Como fazer uma compressa de gelo em gel para alívio de dores musculares
Crie a sua própria compressa de gelo em gel para o alivio de dores musculares e não só. É muito simples. Veja como o fazer…
Conhece aqueles sacos de gel congelados que se utilizam no alívio de dores musculares e para reduzir o inchaço dos hematomas?
Existem desses sacos à venda em lojas de desporto, supermercados, farmácias e até na Amazon, mas para quê gastar dinheiro se é tão simples fazer o seu próprio saco frio!?
Para fazer a sua própria compressa de gelo de primeiros socorros apenas precisará de um saco plástico, álcool e água.
Misture dentro do saco um copo de álcool com duas chávenas de água e coloque no congelador. Ao congelar, o líquido nunca ficará completamente sólido, permitindo que o saco seja moldável e fácil de aplicar na zona lesionada.
É um processo muito simples, mas se quiser pode assistir ao seguinte vídeo para melhor compreensão:
Este saco é reutilizável, basta colocá-lo novamente no congelador após uso e em pouco tempo estará pronto para ser novamente utilizado.
Para prevenir fugas do líquido/gel, recomenda-se que coloque o saco dentro de outro saco.
Pode também optar por usar um balão em vez do saco. Já experimentei dessa forma e até achei ser mais prático de usar.
Outra forma de fazer uma compressa de gelo caseira, é usando sal. O sal é outro ingrediente que ao ser adicionado à água, evita que esta congele completamente. Encha um saco com dois copos de água e adicione 2 colheres de sopa de sal fino.
Se não tem álcool nem sal à mão, poderá também utilizar detergente da loiça. Mas não misture água, use apenas o detergente sem adicionar nada mais.
E já agora, uma dica adicional para criar “mini-compressas de gelo” para os mais pequenos: congele pacotes de ketchup (daqueles que oferecem no McDonalds, por exemplo).
Como utilizar a compressa de gelo
Para evitar queimaduras pelo frio, não aplique a compressa gelada diretamente sobre a pele. Envolva-a sempre num pano ou toalha.
A compressa não deverá ser aplicada por mais de 20 minutos consecutivos, mas pode ser aplicada várias vezes ao dia.
A aplicação de frio é normalmente mais eficaz nas primeiras 48 horas após uma lesão muscular. Após esse período inicial, a terapia com calor poderá ser mais benéfica. Seja como for, informe-se sempre com o seu médico ou enfermeiro.
Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:
Veja também:
- Como fazer uma pomada para queimaduras caseira
- Dica caseira para desinfetar feridas
- Obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença
- Poupe dinheiro com remédios caseiros
Nunca tinha pensado nisto 😮
Uma boa ideia
Eu tenho um e dá muito jeito.
Também custumo colocar por vezes aqule spray frio (até chamam gelo em spray) que usam por exemplo no futebol, é alivio instantaneo, recomendo a todos!
Eu tenho um saco desses que comprei na farmácia ams que tem um gel azul por dentro. Está sempre no congelador para o que der e vier. Mas claro para quem não tem esta é uma boa opção 😀
Excelente ideia para o meu irmão que pratica desporto regularmente e de vez em quando chega a casa em mau estado… 🙂
Desconhecia que se podia fazer um saco destes em casa! Habitualmente qdo preciso de um saco moldável utilizo um saco pequno de ervilhas congeladas que guardo só para isso (é que elas vão descongelando e congelando sucessivas vezes)
Que tipo de saco usar??
Maria, eu utilizo um vulgar saco plástico transparente… daqueles da fruta. Desde que não esteja furado, serve perfeitamente.
Coloquei esse saco dentro de um outro igual e dei um nó, apenas para evitar que rompa facilmente.
No mês agosto andava á rasca de um músculo de uma perna, e meti um pouco de gelo. Não sabia que podia juntar um pouco de álcool 🙁
Desde ontem que ando a pôr um saquinho de gelo feito com esta dica e acho que ainda é melhor que o meu saquinho de ervilhas…. pois estas com o uso fogem do sítio pretendido e este molda-se.
Experimentem fazer com uma luva de borracha, daquelas dos médicos ou dos dentistas. Para quem tem miúdos é o máximo, para além de funcionar para os devidos efeitos, ainda os distrai da dor. As minhas filhas já têm 20 e 21 anos e ainda continuo a ter a mão congelada. Dura uma vida, sempre a mesma. É só dar-lhe um nó depois de a encher. Mas vou substituir a minha, para misturar o álcool.
Vou experimentar 🙂 Com um saco não deve dar tanto jeito para fechar.
Lá em casa temos as couvetes de gelo normais (Daquelas azuis dos piqueniques). Estão sempre no congelador quer para questões de saude ou para um piquenique de ultima hora.
Quando temops hematomas, dores, etc, é so embrulhar num paninho de cozinha para não queimar a pele e usar 🙂