As aftas são muito incomodativas, quer seja na ponta da língua, nos cantos da boca ou nas gengivas, o que queremos é que desapareçam depressa!

Mas não precisa de ir a correr para a farmácia comprar um medicamento qualquer para as curar… a solução pode estar em sua casa, ou pelo menos no supermercado!

1. Chá verde ou chá preto

Sim, basta fazer um chá verde ou um chá preto, bochechar e aplicar a saqueta sobre as aftas durante uns 10 minutos. Repita umas 3 vezes ao dia para acelerar a cura.

Esses chás contêm taninos que regeneram os tecidos.

2. Cravo-da-índia

O cravo-da-índia é uma especiaria com imensos benefícios para a saúde, sendo conhecido pelas suas propriedades antissépticas e analgésicas.

Ao mascar um cravinho-da-índia irá aliviar a dor causada pela afta e acelerar a cura.

cravo-da-índia
O cravo-da-índia tem imensos benefícios para a saúde, incluindo o alivio da dor causada pela aftas.

3. Água e sal

Fazer bochechos de água morna com sal desinfeta e acelera a cicatrização da afta.

Cure-se com o que tem em casa… ou no supermercado. 😉

35 COMENTÁRIOS

  1. Agora que já sabes, se não tiveres chá verde em casa, vai já comprar para quando tiveres aftas 😉 … é saudável para ti e para mim que não levo porrada… lol

  2. Excelente idea Miguel 😀 Fico feliz que haja uma cura natural para este problema, porque as vezes sem dar por isso uma aparece sem saber bem porquê 🙁

  3. No mês passado andei á rasca, era só aftas na boca. Se eu soubesse que o chá verde dava resultado, não tinha andado tanto tempo assim… 🙁

  4. Obrigada Miguel! Eu tenho sempre chá verde em casa…. a cura tão perto e a malta a sofrer…
    Já que falamos de língua… E qdo queimamos a língua com a sopa ou com um molho que estamos a provar? Alivie a dor da língua queimada: aplique açúcar sobre a área afectada.

  5. Plantas medicinais

    Aqui estão algumas plantas medicinais que podem auxiliar no tratamento das aftas (fitoterapia e aftas).

    – malva (em chá ou solução para gargarejo)

    – chá preto (aplicar o saquinho úmido sobre as aftas)

    – hamamélis (em chá)

    – ruibarbo (em solução a aplicar sobre as aftas)

    – sálvia (em chá, para bochechos ou em solução para gargarejo)

    – alcaçuz (em pastilhas)

    Remédios caseiros para tratar as aftas

    Segundo um médico da cidade de Berne, na Suíça, fazer gargarejos a base de uma solução de aspirina (ácido acetilsalicílico) e vitamina C teria um efeito de prevenção e até de cura sobre as aftas.
    Posologia: gargarejar por alguns minutos, desde os primeiros sintomas característicos da afta, várias vezes ao dia.
    Observaçã uma leve absorção pode surgir na boca (devido à aspirina), portanto não exagere nos gargarejos. Leia a bula, peça conselhos a um farmacêutico se for sensível à aspirina, e informe-o se for usuário de outros medicamentos.

    Comentário de Creasaude.com: esta dica é ideal, sobretudo, quando as aftas estiverem espalhadas em várias partes da cavidade bucal.

  6. Por acaso a ultima vez que tive aftas um amigo meu tbm teve
    E claro la pas 3 da manha xeios de sono o que nos da na telha?

    Lima, vinagre, alcool etilico, sal tudo pra um copinho e é so bochechar hahaha
    doi mas anestesia logo no momento xD

  7. Finalmente… Estou sempre cheia de aftas, ou na gengiva, ou na língua, ou nos lábios e infelizmente, não são aftas pequenas :/ são grandes e doem muito. Enfim, vou experimentar esse chá já que a minha mãe tem montes de chás cá em casa. Obrigada!! 😀

  8. Olá meus caros sofredores de AFTAS……não brinquem com as doênças………deixem-se de paliativos. Lavem a boquinha com água oxigenada e depois telefonem-me a dizer o resultado. [removido o contacto telefónico]
    Um abraço e desejo de melhoras

    • Vaz a água Oxigenada é uma boa ideia pois higieniza toda a boca no entanto acho que nao trata completamente a afta apenas alivia.
      Alias nenhuma receita caseira resulta completamente no tratamento das aftas. Recomendo usarem um medidamento estecifico.

  9. Vou experimentar o chá verde, pois estou desesperada com dores, há já 11 dias e acho que já comprei tudo que existe na farmácia para este efeito. Obrigada pelas dicas

  10. tenho várias aftas na boca neste momento, desde gengivas até na garganta e muito incomodativas. penso que terao aparecido depois de um molho que comi num restaurante.

    algo “milagroso” que me ajude a aliviar pelo menos a dor? é que as das gengivas vou aliviando com pyralvex, mas as da garganta nao sei como tratar 🙁 ja experimentei agua com sal mas dá-me vómito e nao consigo mesmo.

    acreditem, estou mesmo desesperada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here