Como branquear os dentes: Métodos caseiros

Conheça 2 métodos caseiros para fazer um branqueamento dentário ao mais baixo custo.
Comer morangos

Se está a considerar fazer um branqueamento dentário, aqui tem 2 sugestões bastante económicas.

Um branqueamento dentário feito por um profissional, pode custar mais de 200€. Porque não tentar primeiro pequenos truque caseiro e meter esse dinheiro ao bolso? Os resultados não serão obviamente os mesmos, mas quem sabe não serão suficientemente satisfatórios para si. 😉

DECO - Ofertas

Branquear os dentes com morangos

Simplesmente esmague 2 ou 3 morangos, esfregue os dentes com essa polpa e deixe atuar durante 5 minutos.

Para tornar este método ainda mais eficaz, misture um pouco de bicarbonato de sódio com a polpa dos morangos, deixe atuar por 5 minutos e depois esfregue com a escova dos dentes.

De seguida lave muito bem a boca com água e lave normalmente os dentes com pasta dentífrica. Utilize fio dental para remover as pequenas sementes de morango que possam ter ficado entre os dentes.

O segredo está no ácido málico

O ácido málico presente nos morangos é a substancia que permite clarear os dentes ao remover a coloração amarelada superficial.

Para além dos morangos, o ácido málico está também presente nas maçãs, peras, abacaxis, entre outros frutos.

Mas atenção, esse mesmo ácido pode provocar o desgaste do esmalte tornando os dentes mais sensíveis e ainda mais amarelados, isto porque a dentina (tecido naturalmente amarelo e coberto pelo esmalte) fica mais exposta. Por isso não abuse deste método e garanta que lava bem os dentes com pasta dentífrica logo de seguida.

Seja como for, nunca substitua a lavagem tradicional com dentífrico por esta técnica. Use-a apenas como um complemento dos seus hábitos diários de higiene oral.

Um truque caseiro controverso…

Apesar de existirem imensas pessoas a apregoar que este método de clarear os dentes com morangos é realmente eficaz, existe pelo menos um estudo que comprova o contrário.

Num artigo publicado pela própria Colgate, podemos ler o seguinte: “O Dr. So Ran Kwon, professor associado e pesquisador dental na Universidade de Iowa, testou o método de branqueamento dos dentes com morangos. No seu estudo, publicado em 2015 na Odontologia Dentária, ele esfregou uma mistura de morangos esmagados e bicarbonato de sódio sobre 20 dentes arrancados, três vezes ao dia, durante 10 dias. A mistura de bicarbonato de sódio ficou nos dentes por cinco minutos antes que Kwon a limpasse. Durante o estudo, ele descobriu que a mistura ajudava a remover a placa e os detritos da superfície dos dentes, criando a ilusão de um sorriso mais branco. Mas a mistura não fez nenhum clareamento”.

Ou seja, segundo esse estudo, este método apenas causa um efeito ótico de dentes mais brancos. O que até nem é mau, já que existem elixires bocais e pastas dentífricas que proporcionam esse mesmo efeito.

Branquear os dentes com água oxigenada

Outro método caseiro que tem como objetivo branquear os dentes e matar os germes bucais, passa pela utilização de água oxigenada.

A vulgar água oxigenada pode ser utilizada para eliminar os germes e ao mesmo tempo ajudar a clarear os dentes.

Dilua um pouco de água oxigenada em água morna em partes iguais e bocheche essa solução. Após bochechar deve cuspir o liquido. Não ingira!

A sua escova de dentes também é suscetível de conter germes, pelo que se aconselha que a borrife após o uso com um pouco de água oxigenada.

De momento não posso garantir que este método possa ser de alguma forma prejudicial em casos de utilização frequente ou exagerada, pelo que utilize-o por sua conta e risco.


Conhece mais métodos caseiros para clarear os dentes? Partilhe nos comentários. 😉

DECO - Ofertas
Partilhe este artigo:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Também poderá gostar:
Últimas oportunidades:

54 respostas

    1. pois miguel, haver ate ha os preços é k sao elevados demais para as nossas carteiras. mas o branqueamento e a degustaçao de alguns é capaz de compensar o investimento

  1. Nova dica: experimenta mastigar algumas folhas de salsa, uma vez por dia! Para além do efeito branqueador, a salsa é também boa para evitar o mau hálito!

    Para clarear os dentes: escove com bicarbonato de sódio ou água oxigenada. Mas atenção, não o use seguidamente, pois gasta o esmalte dos dentes.

  2. Olá

    eu já comprei um branqueamento dentário na Internet http://www.sorrisomilionario.com , e foi-me avisado pelos mesmos que os tratamentos de branqueamento dentário prejudicam o esmalte dos dentes, sendo os piores os que têm a luz azul, onde comprei foi-me fornecido um gel que supostamente volta a mineralizar o esmalte dos dentes, não sei se isso será verdade ou xaxada, fiz o branqueamento a 1 mês, e não tive problemas nenhuns até a data

  3. É mesmo algo que deve ser feito por conta e risco de cada um. Já vi pessoas a usarem lixivia diluída em àgua e esfragarem nos dentes com um cotonete para branquear, se resultou não sei e nem tentei. Tive bons resultados simplesmente deixando de fumar e tendo uma boa higiene oral e hoje, dois anos depois de ter deixado de fumar os meus dentes estão mais brancos.
    Cumprimentos.
    .-= Venha ler o meu último post ..Orçamento Familiar Download =-.

  4. Já que se fala de branquear os dentes, uma vez ouvi uma promotora de pastas de dentes a explicar que se lavassemos os dentes com um pouco de bicarbonato de sódio também ajudava a branqueá-los. Comecei a fazer isso durante uns dias e notei alguma diferença. Por isso tomei a liberdade de expor aqui mais esta sugestão 🙂
    .-= Venha ler o meu último post ..Especia Catálogo de Natal Yves Rocher =-.

  5. as intoxicações quimicas por estes comportamentos são evidentes.
    mas, para os distraidos, no frasco diz “USO EXTERNO”
    branquear os dentes é seguro, mas com produtos adequados, nas concentrações estudadas e mesmo assim só manipulados por profissionais com formação médica

  6. Oi pessoal eu estou começando a fazer o ratamento com a agua oxigenada e o bircabonato,mais me espeique direitinho como de quanto e quanto tempo posso usar o bircabonato e quantas vezes ao dia posso usar a agua oxigenada?…me esplica por favor! brigada!

  7. A minha dentista aconselhou-me a escovar os dentes 3 ou 4 vezes por ano com o bicarbonato de soda ,claro que uso a pasta dentifrica diariamente mas uso pasta de baking soda (bicarbonato )

  8. Funcionou!!!!!! antes nao podia sorrir a frnte de meninas porke tinha os dentes muito amarelos , e agr tao muito brankinhos. ai vo bejar todas elas agr. vlw galera

  9. Boa tarde,
    Experimentei e achei fantastico o resultado…é pena nao podermos usar mais vezes como queriamos, mas ja foi bom…:)

  10. Sabia de uma que para braquear os dentes com eficacia, usaram cloro ativo, sal e alcool, ja testei e funciona !

    OBS: tem que fazer essa solução com as seguintes medidas, pra 250ML de agua sao 2 colheres de Alcool e Cloro e meia pitada de Sal, fazer todos os dias ao acordar e ao dormir, evitar de ingerir produtos com muito corante.

    Obrg

  11. no comentario da linda batista ela disse BICARBNATO DE SODA pde ser uqe eu esteja enganado mas o correto e bicarbonato de sodio, porque soda se refere a soda caustica material corrosivo muito perigoso.

  12. Olá, eu perguntei ao meu dentista se ele fazia branqueamento dentário a laser, e ele disse que não porque enfraquecia muito o esmalte dos dentes e que era muito agressivo. Meu namorado encontrou um na internet que tem um gel que diz que fortalece o esmalte após o branqueamento (sais de cálcio e flúor), isso é verdade?!

  13. kkkkkkkkkkk meu pai…é claro q é bicarbonato de ***sódio***prestem muita atenção quando forem sugerir algum ***experimento ,pois neste mundo existem tantos ignorantes q vão acabar por usarem soda mesmo!viu na boa é sério todo cuidado é pouco, na escrita procurem ser bem cuidadosos…beijos!!!

  14. Uso este método em conjução com o kit naturally bright que comprei a metade do preço no site http://www.sorriso-perfeito.com e as pessoas não param de elogiar os meus dentes. No passado fiz tratamentos a laser por 500€ em clinicas, mas seguindo tecnicas caseiras e tendo um kit de peroxido de carbamida é o suficiente. excelente artigo.

  15. Já há muito tempo que tinha lido sobre a água oxigenada e as escovas de dentes. É preciso ter cuidado com o manuseamento, mas acredito que é eficaz, por isso é que é pouco divulgado, é barato e funciona.

    1. Bem no meu caso eu as vezes utilizo esta dica e devo dizer que em termos de branqueamento nao se nota grande coisa em termos de higiene sem duvida funciona porque a água oxigenada é um desinfetante.
      Quanto ao sabor é um sabor suportavel, apenas nao deves exagerar na quantidade de água oxigenada.

      Ps.- Sao capazes de sentir alguma dormencia (eu pelo menos sinto)

  16. Não me convence. Mas isto sou eu que sou uma mariquinhas e tenho receio que seja projudicial.
    No entanto gostei da dica para a escova de dentes. Ai já me agrada. Fica desenfetadinha e depois é so passar bem bem bem por agua. Vou experimentar.

    1. Convém é deixares ficar a actuar a água oxigenada durante umas horas na escova de dentes, se passares logo por água não faz muito efeito. Passa por água antes da próxima utilização.

  17. Uma técnica muito boa é também uma vez por mês colocar na escova (depois de lavar os dentes, ou mesmo em cima da pasta de dentes) bicarbonato de sódio, visto este ser um elemento abrasivo que limpa as impurezas da superfície dos dentes. Mas cuidado, não se deve usar mais de uma vez por semana, uma vez por mês, visto poder retirar a protecção natural dos dentes.

  18. comecei a usa agua oxigenada pouco tempo e ja comecei a percebe uma diferenca.eu coloco a agua oxigenada na tampinha e passo com um cotonete nos dentes pq busejar e muito ruim .queria saber qtas vezes ao dia posso usar. eu nao diluo com agua p asso a agua oxigenada pura.sera q nao faz mal ??? Se alguem sabe me respode por favor. obg

  19. Já conhecia este truque é sim resulta mas deve colocar bastante mais água para uma pequena quantidade de água oxigenada senão acaba por seu nocivo para a sua boca. Falei com uma amigo meu dentista e foi i que ele me disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba as melhores dicas no seu e-mail:

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp