Crédito Consolidado: a solução ideal para quem tem vários créditos

O crédito consolidado permite combater o sobre-endividamento aumentando o reequilíbrio financeiro. Será esta a solução ideal para quem tem vários créditos?

Crédito Consolidado

A facilidade com que se recorria a linhas de crédito levou, nos últimos anos, a que várias famílias utilizassem esta solução como uma ferramenta para fazerem face a despesas mais ou menos avultadas. No entanto, essa opção, aliada ao eclodir da atual crise financeira, fez com que o endividamento das famílias aumentasse e que, muitas vezes, seja necessário recorrer a outras alternativas, como a consolidação de dívidas.

O crédito consolidado é a solução ideal para quem tem vários créditos, já que consiste em juntá-los a todos em um só. Esta é uma oferta dos bancos ou outras entidades financeiras, que disponibilizam várias vantagens.

Vantagens do Crédito Consolidado

Um crédito consolidado permite combater o sobre-endividamento, aumentando o reequilíbrio financeiro da família e possibilitando um poder de compra maior.

Guia Poupe Mais

As vantagens desta aplicação financeira são evidentes:

  • Prestação mais reduzida, porque deixa de pagar várias taxas de juro para passar a pagar apenas uma.
  • Limita os prazos e as datas de pagamento a apenas um, em vez de ter vários deadlines ao longo do mês, que muitas vezes resultam em comissões de atraso e respetivos juros de mora quando os deixa caducar.
  • Taxa de juro mais baixa: A taxa de juro pode ser mais vantajosa do que a acordada para os empréstimos correntes.

Tudo isto leva a uma melhoria da qualidade de vida das famílias, eliminando algum stress e gerindo de forma mais sustentada as suas dívidas.

Onde obter propostas de Crédito Consolidado

Se considera que, à partida, a consolidação de créditos é adequada à sua situação financeira, então é altura de pedir algumas simulações gratuitas e sem compromisso.

Pode começar por fazer simulações em entidades como a Gestlifes, a CrediSolutions ou a MrFinan, por exemplo. Existem muitas mais entidades às quais pode recorrer, sendo que o ideal será solicitar várias simulações e optar pela que for mais conveniente para o seu caso.

Cuidados a ter

Deve sempre ter em conta que um crédito consolidado não é uma solução que vem para eliminar de vez os problemas que são as suas dívidas e os créditos vencidos. Esta é apenas uma aplicação financeira que lhe dá uma folga negocial maior.

Carteira vazia

O crédito consolidado pode não ser a solução para todos os seus problemas financeiros, mas pode ser uma valiosa ajuda para gradualmente eliminar as suas dívidas.

Se optar por fazer um crédito consolidado, não vá depois fazer outro crédito apenas porque agora tem uma mensalidade mais baixa, por exemplo. Além disso, deverá lembrar-se que isto também comporta algumas desvantagens, nomeadamente a baliza temporal que vai aumentar. Passará a pagar menos por mês, é certo, mas passará muito mais tempo a liquidá-lo.

Se está a pensar recorrer a um crédito consolidado, existem dois tipos por onde escolher no nosso país: o crédito consolidado com hipoteca de um imóvel e, obviamente, sem hipoteca. O primeiro permite acumular o crédito à habitação ou um imóvel como garantia, permitindo taxas muito semelhantes às do crédito à habitação, normalmente a 30 anos. O segundo tem uma prestação mensal ligeiramente maior (mas mais reduzida que cada um dos créditos que pretende acumular), a um prazo de normalmente 10 anos.

Tenha em consideração que os créditos devem ser apenas efetuados em investimentos inevitáveis e que sirvam para melhorar consideravelmente a sua vida.

Se vai optar em fazer um crédito consolidado estude bem as opções disponíveis no mercado e use os vários simuladores on-line, que normalmente as instituições disponibilizam. Além disso, não tenha medo de negociar com essas empresas.


Guia Poupe Mais


Veja também:


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:


Messenger Poupa e Ganha
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *