Crianças: o que é a enurese noturna e como evitar o xixi na cama

A enurese noturna afeta muitas crianças antes e depois dos seis anos de idade. Fique a saber o que é e como pode evitar o xixi na cama da criança.

Criança a dormir

A aprendizagem da higiene e o amadurecimento do sistema imunitário pode ser algo demorado para algumas crianças. O xixi na cama é algo bastante normal, sobretudo até aos cinco anos de idade. Contudo, se continuar a acontecer depois dessa idade, o xixi na cama pode ser um sinal de incontinência urinária, chamada de enurese noturna.

O que é a enurese noturna?

A enurese noturna é a micção repetida, involuntária e incontrolável, que afeta muitas crianças. A enurese noturna, tal como o nome indica, acontece geralmente durante a noite.

Este transtorno afeta sobretudo crianças na idade em que o controle do sistema urinário começa a ser aprendido e controlado (entre os quatro e os cinco anos).

Sendo algo incontrolável e inconsciente, as causas de fazer xixi na cama de forma demasiado recorrente, podem ser várias:

  • diabetes;
  • prisão de ventre;
  • deficiência hormonal (sobretudo da hormona anti-diurética) que provoca um aumento da produção de urina durante a noite;
  • contrações involuntárias e inconscientes da bexiga;
  • atraso no processo natural de maturação da bexiga;
  • fatores genéticos: em 30 a 60% dos casos, um dos pais sofreu de enurese noturna em criança;
  • dificuldade em despertar durante a noite;
  • elemento depressivo que esteja conectado com algum evento: o nascimento de uma nova criança, mudança de casa (e de cama), mudança de escola.

Se a criança tiver mais de cinco anos e acordar durante a noite porque fez xixi na cama, isso pode afetar em muito o dia-a-dia da criança.

A enurese noturna faz com que a criança acorde demasiadas vezes durante a noite e isso pode provocar perturbações sérias do ciclo de sono, fazendo com que a criança não tenha energia suficiente para passar o dia a aprender e a brincar.

Como evitar o xixi na cama

Para tentar perceber se a criança pode estar a passar por uma situação de enurese noturna ou não, pode aplicar algumas destas dicas para evitar que a criança faça xixi na cama:

  • Eduque a criança para que se mantenha hidratada durante todo o dia. Incentive-a a beber regularmente durante o dia, e não só quando ela tem sede;
  • Depois do lanche, evite que a criança beba bebidas demasiado doces e até mesmo leite;
  • Ao jantar, a criança pode beber água mas de forma moderada e não em grandes quantidades.

Rituais antes de dormir

  • Se a criança pedir um copo de água antes de ir dormir, não a prive de beber! No entanto, tente limitar a quantidade para um copo pequeno de água;
  • Incuta o hábito de ir sempre à casa de banho antes de ir para a cama;
  • Coloque um penico ao pé da cama ou facilite o acesso até à casa de banho colocando luzes de presença e deixando as portas abertas, para que a criança saiba que se pode levantar em segurança durante a noite.

Comunique com a criança quando ela fizer xixi na cama

  • A criança não quis fazer xixi na cama de forma deliberada, portanto não a faça sentir-se culpada. Explique à criança que está autorizada para se levantar sozinha durante a noite e que o pode fazer com total segurança.
  • Existem livros infantis dedicados às crianças com enurese noturna, como por exemplo o livro Já Não Faço Xixi na Cama! da Mary McQuillan. Leia este tipo de livro com a criança, quando esta já está na cama e a preparar-se para adormecer;
  • Elogie a criança quando ela não fizer xixi na cama. Elogiá-la faz com que ela interiorize que fazer xixi na cama não é algo bom, sentido-se mais motivada para tentar controlar o seu sistema urinário.
    Uma forma de incentivar a criança, é criando um calendário: nos dias em que ela fizer xixi na cama, serão dias de chuva; nos dias em que não fiz, serão dias de sol. No final da semana, façam juntos a contagem de todos os sóis.

Se o xixi na cama persistir…

Se a criança continuar a fazer xixi na cama de forma muito regular depois dos seis anos, deve consultar um pediatra. Só um pediatra ou médico poderão avaliar se a criança sofre mesmo de um caso de enurese noturna e os possíveis tratamentos e técnicas médicas que poderá utilizar.

Consulte um médico de urgência se a criança apresentar também outros distúrbios urinários durante o dia (incapacidade de conter a urina, micção demasiado frequente, dor ao urinar, …) ou outros novos sintomas como febre ou más disposições.


Este conteúdo foi publicado originalmente em: 06/05/2018



🎁 Não perca nenhuma oportunidade!

Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:

  • ✅ Alertas de amostras gratuitas
  • ✅ Dicas exclusivas para poupar
  • ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão

Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!

🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Veja também:


Messenger Poupa e Ganha
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *