O crescimento do mercado de segunda mão
Moda dos tempos modernos ou fruto das dificuldades financeiras, o preconceito relativamente ao mercado de artigos em segunda mão tem vindo a desaparecer.
A compra e venda de artigos em segunda mão tem cada vez mais adeptos!
Moda dos tempos modernos ou fruto das dificuldades financeiras que ultimamente se fazem sentir, o que é sabido é que o preconceito relativamente ao mercado de artigos em segunda mão tem vindo a desaparecer. Uma mudança de mentalidades que podendo ser vista mais como uma necessidade do que como uma opção, é notavelmente benéfica para os consumidores.
A crise veio incentivar as pessoas a atentarem mais no que é necessário e menos no que é supérfluo. Abrir gavetas, armários e arrecadações em busca de algo que já não tem utilidade ou interesse, tornou-se um hábito de muitos. Desse modo convertem esses itens em dinheiro e simultaneamente libertam espaço.
ORGULHOSO POR POUPAR, SATISFEITO POR GANHAR
É cada vez mais banal encontrarmos alguém orgulhoso de ter feito um bom negócio com o seu “novo” telemóvel comprado em segunda mão! Ou alguém satisfeito pelo negócio concretizado poucos dias após publicar sua máquina fotográfica num site de classificados online.
Mas nem sempre foi assim! Não me recordo de nos meus tempos de escola (e já lá vão uns bons anos) alguém ostentar o que poupara na compra de algo usado, muito pelo contrário. Excluindo o mercado automóvel e imobiliário, comprar em segunda mão era visto com algum repúdio. Os negócios até iam acontecendo, mas de uma forma menos… divulgada!
Hoje em dia sentimo-nos vitoriosos por fazermos bons negócios e, na minha opinião, a compra e venda de artigos usados é normalmente um bom negócio!
MINIMALISMO E ECOLOGIA
O minimalismo tem vindo lentamente a conquistar mais adeptos. Trata-se de um movimento que desafia as pessoas a se livrarem do que têm a mais em busca de uma vida mais simples e desapegada (já nos debruçamos sobre esse assunto aqui no blog no artigo Conheça o estilo de vida que lhe permite poupar naturalmente). Os adeptos desse movimento muito provavelmente veem o mercado de segunda mão como uma plataforma para se desapegarem das suas “tralhas” ao mesmo tempo que ganham dinheiro com isso.
A compra e venda de artigos em segunda mão é também, sem dúvida, um hábito ecológico. Ter por hábito comprar roupa nova em cada estação do ano, não é apenas penoso para a nossa carteira, é também prejudicial para o planeta. Existe um enorme mercado de roupa em segunda mão principalmente para roupa de criança, já que é aquela que é utilizada por menos tempo e como tal, se desgasta menos.
Seja qual for o motivo que o leva a optar por comprar ou vender algo em segunda mão, é sempre bom saber que os benefícios vão além da poupança de dinheiro! 😉
E você? É adepto deste “mercado”?
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 21/08/2014
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Supermercado GoodAfter – Produtos perto do fim do prazo de validade com descontos até 70%
- Os pneus verdes ou ecológicos são mais económicos e mais seguros?
- Telefonemas indesejados, telemarketing e outras chatices…
- Comparar é Poupar