Cesta de Ovos

Os ovos são um ingrediente básico e muito versátil na cozinha tanto em pratos salgados como na doçaria, mas há que ter alguns cuidados para os manter bem conservados.

Ao saber como conservar os ovos, você economiza dinheiro e poupa nas viagens ao supermercado.

Para melhor conservar os ovos…

Ainda na loja, tenha o cuidado de ver a data de validade inscrita na embalagem e compre a que tiver a data mais longínqua. Abra a embalagem e inspecione todos os ovos para garantir que nenhum está rachado.

Como nem sempre é possível saber a data da postura dos ovos, o ideal é conservá-los por um máximo de duas ou três semanas.

Deixe os ovos na embalagem original e guarde-a encostada à parte de trás do frigorífico (a zona mais fria). Evite guardar os ovos na porta, já que é essa zona que sofre mais variações térmicas, principalmente quando se está sempre a abrir e a fechar o frigorífico.

Guarde os ovos com o lado pontiagudo para baixo. Desta forma garante que a gema fica por cima da clara impedindo que seque.

Não lave nem esfregue os ovos antes de os guardar pois danificará a cutícula que protege o ovo das bactérias.

Como verificar a frescura dos ovos

Para verificar a frescura do ovo, mergulhe-o em água. Se o ovo ficar no fundo do recipiente, ele está fresco. Se ficar a meio do recipiente, significa que já tem cerca de uma semana. Se ficar à superfície, já é um ovo velho.

Teste à frescura dos ovos

Isto acontece porque o ovo é constituído por uma câmara de ar que ao longo do tempo vai alargando, logo permite que flutue melhor.

Como saber se um ovo está cozido sem o descascar

Sabe como pode confirmar se um ovo está bem cozido? Faça-o rodopiar em cima de uma superfície plana, se o ovo balouçar enquanto rodopia significa que ainda está cru. Se o movimento for suave, está cozido.

Ovo cozido
É fácil verificar se um ovo está ou não cozido sem necessidade de o partir.

Atenção: Evite comer ovos crus ou mal cozidos para evitar o perigo de intoxicação por salmonella.

Como interpretar o código inscrito na casca do ovo

Quer saber se os ovos que compra são de produção biológica, de galinhas criadas em gaiolas ou ao criadas ao ar livre? Pode obter essa e outras informações no código inscrito na casca dos ovos.

Código na casca dos ovos

O primeiro dígito indica-nos o modo de criação, que pode ser:

  1. Ovos de criação biológica.
  2. Ovos de galinhas criadas ao ar livre.
  3. Ovos de galinhas criadas no solo.
  4. Ovos de galinhas criadas em gaiolas.

As duas letras indicam o país de origem (no exemplo acima é PT, ou seja, Portugal) e o dígito seguinte representa o código da Direção Regional de Agricultura onde a exploração está registada. Os últimos dígitos são um código que identifica a unidade de produção, que pode apresentar até três dígitos, e que é atribuído pela autoridade nacional.

Como conservar as gemas e as claras de ovos

Gema de ovo

Fez um bolo e sobraram-lhe claras ou gemas de ovos? Saiba como as conservar em bom estado para as poder utilizar quando precisar.

Existem muitas receitas de doces e não só, em que são necessárias apenas as claras ou apenas as gemas dos ovos. E o que fazer nesses casos às gemas ou às claras que sobraram? Claro que não as vamos deitar ao lixo! 😛

As claras, poderá colocá-las numa caixinha plástica e congelá-las. Quando tiver destino para elas, basta descongelá-las.

No caso de sobrarem gemas, coloque-as num recipiente (chávena, copo, etc.) com água ou leite frio. Isto permite que as gemas se aguentem alguns dias sem secarem.


Conhece mais dicas para conservar os ovos por mais tempo? Partilhe-as nos comentários.

33 COMENTÁRIOS

  1. Aqui ficam mais umas dicas de como conversar os ovos:

    – Não lave os ovos antes de guardá-los no frigorifico e, podendo, guarde-os em recipiente fechado. Dessa forma eles durarão por muito mais tempo;

    – Os ovos devem ser retirados da geladeira uma meia hora antes de serem usados;

    – Quando os ovos ficarem grudados na caixa de papelão, molhe a caixa e os ovos sairão com facilidade;

    – As gemas serão mais facilmente separadas das claras dos ovos se estes estiverem gelados;

    – Para que a gema do ovo cozido não se esmigalhe ao cortar, experimente molhar, antes de cortá-la, a lâmina da faca ou o cortador de ovos;

    – O cheiro de ovo cozido em uma panela é eliminado com um jato de água fria e casca de limão. Passe primeiro a água, esfregando em seguida a casca de limão.

  2. Mais alguns conselhos sobre ovos:
    Para descascar Ovos cozidos sem dificuldade, coloque-os em água fria para arrefecerem e descasque-os sob água fria para que a cutícula saia mais facilmente.

    2. Para conservar melhor os Ovos cozidos, sem que fiquem escuros, guarde-os num recipiente com água fria, dentro do frigorífico.

    3. Para estrelar ou mexer ovos é importante que a frigideira utilizada tenha uma base pesada e paredes baixas. Os Ovos mexidos devem ser cozinhados em lume brando.

    4. Antes de bater claras em castelo, coloque-as num recipiente e deixe que atinjam a temperatura ambiente. Ficarão mais macias e volumosas.

    Qtas vezes o ovo arrebenta ao cozer? Se juntarmos uma colher de sopa de vinagre na água a ferver evitaremos que a clara saia!

  3. Aqui fica uma solução para as “resmas” de claras guardadas no congelador. Simples, prática, ultra-rápida e excelente para visitas inesperadas:
    (cada clara dá para 2 doses individuais)
    1. Bater em castelo duas claras.
    2. Colocar duas chávenas de água a ferver com um pau de canela.
    3. Com uma colher retirar um bocadinho de claras e cozer na água.
    4. Depois de cozidas, retirar as claras com uma escumadeira e colocar numa travessa ou em taças individuais.

    À parte faz-se o molho de morangos:
    Coloca-se uma chávena de morangos picadinhos ao lume, junto com 1/3 de chávena de açúcar. Deixa-se ferver até os morangos se começarem a desfazer, e o açucar já não se sentir.
    Regam-se as claras com este molho e leva-se ao frigorifico.

  4. Eu também congelo as claras mas, não o faço em caixas, faço em saquinhos de plástico. Normalmente congelo em saquinhos de 2.
    .-= Venha ler o meu último post ..Agenda telefónica =-.

  5. Não compro ovos, já que a sogrinha tem sempre lá por casa ovos fresquinhos e caseiros. Costumo guardá-los no frigorífico. Já ela não, tem-os guardados na cozinha, mas fora do frigorífico. Qual destas duas maneiras é a mais correcta?

    • Não se devem guardar ovos caseiros no frigorífico. As galinhas caseiras, como não são submetidas a tratamentos com antibióticos e similares, podem, eventualmente, transmitir salmonelas ou qualquer outra doença que passe para os ovos. Se estes estiverem no frigorífico as salmonelas não actuam e acabamos por consumir os ovos porque parecem em bom estado. Se estiverem à temperatura ambiente, estragam-se natural e rapidamente, pelo que assim já não os consumimos.
      Pela sua saúde, não os guarde no frigorífico pois só assim saberá que estão bons.

  6. Quando batemos as claras em castelo basta uma pequena gota de gema ficar nas claras para já não se conseguir faze-las crescer, ou demorar muito mais tempo.
    Cuidado com a frescura dos ovos se forem fazer um doce em que os ovos permanecem crus, por ex: mousse.

  7. Eu guardo sempreeeeee os ovos no frigorifico, agora essa do lado pontiagudo para baixo nao sabia. No entanto quando quero ver se estao estragados ou nao, parto-os e divido a gema da clara… Se a gema se partir logo é porque não está em condiçoes de se comer.

  8. Por acaso não preciso de comprar ovos, as minhas galinhas põem que sobra, mas são sempre boas técnicas para aprender. Não conhecia a técnica para ver se está bem cozido.

  9. ja agora tenho ovos das minhas galinhas no frigorifico sei que estão fresco mas vêm ao de cima na agua penso que estarão bons ???? alguns ao partir t~em a clara liquida gostaria dum conselho

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.