Como aliviar picadas de insetos

Saiba como aliviar a dor provocada por uma picada de inseto rapidamente e de uma forma muito simples.

picada-inseto

Com a aproximação do tempo quente, aumenta a probabilidade de sermos picados por insetos.

As picadas de insetos podem ser dolorosas e desconfortáveis, mas existem algumas medidas que você pode tomar para aliviar os sintomas.

Antes de mais, se for mordido por um inseto, por mais comichão que tenha, não coce a zona da picada. Quando coçamos as picadas, fazemos o nosso sangue fluir mais rapidamente para a área, fazendo com que as toxinas libertadas pelo inseto se espalhem mais. Além disso, se sangrar, corre o risco de infeção.

Guia Poupe Mais

Para além dos vários unguentos anti-histamínicos que pode encontrar nas farmácias, existem vários produtos naturais que irão aliviar rapidamente os sintomas da picada de inseto.

Se tiver aloé vera, corte um pedaço da planta e aplique o gel sobre a picada. Deixe-o secar e repita se necessário.

Outra solução é ferver cerca de 15 gramas de manjericão seco em duas chávenas de água, esperar que arrefeça e usar um pano limpo para esfregar o líquido na área.

Uma outra forma muito simples de aliviar os sintomas das picadas de insetos, é colocar no local da picada uma rodela de cebola. A cebola é rica em quercetina que se trata de uma substância anti-alérgica.

As picadas de insetos não causam um problema grave a menos que a pessoa seja alérgica. Além disso, picadas múltiplas e simultâneas têm um efeito tóxico cumulativo e, nesses casos, é importante que a vítima receba cuidados médicos. Em casos raros, as picadas repetidas são suscetíveis de desencadear mecanismos alérgicos de extrema gravidade.

Lembre-se de que algumas picadas de insetos podem ser graves e requerem atenção médica imediata. Se apresentar sintomas como dificuldade para respirar, inchaço grave ou reações alérgicas graves, é importante procurar ajuda médica imediatamente.

Como vê, salvo em casos mais graves, não é necessário comprar produtos específicos para o alívio da dor provocada por picadas de insetos.


Guia Poupe Mais


Veja também:


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:


Messenger Poupa e Ganha

18 Comentários

  1. A ideia parece-me boa, mas apenas para quem sofre de picadas esporádicas. Para que, como eu, é vítima constante de melgas, mosquitos e afins, o mais provável era ficar com um odor que não permitia que ninguém se aproximasse de mim!

    1. nada como um cotonete embebido em Vinagre… 🙂 arde pra caramba, mas dura apenas uns 3 minutos e la se foi a comichão 🙂

  2. pois aqui em casa e o meu filho , mas entre o odfor da cebola e do gel anti moskito venha o diabo e escolha

  3. Eu quando sou mordido por um mosquito parece que todos os outros vêm atrás de mim…parece-me uma boa ideia e até pode ser que eles se afastem com o cheiro a cebola 😀

  4. Quando isso me acontece e existem por perto uvas verdes, eu aplico o seu sumo. O problema é se sou picada noutra altura do ano… assim já tenho outra hipótese.

  5. No verão sou uma sacrificada pelas melgas e mosquitos. Todos me ferram. Há dias que acordo toda ferradinha, e o meu marido nem sinal das picadas! Deve ser por eu ter o sangue mais docinho 😛 😛 😛

    1. temperatura corporal, transpiração e feromonas são a principal causa da atracção dos mosquitos.
      maior susceptibilidade de serem picadas as pessoas nervosas.

  6. A zona da picada ou mordedura deve em todos os casos e em primeiro lugar ser bem lavada com água e sabão. Deve evitar-se coçar a área também para não espalhar a saliva ou as fezes que o insecto nos deixou. Depois sim devemos fazer os tratamentos devidos.

  7. • Picada de mosquitos: antes de usar remédios experimentem esfregar a parte interna da casca da banana na região afetada. Muitas pessoas têm obtido resultados excelentes na redução do inchaço e da irritação

  8. “Devido ao seu potencial antialérgico a menta é usada para aliviar picaduras de insetos, como as dos mosquitos.” (in )

  9. Não conhecia essa da cebola.
    No entanto sempre me disseram desde pequena, quando um insecto pica deve-se colocar um bocadinho de azeite na zona da picada. Don’t ask me why. Alguem tambem ja ouviiu isto?

  10. No verão, apareço sempre com o corpo cheio de picadas de insectos, e ás vezes aquilo dá uma comichão, só apetece arranhar. Mas, desconhecia essa da cebola, acho que vou ter de experimentar. Obrigada Miguel! 🙂

    1. O fenistil só é bom para quem o vende 🙂

      Vinagre,alho,cebola,limão.

      não descorar a reacção de cada um às picadelas… ( cada caso é um caso )

  11. Tenho que experimentar.
    Faço reações enormes a picadas de insectos e agora queria evitar os medicamentos quimicos…

  12. eu fi picada por mosca e no dia a seguir ainda tenho a picada em três sítios uma e no nriz e k doi e ela não passa nem essa em as outras duas eu t a ficar preocupada pois eu j pos muita coisa como vingre álcool e uma pomada k serve para isso e j não sei o k fazer mas gostaria k me ajudasse podia dar-me a resposta pelo menos ate amanha.se possível obrigdo.
    Com os melhores comprimenos,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *