Cesta de Ovos

Para melhor conservar os ovos…

  • Guarde-os com o lado pontiagudo para baixo. Desta forma garante que a gema fica por cima da clara impedindo que a mesma seque.
  • Não lave nem esfregue os ovos antes de os guardar pois danificará a cutícula que protege o ovo das bactérias.

COMO VERIFICAR A FRESCURA DOS OVOS

Para verificar a frescura do ovo, mergulhe-o em água. Se o ovo ficar no fundo do recipiente, ele está fresco. Se ficar a meio do recipiente, significa que já tem cerca de uma semana. Se ficar à superfície, já é um ovo velho.


Isto acontece porque o ovo é constituído por uma câmara de ar que ao longo do tempo vai alargando… logo permite que flutue melhor.

Ovo cozido
É fácil verificar se um ovo está ou não cozido sem necessidade de o partir.

E já agora… sabe como pode confirmar se um ovo está bem cozido? Faça-o rodopiar em cima de uma superfície plana, se o ovo balouçar enquanto rodopia significa que ainda está cru. Se o movimento for suave, está cozido.

Se desejar conservar as gemas ou as claras separadas, veja aqui como fazer: Como conservar as gemas ou as claras que sobraram?



Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

14 COMENTÁRIOS

  1. Aqui ficam mais umas dicas de como conversar os ovos:

    – Não lave os ovos antes de guardá-los no frigorifico e, podendo, guarde-os em recipiente fechado. Dessa forma eles durarão por muito mais tempo;

    – Os ovos devem ser retirados da geladeira uma meia hora antes de serem usados;

    – Quando os ovos ficarem grudados na caixa de papelão, molhe a caixa e os ovos sairão com facilidade;

    – As gemas serão mais facilmente separadas das claras dos ovos se estes estiverem gelados;

    – Para que a gema do ovo cozido não se esmigalhe ao cortar, experimente molhar, antes de cortá-la, a lâmina da faca ou o cortador de ovos;

    – O cheiro de ovo cozido em uma panela é eliminado com um jato de água fria e casca de limão. Passe primeiro a água, esfregando em seguida a casca de limão.

  2. Mais alguns conselhos sobre ovos:
    Para descascar Ovos cozidos sem dificuldade, coloque-os em água fria para arrefecerem e descasque-os sob água fria para que a cutícula saia mais facilmente.

    2. Para conservar melhor os Ovos cozidos, sem que fiquem escuros, guarde-os num recipiente com água fria, dentro do frigorífico.

    3. Para estrelar ou mexer ovos é importante que a frigideira utilizada tenha uma base pesada e paredes baixas. Os Ovos mexidos devem ser cozinhados em lume brando.

    4. Antes de bater claras em castelo, coloque-as num recipiente e deixe que atinjam a temperatura ambiente. Ficarão mais macias e volumosas.

    Qtas vezes o ovo arrebenta ao cozer? Se juntarmos uma colher de sopa de vinagre na água a ferver evitaremos que a clara saia!

  3. Não compro ovos, já que a sogrinha tem sempre lá por casa ovos fresquinhos e caseiros. Costumo guardá-los no frigorífico. Já ela não, tem-os guardados na cozinha, mas fora do frigorífico. Qual destas duas maneiras é a mais correcta?

    • Não se devem guardar ovos caseiros no frigorífico. As galinhas caseiras, como não são submetidas a tratamentos com antibióticos e similares, podem, eventualmente, transmitir salmonelas ou qualquer outra doença que passe para os ovos. Se estes estiverem no frigorífico as salmonelas não actuam e acabamos por consumir os ovos porque parecem em bom estado. Se estiverem à temperatura ambiente, estragam-se natural e rapidamente, pelo que assim já não os consumimos.
      Pela sua saúde, não os guarde no frigorífico pois só assim saberá que estão bons.

  4. Quando batemos as claras em castelo basta uma pequena gota de gema ficar nas claras para já não se conseguir faze-las crescer, ou demorar muito mais tempo.
    Cuidado com a frescura dos ovos se forem fazer um doce em que os ovos permanecem crus, por ex: mousse.

  5. Eu guardo sempreeeeee os ovos no frigorifico, agora essa do lado pontiagudo para baixo nao sabia. No entanto quando quero ver se estao estragados ou nao, parto-os e divido a gema da clara… Se a gema se partir logo é porque não está em condiçoes de se comer.

  6. Por acaso não preciso de comprar ovos, as minhas galinhas põem que sobra, mas são sempre boas técnicas para aprender. Não conhecia a técnica para ver se está bem cozido.

  7. ja agora tenho ovos das minhas galinhas no frigorifico sei que estão fresco mas vêm ao de cima na agua penso que estarão bons ???? alguns ao partir t~em a clara liquida gostaria dum conselho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here