Porque não deve deixar a comida arrefecer
Uma dica extremamente simples mas que faz todo o sentido…
Já imaginou a energia que desperdiça só pelo simples facto de deixar a comida arrefecer demais ao ponto de ser necessário reaquecê-la?
Depois de ter a sua refeição preparada, não a deixe arrefecer ao ponto de ser necessário aquece-la novamente, por exemplo no micro-ondas.
Evitará um consumo desnecessário de energia.
Talvez considere esta dica um pouco básica, mas já pensou nas vezes em que teve necessidade de aquecer a comida porque se distraiu ou surgiu algo para fazer.
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 16/09/2009
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Poupe tempo e dinheiro a cozinhar com uma panela de pressão
- Como conservar enchidos
- Como aproveitar as sobras de molhos dos tachos e assadeiras
- Alimentos frescos ou ultracongelados: Quais os mais baratos?
Quando o jantar fica pronto, gosto logo de ver as pessoas sentadas á mesa, gosto da comida quentinha!!
Caso seja algum assado, pode deixar a assadeira lá dentro, mesmo depois de ter desligado o forno, assim aproveitará o calor pra manter a comida quente.
Cinco minutos, antes do seu cozinhado ficar pronto, desligue o fogão, e mantenha o testo na panela. O calor, vai acabar de cozinhar os alimentos, poupando gás ou energia electrica.
Evitar o consumo de energia por parte do micro-ondas e todos os riscos através da exposição a este.
Como sabemos a exposição a raios UV é bastante prejudicial para a saúde.
Joana, obrigado pelo alerta, mas deves estar a fazer confusão, os microondas nada têm a ver com os raios UV (ultra violetas)!
O que eu costumo fazer para manter a comida quente é:
– embrulhar, por exemplo o tacho do arroz em jornais
– qdo cozo legumes escorro a água de os cozer para dentro de um caixa de plástico em que o tacho não caiba e depois coloco o tacho por cima dessa caixa…. o calor da água mantém a comida quente.
Sim é uma boa dica para evitar gastos desnecessários.
Quando fizerem comida no forno desliguem cerca de 5min antes do tempo. Parece que não mas o calor vai ajudar a cozinhar e a preservar o calor dos alimentos sem preciso gastar energia 🙂
Se a comida é feita na altura levo-a logo para a mesa, mas normalmente como sobra sempre alguma coisa guardo e, quando voltamos a comer aqueço sempre no microondas.
Dou muito uso ao meu microondas porque para aquecer pouca coisa gasto mais tempo e energia se o fizer no fogão, não falando da loiça que fica para lavar..Mais gasto de água e gás! 😉
Já aconteceu variadíssimas vezes a mãe chamar para almoçar e eu demorar e ter que aquecer no microondas… Quanto às radiações emitidas (que são radiações microondas, daí o nome, e não UV) penso que o problema é mínimo uma vez que ao abrir a porta do aparelho, este desliga-se automaticamente.
O problema das radiações do microondas não tem a ver com a nossa exposição directa, como sub-entendo do comentário da Elsa121. Tem a ver sim com a nossa exposição indirecta através do consumo dos alimentos cozinhados ou aquecidos com recurso a estes aparelhos. Esta discussão é bem antiga….. Agora está um pouco em esquecimento este problema. mas o mais curioso é que se apanha mto mais radiação ao falar ao tlm ou a andar de avião do que a comer comida aquecida num forno microondas. pelo que li o problema está na mudança de polaridade de cada molecula do alimneto.
É curioso que todos os dias aqueço o pequeno almoço no micoondas e numa me lembrei das radiaçoes. ehehe
Esta a mim não me é muito util, uma vez que eu gosto da comida é fria. 😀
Mas é bom recordar, porque são coisas tão simples que por vezes nem notamos. 😀