Overdelivering – Como usar essa estratégia na sua loja virtual
Saiba como aplicar a estratégia de Overdelivering na sua loja virtual para melhorar os seus resultados.
O Overdelivering é uma estratégia pouco conhecida pelos negócios e empreendedores antigos, mas já faz muito sucesso na internet principalmente nos modelos de negócio de loja virtual. Ele ajuda a fortalecer a marca, estreitar a relação com o cliente e serve também como estratégia de marketing para promover um negócio.
Por ser uma estratégia que encanta os clientes e fortalece muito uma empresa, é altamente recomendado que você pratique o Overdelivering em sua loja virtual. Por isso vamos discutir um pouco sobre essa estratégia neste post, contar como tudo funciona na prática e dar algumas dicas de Overdelivering para lojas virtuais.
Nós entendemos que o Overdelivering bem praticado pode fazer diferença no sucesso da sua loja virtual. Caso não saiba praticar as estratégias, pode prejudicar a marca, trazer prejuízo financeiro e, na melhor das hipóteses, não surtir efeito nenhum. Por isso, é importante você saber um pouco mais sobre o Overdelivering.
Conteúdo
Mas o que é Overdelivering?
O Overdelivering nada mais é do que “entregar além”. É a superação das expectativas reais entregando algo a mais que o cliente solicitou. Ele pode ser representado pelo brinde, pelo cuidado da embalagem e muitas outras estratégias diferentes que buscam encantar o cliente e criar uma excelente experiência do utilizador.
Muitas pessoas confundem o Overdelivering com anunciar brindes em compras, condições especiais, promoções e estratégias do género. Mesmo assim, não podemos dizer que isso é entregar além, já que o cliente estará esperando por tudo isso quando fizer a sua compra.
Por isso, o objetivo básico por trás do Overdelivering é uma surpresa boa, o encantamento. Tudo isso pode ser feito de forma simples, sem até mesmo muito investimento financeiro, bastando que as estratégias estejam bem definidas para que os clientes tenham uma experiência incrível. Vamos conhecer mais como isso funciona na prática?
Como funciona o Overdelivering na prática
Como pode perceber, algumas estratégias podem ser confundidas como Overdelivering e por isso nós vamos esclarecer um pouco mais sobre como tudo isso funciona na prática. Abaixo você encontra dois pontos importantes para se analisar ao criar um plano de Overdelivering e logo em seguida falaremos mais sobre algumas formas de entregar mais do que o cliente espera.
Conheça os seus clientes
Para fazer um Overdelivering que funcione, você precisa conhecer os seus clientes. Pelo seu setor e os relatórios de vendas, você já tem uma ideia dos gostos deles, mas é necessário ir além e se perguntar quais são as suas necessidades.
O que tornaria a vida do meu cliente mais fácil? O que melhoraria a sua experiência de compra? Como a minha loja virtual o pode ajudar a aproveitar melhor o que comprou?
A partir das respostas para essas perguntas, já pode começar a criar formas de encantar o seu cliente de modo que ele realmente se sinta cuidado ou especial.
Não prometa nada, surpreenda
Vale sempre lembrar que o Overdelivering nada tem a ver com incentivos para vender mais. Entregar além é surpreender e se você prometer algo, além de ter que cumprir ainda vai ter que atender as expectativas do cliente. É justamente quando o cliente não está esperando que você poderá mostrar o potencial da sua marca.
Por isso, o Overdelivering muito tem a ver com o fortalecimento da marca pela criação de boas experiências e pouco a ver com modelos de negócio e estratégias para vender mais.
Quando você fortalece a sua marca, mais pessoas indicam e fazem propaganda de graça sem que você ao menos peça, o que vai fazer o seu negócio ser cada vez mais comentado e consumido.
Estratégias de Overdelivering para utilizar na sua loja virtual
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona o overdelivering, está na hora de saber estratégias práticas para utilizar no seu negócio. Abaixo nós damos algumas dicas para você entregar mais na sua loja virtual e surpreender positivamente seus clientes.
Brindes funcionais
Uma das formas mais simples de overdelivering são os brindes. Porém, essa não é uma estratégia muito efetiva, se tornando um pouco melhor quando os brindes são funcionais.
Por isso, é importante conhecer o seu público e suas necessidades para que assim seja possível escolher brindes que realmente fazem a diferença para o seu cliente.
Esses brindes podem vir até mesmo de fornecedores, assim você não vai precisar gastar com a estratégia. Por exemplo, se você vende roupas e acessórios desportivos, pode ser interessante oferecer garrafas térmicas, capas de telemóvel para desporto e brindes do segmento. Não se prenda aos chaveiros e canetas e ofereça algo que realmente pode ser interessante para seu cliente.
Mexendo com os sentidos do cliente
Quando você mexe com os sentidos do seu cliente você provoca boas sensações que podem até mesmo virar boas lembranças de experiência. Mexer com os sentidos abre também possibilidades, já que nós temos 5 sentidos a serem explorados.
Por isso, desde uma embalagem bem feita até o cheiro da roupa que você vende, pode ser especial. Estes pequenos detalhes são importantíssimos para que o seu cliente sinta o cuidado que a sua marca tem com ele.
Entrega rápida
A entrega também é uma maneira de surpreender. Além de contratar uma boa empresa de logística, você pode surpreender simplesmente estimando o tempo de entrega um pouco a mais.
No entanto, só tome cuidado para que o tempo não seja muito longo, pois o ideal é que ele seja padrão e a entrega chegue antes. Então invista em boas empresas de logística para garantir o resultado dessa estratégia.
Portes grátis
Os consumidores de loja virtual dão muito valor aos portes grátis. Você pode estipular na sua loja uma política de portes grátis calculada para compras acima de valores pré-estabelecidos.
Alguns clientes preferem pagar mais caro no produto se os portes forem gratuitos, então se você conseguir oferecer portes grátis e ainda competir pelo preço, isso vai fazer toda diferença em como os clientes vêem a sua marca.
Cupões de desconto
Os cupões de desconto podem vir após a primeira compra, como mimos para os clientes que confiaram no seu trabalho. Você pode esperar para os enviar após a primeira entrega. Dessa forma, o cliente vai estar feliz com o pedido e ainda vai ser surpreendido com um desconto para próximas compras.
Atendimento
O atendimento vai fazer toda a diferença no seu overdelivering. Ele precisa ser rápido e resolver os problemas dos clientes. É importante que o seu atendimento seja humanizado de modo que o cliente se sinta bem e o operador possa oferecer facilidades, como desconto, brindes e até mesmo dicas para uma melhor experiência com o seu produto ou com a loja virtual.
Pós-venda
Por fim, o pós-venda também pode ser planeado para entregar uma boa experiência. Geralmente as lojas virtuais investem muito nas newsletter para acompanhamento dos clientes.
Sobretudo, tome cuidado para o seu pós-venda não se tornar um monte de e-mails chatos que ninguém quer ler. Crie conteúdo de qualidade e use estratégias para manter a relação estreita com os clientes que já compraram na sua loja virtual.
Conclusão
O overdelivering é uma ótima estratégia para a sua loja virtual e alguns dos maiores benefícios dessa prática é o fortalecimento da sua marca com um pequeno investimento. Encantar os clientes é o caminho para que a sua loja virtual ganhe autoridade no setor e seja referência para consumidores online.
Gostou de aprender mais sobre o overdelivering? Deixe o seu comentário ou dúvida sobre o assunto e comece a planear essa estratégia a partir do conhecimento dos gostos dos seus clientes.
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