Criança a dormir

Adormecer um bebé ou uma criança a horas corretas e de forma tranquila pode ser para muitos pais um bicho de sete cabeças!

Quanto chega a hora de ir dormir, as crianças têm o dom de multiplicar as desculpas e birras que podem ir desde a falta de sono até dizerem que têm sede, fome ou que precisam de ouvir uma história.

No entanto, existem algumas técnicas para tornar este momento mais relaxante e pacífico, tanto para as crianças como para os adultos. Perceba o que é que pode fazer para adormecer um bebé ou uma criança mais rapidamente.

A importância da luz (tanto de dia, como de noite)

Tal como nos adultos, as crianças precisam de ser expostas o máximo de tempo possível à luz solar. Durante a noite, privilegie ambientes com luz mais fraca e sem preponderância de luzes azuis.

Este cuidado com as variações entre luz natural e luz artificial permite que a temperatura corporal não sofra grandes oscilações do dia para a noite e faz com que as crianças tenham mais energia durante o dia, estando mais calmas e recetivas ao sono à noite!

Dica: sendo mais sensíveis, tenha o cuidado de proteger as crianças com protetor solar e roupa adequada durante a exposição solar!

Rotina: uma palavra muito importante para as crianças

Estabeleça uma rotina de deitar para que a criança esteja naturalmente “moldada” para adormecer melhor. Depois do jantar, privilegie atividades relaxantes e que não envolvam tecnologia ou objetos eletrónicos: um bom livro, conversas familiares ou brincadeiras relaxantes como puzzles ou desenhos, são atividades que permitem à criança (e ao adulto!) descomprimir e relaxar.

Garanta que o quarto esteja totalmente escuro e sem ruído

Se for um bebé ainda em período de amamentação, alimentação durante a noite ou mudança de fralda, garanta que, ao ter que o acordar ou durante um momento que interrompa a noite, o faz com muita calma! Não mexa o bebé mais do que o necessário e tente estar com o mínimo de luz possível para não alterar drasticamente o ritmo biológico do bebé.

Se for uma criança mais crescida, garanta que o quarto esteja totalmente escuro durante a noite ou só com uma pequena luz de presença.

Habitue a criança a adormecer sozinha

Muitas crianças ficam muitos anos a adormecer no sofá ou na cama dos pais. Evite isso, tentando incutir hábitos para que a criança consiga adormecer de forma independente e na sua própria cama.

Faça com que a criança fique sempre na cama dela, mesmo que seja preciso durante um certo período de tempo que esteja próximo dela para a acalmar. Não agarre a criança se ela estiver com medo: isso vai fazer com que seja cada vez mais difícil para ela de adormecer na sua própria cama. Ofereça segurança e apoio até ao hábito total, mantendo-a sempre na cama dela!

Evite refrigerantes ou alimentos pesados antes de dormir

Tal como para os adultos, a alimentação tem uma importância crucial para que as crianças consigam dormir melhor. Evite dar refrigerantes ou bebidas naturalmente energéticas como a Coca-Cola. Refeições demasiado pesadas e consistentes antes da hora de dormir faz também com que as crianças fiquem com uma digestão mais lenta, ficando mais irrequietas e demorando mais a adormecer.

Não stresse ou provoque irritabilidade na criança

Perante birras ou suposta falta de sono da criança, não a provoque com frases como “se não fores dormir, amanhã vais ter muito sono de manhã”. Esse tipo de afirmações provoca stress e irritabilidade na criança, fazendo com que demore ainda mais tempo a adormecer e a ter um sono tranquilo.

Evite também enviar a criança para a cama como forma de castigo por mau comportamento: perante isso, a criança vai acabar por criar uma associação entre o dormir e o mau comportamento, tornando ainda mais difícil o processo de dormir bem.

Adormecer um bebé ou uma criança sem birras, gritos ou stress é possível seguindo estas dicas. Fazer com que a sua criança tenha um sono de maior qualidade, mais relaxante e tranquilizador permite que ela seja mais feliz e mais produtiva durante o dia!

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