promos”,”ads” e muitos mais
  • Breves explicações dos elementos possíveis na rádio

Algumas dicas importantes

Não poderão fazer carregamento de músicas retiradas da internet ilegalmente, isto porque se houver algum problema com a vossa rádio em termos de direitos de autor estão por vossa conta e risco! Aconselho a lerem o pacto de produtor.

Mínimo de Horas exigido pela Radionomy:

  • < 3 meses – 12 Horas diárias
  • 3 Meses a 9 meses – 130 Horas diárias
  • > 9 Meses – 130 Horas diárias – Estado Premium

Este é o mínimo que a Radionomy pede para se manterem na plataforma. A mesma oferece um website simples aos criadores das rádios, claro que quem tiver as suas ambições, escolherá ter uma presença na internet com o seu próprio domínio.

Radionomy atualmente tem disponível para os seus produtores vários ficheiros de “fillers”, estes ficheiros servem para substituir as publicidades que são disponibilizadas para vários países tais como, os Estados Unidos da América e França. Pelo que tenho ouvido falar, estão a estudar implementar estas publicidades em outros países, assim o produtor terá a oportunidade de lucrar também com o seu projeto.

Esses lucros atualmente aplicam-se para ouvintes conectados dos USA e de França, quantos mais ouvintes uma rádio tiver conectados mais horas serão contabilizadas desses países, maior a chance de se conseguir chegar às horas exigidas pela Radionomy, que são bastantes.

Lucros através de uma rádio online?

Sim com a Radionomy é possível tal, uma vez que os melhores projetos e produtores serão recompensados por este sistema de publicidade que será difundido nas vossas rádios e que apenas será audível nos países em questão, quem gosta de novas tecnologias e sempre quis ter uma rádio online têm aqui a oportunidade.

Assim poderá juntar o útil ao agradável e trabalhar em algo que acredite. Não vos posso mentir que serão necessárias muitas horas de trabalho, mas depois virá a recompensa. Conheço casos de sucesso de projetos que vingaram e que hoje em dia alguns transitaram para o FM dado o seu sucesso online.

A minha experiência com a plataforma

Atualmente tenho duas rádios na plataforma, uma com mais tempo e que já atingiu o estado Premium Remember Dance Radio de seu nome.

O porquê deste nome deveu-se à intenção de recordar músicas da Dance Music dos anos 90 e princípios de 2000, criada a 8 de Janeiro do presente ano, contamos com mais de 95.000 horas ouvidas, mais de 416.000 acessos à nossa rádio e mais de 82.000 ip’s calculados até ao dia de hoje.

Os nossos ouvintes mais assíduos estão nos USA, França, Portugal, Alemanha e Rússia, temos muitos mais, mas estes são os 5 países que mais contribuem para a audiência da nossa rádio. A outra rádio foi criada recentemente e ainda se encontra em fase de testes Hits DancePT por isso mesmo ainda não tem website na internet.

Caso estejam interessados deixo-vos aqui os dois websites das rádios:

Página principal: www.rememberdanceradio.com

Página radionomy: https://www.radionomy.com/en/radio/rememberdanceradio/index

Página disponibilizada pela radionomy: http://hits-dancept.playtheradio.com/

Página radionomy: https://www.radionomy.com/en/radio/hits-dancept/index

A plataforma de gerenciamento RadioManager permite que tenham a possibilidade de escolher ter as músicas online alojadas nos seus servidores ou que façam a vossa transmissão através do vosso computador e com o recurso a um programa para o efeito.

Espero ajudar alguém que tenha este mesmo sonho que eu e que a Radionomy permitiu realizar com a sua plataforma de rádio online. Até uma próxima!

Texto da autoria de Alexandre Silva

Comentários

comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.