2 apps que ajudam a reduzir o desperdício alimentar

Quer combater o desperdício alimentar ao mesmo tempo que poupa dinheiro em refeições? Então vai adorar conhecer as apps “Too Good To Go” e “Phenix”!

Padaria

Tem noção da quantidade de alimentos que vão diariamente parar ao caixote do lixo dos restaurantes, pastelarias, hipermercados, etc? Só para ter uma ideia, estima-se que cerca de um terço da produção alimentar é completamente desperdiçada. Estamos a falar de excedentes alimentares aptos para consumo que são, simplesmente, inutilizados!

Só em Portugal estima-se um desperdício de mais de 1 milhão de toneladas de alimentos por ano, o que representa 17% da produção alimentar nacional. São números assustadores!

A boa notícia é que já começaram a ser implementadas medidas com o objetivo de mudar esse cenário, e algumas dessas medidas apresentam-se na forma de apps para smartphone que vou hoje aqui falar.

Apps que ajudam a combater o desperdício alimentar

Já antes mencionei aqui no Poupa e Ganha um inovador supermercado online – a GoodAfter – que comercializa produtos perto do fim do prazo de validade a preços muito reduzidos (com descontos até 70%).

Apesar de terem um objetivo algo semelhante, as apps que irei aqui apresentar têm um conceito muito diferente da GoodAfter. Resumindo: através destas apps anti-desperdício podemos comprar (a preços muito mais baixos) os excedentes da comida que os restaurantes, padarias, cafés, etc, não conseguem vender ao longo do dia.

Estas plataformas são claramente vantajosas para o consumidor, pois permite-lhes obter produtos mais baratos, e para os estabelecimentos, que conseguem deste modo obter uma nova fonte de lucro. E claro, ao promover um consumo mais consciente, o meio ambiente também agradece o “esforço”!

Too Good To Go

A app Too Good To Go foi lançada em 2016 na Dinamarca, está neste momento presente em 14 países europeus, incluindo Portugal, e já conta com mais de 18 milhões de utilizadores.

Depois de instalar a app (disponível para Android e iOS) e de proceder ao seu registo, terá acesso à lista de parceiros perto de si e às oportunidades em vigor. Se algo lhe interessar, poderá de imediato reservar a sua Magic Box.

Magic Box!? Explicando: como não é possível prever o desperdício alimentar, a Too Good To Go tem aquilo a que chama de “Magic Box”, uma caixa surpresa com a sua refeição. Na app, pode comprar uma Magic Box e deixar-se surpreender.

Ao efetuar uma reserva, deverá ter em conta o horário de recolha definido pelo estabelecimento, pois só poderá levantar a sua Magic Box dentro desse horário.

O pagamento é feito diretamente na aplicação através de cartão de cartão de crédito, PayPal ou Google Pay. Após pagamento, a Magic Box fica imediatamente reservada para si, mas caso surja algum imprevisto que o impeça de levantar a sua refeição, tem até 2 horas antes do horário de início da recolha para cancelar a reserva.

Neste momento, para além de excedentes alimentares, também é possível comprar flores e plantas que não podem ser aproveitadas pelos estabelecimentos que as comercializam. Um bom exemplo disso é a loja Jardiland.

Jardiland na app "Too Good To Go"

Esta app permite ainda filtrar os estabelecimentos por categoria (refeições, pastelaria ou mercearia), por regime alimentar (vegetariano, vegan ou todos) e também por hora de recolha.

Se quiser, espreite o vídeo de apresentação da plataforma Too Good To Go:

Recentemente tivemos também conhecimento que os hipermercados Auchan estabeleceram parceria com a Too Good To Go nesta luta contra o desperdício alimentar. Inicialmente, apenas era possível aproveitar os excedentes da loja Auchan do Almada Fórum, mas dado o enorme sucesso dessa iniciativa, decidiram estender esta opção a todas as lojas Auchan.

Ou seja, por apenas 3.99€, podemos comprar Magic Boxes e recolhê-las no balcão de atendimento perto do horário de fecho das lojas Auchan – “Estão disponíveis Magic Boxes com produtos alimentares de qualquer género, cujo prazo de validade esteja perto do fim, desde iogurtes, queijos, fiambre, pão, salgados, refeições frias, sandes a sumos do dia”.

A minha experiência com a Too Good To Go

Experimentei esta app com o principal objetivo de poder partilhar a experiência aqui no blog… e correu tudo como esperado! 🙂

Para testar, fiz a reserva para as 19h de uma refeição excedente da hora de almoço de um restaurante situado a poucos quilómetros de minha casa. Após o pagamento de 3.99€ diretamente na app (usei o Paypal), recebi um email de confirmação e uma notificação que se mantém visível na app e em contagem decrescente até à hora de efetuar o levantamento da encomenda.

Há hora marcada compareci no estabelecimento e lá estava a refeição embalada à minha espera. Foi só apresentar a app, confirmar a entrega e vir embora.

Pode ver em baixo uma foto do que me foi entregue:

Refeição - "Too Good To Go"

Chegado a casa, foi só aquecer a sopa e a lasanha! A refeição estava ótima, tudo muito fresco, nem pareciam “sobras” de um almoço. No entanto, na minha opinião, uma vez que se trata de um excedente de um almoço que está a ser entregue à hora do jantar, o preço poderia ser um pouco mais acessível. Numa próxima experiência irei optar por um estabelecimento com refeições de 2.99€ (existem vários) para ter uma ideia da quantidade que é servida nesses casos.

A minha experiência com a Too Good To Go no Auchan

Entretanto também resgatei uma Magic Box do Auchan e a experiência não poderia ter sido melhor! 🙂

Reservei a Magic Box na app, fiz o pagamento dos 3.99€ e dirigi-me ao Auchan do Mar Shopping dentro do período indicado (entre as 20h30 e as 22h00).

Reserva de uma Magic Box no Auchan
Utilização da app desde a reserva até ao levantamento da Magic Box

O levantamento do cabaz faz-se diretamente no balcão das informações. Bastou-me apresentar a reserva no ecrã do telemóvel e a funcionária trouxe de imediato um cesto com os produtos excedentes daquele dia. Passei os produtos para o meu saco (é aconselhável levarmos o nosso próprio saco) e vim embora. Tão simples assim!

O prazo de validade dos produtos expirava no dia seguinte ou 2 dias depois, mas todos os produtos estavam em muito bom estado de conservação. Tudo impecável!

Feitas as contas, se comprasse todos estes produtos diretamente na loja (sem usar a app Too Good To Go), e tendo em conta o preço marcado na etiqueta de “aproximação de fim do prazo de validade”, pagaria exatamente 10.08€. Valor esse que seria ainda mais elevado no caso de produtos com prazo de validade maior.

Conclusão, ao utilizar a app, tive um desconto de 6.09€, o que equivale a um desconto de cerca de 40%. Nada mau!

Como é óbvio, não somos nós que escolhemos os produtos que compõem o cabaz, por isso é preciso alguma sorte para sermos contemplados com produtos do nosso agrado. Neste caso, até tive sorte com o que me “saiu na rifa”. 😀

Para conhecer mais experiências de compra com a app Too Good to Go e também para partilhar as suas experiências com esta app, recomendo que adira aos grupos de Facebook que entretanto foram criados. Tem, por exemplo, o grupo TooGoodToGo Portugal, o Too Good To Go – Porto e o Too Good To Go – Lisboa.

Phenix

Phenix

A Phenix é outra app “anti-desperdício” com um funcionamento muito parecido com a Too Good To Go, mas com umas funcionalidades extra.

Nesta app podemos ser mais rigorosos ao filtrar os estabelecimentos, já que o filtro incluí regimes alimentares tão específicos como: bio, halal, kosher, sem glúten, sem lactose, produção local, etc.

Ao contrário da Too Good To Go, na Phenix conseguimos saber o que contém cada encomenda, ou “cabaz” – como é apelidada dentro da app. Esta descrição do conteúdo de cada cabaz é uma enorme vantagem, pois reduz o risco do consumidor ficar desiludido com os produtos disponibilizados, podendo até desperdiçar o que acabou de comprar.

Cabaz Phenix
Neste exemplo podemos verificar que está descriminado o conteúdo do cabaz que nos será entregue.

Outra funcionalidade curiosa da Phenix, é a de nos mostrar quanto dinheiro já poupamos e as emissões de CO2 evitadas graças às nossas compras na aplicação.

E para nos incentivarem ainda mais a utilizar a app, existe um sistema de pontos em que 5% do custo de cada cabaz é devolvido ao consumidor para utilizar nas próximas compras.

Poderá também ganhar pontos extra recomendando novos utilizadores para a plataforma através de um código de convite. A pessoa convidada também ganha ao utilizar esse código! Portanto, recomendo que utilize um código de convite ao se registar na Phenix para que lhe sejam creditados 5€ em pontos, que poderá utilizar logo no seu segundo cabaz. Pode utilizar o nosso código de convite: hxF4pStd

Se quiser, pode também recomendar a inclusão de novos estabelecimentos diretamente na app. Ao fazer a sua primeira recomendação de um novo estabelecimento, a Phenix oferece-lhe um código promocional.

Na Phenix apenas existe um método de pagamento – cartão de crédito- o que poderá ser visto como uma desvantagem para alguns utilizadores. No entanto, caso tenha receio de ceder os dados do seu cartão, sugiro que utilize um cartão virtual (gerado pelo MBNET ou pela app do Universo, por exemplo).

Faça já o download da app Phenix para Android ou para iOS.


Já conhecia estas apps anti-desperdício alimentar? Partilhe a sua opinião e conte-nos a sua experiência nos comentários. 😉


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

5 Comentários

  1. Olá, já por duas vezes usei o too good to go e adorei!!! Numa das vezes consegui sushi para duas pessoas por 2.99 euros. E tava tudo com excelente aspecto e qualidade. O phenix ainda não conhecia mas vou testar.
    Ouvi falar de outra app chamada fairmeals, mas nunca consegui usar porque dá-me sempre erro ao me registar. Alguém usa a fairmeals?

  2. Experimentei hoje depois de ler ontem este artigo e devo ter tido azar porque deram uma caixinha de carne com arroz que tiraram do que estavam a servir no take away..

  3. Adquirimos hoje pela 1a vez na Too good to go, uma refeição por 4.29€ (no valor de 12€). Para nosso espanto e desagrado, o que nos foi fornecido na Magic box não foi mais do que uma dose de filetes de pescada com arroz de cenoura. Acontece que este prato está na ementa pelo valor de 6.00€. Não me parece de todo correto publicitar a venda de uma refeição e fornecer um prato. Uma experiência para já e infelizmente a não repetir no mesmo estabelecimento.

  4. A gestão que fazem na too Good to go é excelente no apoio aos clientes. Na Phoenix é o oposto. Não respondem quando apresentamos algum protesto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *