dor-muscular

Conhece aqueles sacos de gel congelados que se utilizam no alívio de dores musculares e para reduzir o inchaço dos hematomas?

Existem desses sacos à venda em lojas de desporto, supermercados, farmácias e até na Amazon, mas para quê gastar dinheiro se é tão simples fazer o seu próprio saco frio!?

Para fazer a sua própria compressa de gelo de primeiros socorros apenas precisará de um saco plástico, álcool e água.

Compressa de Gelo em Gel
Existem à venda compressas de gel frias para o alívio de dores musculares, mas também pode fazer as suas próprias compressas em casa de uma forma bastante rápida e simples.

Misture dentro do saco um copo de álcool com duas chávenas de água e coloque no congelador. O líquido nunca ficará sólido permitindo que o saco seja moldável de forma a ser mais fácil aplicar na zona lesionada.

Este saco é reutilizável, basta colocá-lo novamente no congelador após uso e em pouco tempo estará pronto para ser novamente utilizado.

COMO UTILIZAR A COMPRESSA DE GELO

Para evitar queimaduras pelo frio, não aplique a compressa gelada diretamente sobre a pele. Envolva-a sempre num pano ou toalha.

A compressa não deverá ser aplicada por mais de 20 minutos consecutivos, mas pode ser aplicada várias vezes ao dia.

A aplicação de frio é normalmente mais eficaz nas primeiras 48 horas após uma lesão muscular. Após esse período inicial, a terapia com calor poderá ser mais benéfica.

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

12 COMENTÁRIOS

  1. Eu tenho um e dá muito jeito.
    Também custumo colocar por vezes aqule spray frio (até chamam gelo em spray) que usam por exemplo no futebol, é alivio instantaneo, recomendo a todos!

  2. Eu tenho um saco desses que comprei na farmácia ams que tem um gel azul por dentro. Está sempre no congelador para o que der e vier. Mas claro para quem não tem esta é uma boa opção 😀

  3. Desconhecia que se podia fazer um saco destes em casa! Habitualmente qdo preciso de um saco moldável utilizo um saco pequno de ervilhas congeladas que guardo só para isso (é que elas vão descongelando e congelando sucessivas vezes)

  4. Maria, eu utilizo um vulgar saco plástico transparente… daqueles da fruta. Desde que não esteja furado, serve perfeitamente.
    Coloquei esse saco dentro de um outro igual e dei um nó, apenas para evitar que rompa facilmente.

  5. Desde ontem que ando a pôr um saquinho de gelo feito com esta dica e acho que ainda é melhor que o meu saquinho de ervilhas…. pois estas com o uso fogem do sítio pretendido e este molda-se.

  6. Experimentem fazer com uma luva de borracha, daquelas dos médicos ou dos dentistas. Para quem tem miúdos é o máximo, para além de funcionar para os devidos efeitos, ainda os distrai da dor. As minhas filhas já têm 20 e 21 anos e ainda continuo a ter a mão congelada. Dura uma vida, sempre a mesma. É só dar-lhe um nó depois de a encher. Mas vou substituir a minha, para misturar o álcool.

  7. Lá em casa temos as couvetes de gelo normais (Daquelas azuis dos piqueniques). Estão sempre no congelador quer para questões de saude ou para um piquenique de ultima hora.
    Quando temops hematomas, dores, etc, é so embrulhar num paninho de cozinha para não queimar a pele e usar 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here