borras-cafe

Da próxima vez que tomar café, não deite as borras ao lixo. Oferece-as às suas plantas!

Sabia que pode utilizar as borras de café como adubo?

O café contém grandes quantidades de nitrogénio e potássio, ambos importantes para o desenvolvimento das plantas.

Para além disso, a cafeína permite afastar certas pragas, tais como caracóis e lesmas.

Para utilizar as borras de café como adubo, simplesmente espalhe-as sobre a terra dos seus vasos ou jardim e regue. Se chover, ainda poupa essa tarefa!

Pode também preparar um fertilizante líquido, diluindo 150 gramas de borra de café em 10 litros de água.

Portanto, já sabe, sirva um cafezinho às suas plantas, que elas certamente agradecerão! 😉

E sabia que também pode utilizar as borras de café para reduzir a celulite?

33 COMENTÁRIOS

  1. mais uma dica execelente para quem tem quintal como eu 🙂 geralmente rega-se com agua choca, ou seja como na minha terra não há saneamento básico, já que vivo em aldeia usa-se isso tambem como adubo

  2. Com tanto café ainda as plantas ficam acordadas toda a noite 😉 É um excelente adubo sim senhor!! Também se pode fazer o mesmo com os pacotinhos de chá depois de serem utilizados ou regar as plantas com a água de cozer os legumes (depois de fria é claro!)

    Tb são boas para para desengordar o lava-louça e neutralizar os maus odores

  3. Não são borras mas continuamos a falar de café…. qtas vezes ficamos com odores menos agradáveis nas mãos? esfregar grãos de café pelas mãos ajuda a neutralizar esses odores.

  4. Não sei porquê, mas as minhas plantas em casa, mais tarde ou mais cedo, acabam por morrer. Acho que vou experimentar as borras do café, pra ver se duram mais algum tempo (pelo menos) 🙁

  5. Eu como costumo reaproveitar as cápsulas da nespresso, depois de esvaziar as cápsulas, atiro as borras para a terra dos vasos… mas como tomo mais cafés do que a quantidade de plantas cá em casa… sobram sempre muitas borras…
    Por falar em café… vou tomar um agora 😛

  6. Eu aproveito as borras do cafe para por a volta das alfaces no quintal ,assim os caracois e as lesmas nao atacam as alfaces. O mesmo faco com as cascas dos ovos depois de bem moidas.

  7. Eu que o diga, que abro as cápsulas da “Nespresso” e misturo as borras na água de rega. A melhor forma é usar uma faca pequena e abrir pela película de alumínio, na parte mais larga da cápsula. Depois é só “escarafunchar” com a ponta da faca e colocar a cápsula vazia no “Ecoponto Amarelo”. Ganhamos todos!

    As borras de café são óptimas para desentupir e desengordurar os esgotos das bancas! Façam o mesmo com areia fina e vejam como a água “canta” ao despejar uma banheira. Despejem o equivalente a um litro de areia sem resíduos e repitam se necessário… Atenção! Isto só resulta se o esgoto não estiver completamente entupido mas apenas ligeiramente!

  8. Para não falar que podem ser um bom ambientador, se depois de deixadas a secar forem postas em saquinhos e colocados naquele armário que cheira sempre a mofo.

  9. Olha que engraçado..realmente a coisas que nem imaginamos serem possivei lol para nao serve pq nao tenho habito de plantar mas esta vai ja direitinha para ao sogro 😉

  10. As borras de café são também muito boas para a eliminação de cheiros, colocar um frasquinho dentro do frigorífico é excelente para eliminar os cheiros que por vezes ficam da comida 😉

  11. Quando era adolescente tive um part-time num café e ficava com as mãos uma desgraça por causa dos produtos e de mexer constantemente em casa, um dia disseram-me que o melhor hidratante eram as borras do café, não custou nada tentar e enfiei as duas mãos nas borras, lavei-as apenas com água e ficaram SUPER macias, passei na altura a fazer isso algumas vezes por dia, no fim do dia ninguém diria que trabalhei tanto 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here