Construa o seu Próprio Desumidificador

Saiba como construir um simples desumidificador de razoável eficácia para ser utilizado em espaços pequenos.
casa-inverno

Em alguns casos específicos, se quiser remover o excesso de humidade no interior da sua casa, não necessita de comprar nenhum equipamento especial. Poderá fazer facilmente o seu próprio desumidificador.

Para tal, coloque uns pedaços de carvão dentro de um recipiente que permita a entrada de ar. Por exemplo, coloque o carvão numa lata e faça uns orifícios à volta. Para além de absorver a humidade, o carvão elimina também alguns maus odores.

Faça vários destes desumidificadores artesanais e coloque-os nas zonas mais húmidas da sua casa e substitua o carvão de 3 em 3 meses, ou assim que notar que não está a surtir efeito.

Não tendo obviamente a eficácia dos poderosos desumidificadores elétricos, esta solução artesanal mostra-se mais útil quando utilizada em espaços pequenos.

O vídeo que se segue mostra-nos mais algumas sugestões sobre este assunto:

Porque devemos evitar o excesso de humidade em casa?

A humidade no interior de uma casa deve estar entre os 30% e os 50% para um conforto ideal. Quando a humidade atinge a faixa dos 60% a 70%, o ambiente torna-se desconfortável e outros problemas poderão surgir.

O excesso de humidade pode causar danos na madeira, na pintura, no isolamento e no revestimento da habitação, assim como pode danificar irremediavelmente muito do recheio da casa, como por exemplo móveis, roupas, livros e equipamentos eletrónicos. Mas pior ainda, a humidade excessiva leva ao aparecimento de bolores, cujos esporos podem eventualmente causar doenças respiratórias.

Portanto, não arrisque! Caso tenha humidade excessiva em sua casa, as soluções artesanais como as apresentadas no vídeo acima não serão obviamente suficientes para a controlar. Comece por analisar e eliminar as causas dessa situação, e opte depois pela utilização de um desumidificador elétrico com boa capacidade de extração.

O meu desumidificador (comprado na Amazon de Espanha) tem capacidade de extração de 20 litros por dia, mas existem outros com menor capacidade de extração (são mais baratos, mas também demoram mais tempo a remover a humidade).

Desumidificador

Para além de utilizar o desumidificador para controlar a humidade da casa, também recorro bastantes vezes a esse eletrodoméstico para auxiliar na secagem da roupa no inverno.

Talvez lhe interesse:

44 respostas

  1. Eu acho que o carvão pode ser muito útil sim,,em comparação com o desumidificador sai bem mais barato,,mas depende da necessidade de cada um eu tenho uma coleção de mangás naum muito grande então prefiro a utilização de carvão para melhor conservá-los mas se a pessoa tem ,,sei lah,,uma grande coleção de revistas eh mais em conta q compre um desumificador .

  2. Eu ja fiz os meus desumificadores e resulta sim,pus ao pe das janelas e as janelas estavam sempre molhadas os vidros e os aluminios e agora estao sempre secas,e ate os frios tambem estao secos e a casas estao secas,e tomem atencao tenho este inverno as casas todas pretas da humidade e desde que fiz os desumificadores ficaram secos eu fiz os desumificadores com garrafoes de agua de 5 litros e dentro deles pus o carvao partido em pedacos e furei os garrafoes com uma faca quente foi muito facil e as casas que cheiravam a mofo comecaram a cheirar normal ate cheiram a seco( conselho ponham garrafoes ao pe das janelas e nos sitios humidos e ponham tambem na casa de banho isto resulta sim teem que saber fazer, e facil,se tiverem duvidas podem falar comigo pelo messenger [email protected]
    fiquem bem
    abracos e beijos

  3. Ola bom dia*

    consegui limpar toda a humidade da nossa casa de banho, apenas com uma lata e um bocado de carvão foi simples, porque a w.c. é pequena, no entanto, o quarto é uma divisão de tecto alto, conseguindo ver imensas gotas de agua penduradas e sentindo o edredão sempre molhado pois é a divisão mais húmida da casa..

    gostava de pedir sugestões.
    bem haja*

  4. Obrigado pelos testemunhos!

    Rita, penso que para o caso que refere, o ideal será mesmo investir num desumidificador. Mas deve também tentar descobrir porque se forma tanta humidade… será apenas humidade ou uma infiltração?!

    Abraços

  5. gostava que me explica-se se os furos na lata podem ser em cima ou em baixo.
    porque se puxa a água, sai pelos buracos que eu fiz.
    penso que me fiz entender.
    Obrigado.
    fico há espera da resposta.

  6. Luís, os furos devem ser efectuados no topo da lata ou em redor da mesma.
    O carvão absorve a humidade podendo deixar escapar algumas gotículas quando já está saturado.
    Talvez possa fazer a experiência de furar a lata também na base e colocá-la dentro de outro recipiente.
    Lembre-se que isto apenas é útil em espaços de pequena dimensão.

    1. Boa noite

      Estou curioso em testar a utilização do carvão como desumidificador.

      Resido perto da zona do Aeroporto de Lisboa. Recentemente interessei-me por medir a temperatura da casa e a Humidade da mesma. O facto é que os níveis de humidade são muito muito elevados ( 80 a 88 %). A temperatura da casa anda entre os 15 e os 18 graus.

      Gostava de perceber como se fazem os desumidificadores usando carvão e Garrafões. Encho um garrafão de carvão? Faço furos laterais em todo ele? Agradecia que me explique o processo de fabrico.

      Obg
      pedro

      1. Boa noite Pedro,

        Sim, pode proceder da forma que mencionou (garrafões cheios com carvão e furados a toda a volta), mas se a ideia é aplicar esta solução em áreas amplas, tenha em atenção que para conseguir chegar a valores mais agradáveis (a rondar pelo menos os 50%) o ideal será optar por um desumidificador eléctrico.
        Entenda que estes desumidificadores artesanais apenas se mostram eficazes em áreas pequenas.

      2. Olá Pedro, é muito antigo o conhecimento que o carvão e o Sal servem para absorver a humidade,mormente em espaços pequenos. A maneira de se fazer um desumidificador artesanal, também tem pouco que pensar, dado que são produtos altamente seco que em contacto com a humidade a absorvem, basta estarem dentro de um balde e este colocado num quarto.

  7. boas:

    essa soluçao dos garrafoes furados com carvao funciona num quarto com 15 m2?

    tenho um estudio de gravaçao, mal muso cordas as guitarras para o outro dioa tao com indicios de ferrugem e super humido embora acusticamente muito bem isolado.

    qto devera ter o deposito de um possivel desumidificador? nao percebo nada disso gostava que alguem entendido me ajudasse. o estudio e pequeno mas tem amplificadores colunas guitarras baixo bateria e material de audio carissimo que nao queria nada por em risco.

  8. boas, pretendo por isso no meu quarto tem 12 a 13 metros quadrados, tenho lá 2 garrajas de 33ml com carvão, será necessario por mais? o que mais aconcelha? quantas garrafas de 33 ou que quantidade de carvão?

    Obg
    PS: Gosto mt das vossas sugestões de poupança..

    1. Olá Hélder,

      Obrigado pelo comentário.

      Garrafas de 33ml para 12m2 parece-me muito pouco… talvez seja melhor utilizar garrafões de 5 litros cortados.

      Depois diga alguma coisa.

  9. Eu na minha casa não tenho paredes a escorrer agua, nao tenho escorrencias nas janelas…
    mas aparecem-me pontos negros (julgo ser bulor) em algumas paredes, nos fatos que estao dentro do guarda fato, nas costas dos armarios da cozinha… será isto tb causado pela humidade?
    sera que um desumidificador resolve ou mesmo esta solução do carvão?

    obrigado

  10. a minha casa é muitoooo humida, por isso ha uns 3 anos compramos um desumidificador na worten dos mais baratinhos.
    Trabalha o dia inteiro na epoca de inverno e continua a funcionar às mil maravilhas.

  11. e para um armário com cerca de 1 metro cúbico , que quantidade de carvão se deve pôr? para renovar a operação, como se faz a secagem do carvão, poderá ser no fogão a gás dentro de um reservatório grande?

  12. boas,
    eu realmente tenho esse problema em casa, até tenho 2 desumidificadores ligados quase todo o dia, no inverno até serve pra secar a roupa, mas vou fazer este teste sim, afinal temos que poupar na electricidade o maximo possivel. obrigado Miguel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.