Passar a Roupa a Ferro

É normal que com o uso, o seu ferro de passar roupa fique sujo correndo o risco de passar a sujidade para as peças de roupa ou até mesmo estragá-las.

Existem à venda produtos para limpeza da base do ferro. Já utilizei o Rayen – Iron Cleaning Stick e considero-o eficaz.

rayen
O Rayen – Iron Cleaning Stick é um produto eficaz na limpeza da base do ferro de passar, mas existem alternativas caseiras mais económicas.

Mas para quê gastar dinheiro nesses produtos quando temos a solução em casa!?

Limpeza da base de um ferro de passar roupa sem revestimento anti-aderente

Se a base do seu ferro não tem um revestimento anti-aderente, então os truques caseiros com ingredientes abrasivos serão os mais eficazes na remoção da sujidade agarrada.

Se tem sal grosso e uma folha de papel, então tem tudo o que precisa.

  1. Coloque uma colher de sopa de sal grosso na folha de papel, ligue o ferro e deixe-o atingir a temperatura máxima.
  2. Passe o ferro várias vezes por cima do sal pressionando ligeiramente e no final limpe a base com um pano limpo.
  3. Não utilize vapor durante esta tarefa.

Desta forma, a sujidade ficará agarrada ao sal. 😉

Outra técnica passa pela criação de uma pasta de bicarbonato de sódio.

  1. Misture duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com uma de água e mexa até formar uma pasta.
  2. Espalhe essa pasta na base do ferro usando uma espátula.
  3. Com um pano húmido, esfregue essa pasta na base do ferro até as manchas desaparecerem.
  4. Garanta que remove toda a pasta da base do ferro. Utilize cotonetes para limpar as saídas de vapor.
  5. Encha o depósito do ferro com água e passe a ferro um pano velho várias vezes para ter a certeza que não ficam resíduos da pasta nos orifícios da saída de vapor.

Estas dicas são também úteis para situações em que acidentalmente passou o ferro quente por cima de um plástico ou outro material que derreta. Nesses casos, nunca tente remover os resíduos com um objeto metálico. Poderia danificar permanentemente a superfície do ferro.

Limpeza da base de um ferro de passar roupa com revestimento anti-aderente

Caso a base do seu ferro seja revestida de um material anti-aderente, as técnicas anteriores não são aconselháveis, já que o uso  de produtos abrasivos poderiam danificar esse revestimento.

Nesse caso, pode experimentar o seguinte:

  1. Misture meio copo de vinagre (preferencialmente vinagre branco) com meio copo de água.
  2. Ligue o ferro à tomada para o deixar aquecer ligeiramente e depois desligue.
  3. Com uma esponja macia, esfregue a mistura de vinagre com água na base (morna) do ferro.
  4. Limpe a base do ferro com um pano húmido.

Como limpar o reservatório do ferro a vapor

O calcário acumulado no reservatório do ferro a vapor e nos orifícios da base do ferro, podem ser responsáveis pelo aparecimento de manchas na roupa enquanto a passa a ferro.

Pode facilmente prevenir ou resolver esse inconveniente, fazendo periodicamente uma limpeza ao depósito do seu ferro.

Encha o reservatório com partes iguais de água e vinagre. Ligue o ferro, deixe-o atingir a temperatura máxima e pressione o botão de saída de vapor até esvaziar completamente o depósito.

Sugiro que faça esta tarefa numa varanda ou janela aberta, a não ser que lhe agrade o cheiro a vinagre dentro de casa. 😛

Para que o ferro não fique com o odor do vinagre, repita o processo todo utilizando apenas água.

Uma boa forma de prevenir a calcificação é optar por encher o reservatório do ferro apenas com água desmineralizada ou destilada. Se tem um desumidificador, pode aproveitar essa água para este efeito.

Já agora, saiba como passar a ferro sem desperdiçar energia! 😉

121 COMENTÁRIOS

    • hora viva tenho um dica ainda mais baratu…. PEGA UMA ASPIRINA DEIXE O FERRO ATINGIR MAXIMA TEMPERATUA PONHA O ASPIRINA NA BASE DO FERRO E CUBRA COM UM PEDACO DE PANO E ESFREGUE ATE A ASPIRINA DERRETER,DESEGUIDA PASSE UM PANO LIMPO…..

    • oi pessoal, antes de qualquer procedimento, preciso mesmo saber que tipo de papel é esse? papel branco, papel alumínio? qual destes? obrigado e espero em breve retirar o plástico que grudou no meu ferro de passar… obrigado e espero uma resposta rápida! valeu!

      • 0 papel é branco. Este procedimento funcionou melhor passando o ferro direto no sal.
        Não esquece que a temperatura é máxima; e desligue-o para deslizar sobre o sal .!!!

  1. Eu sei passar a ferro mas cá em casa essa tarefa não é minha. Mas claro que vou dizer que há um método excelente de retirar a sujidade, barata e com pouco esforço! 🙂

  2. Esta dica do sal está espectacular! Para dizer a verdade não o fiz com muita fé de sucesso, mas quando comecei a ver o sal a ficar com a sujidade fiquei rendido!
    RESULTA MESMO!
    Obrigado

  3. Vou tentar agora, Deus que me ajude, o meu ferro está em ponto de jogar fora de tão sujo. Daqui a pouco eu volto aqui pra dizer o que foi que deu. 10/05/2010

  4. Ola! eu li sobre essa dica de limpar a base do ferro com sal grosso,mas meu ferro tem a base de ceramica,mesmo assim pode se usar o sal drosso sem danificar a base?.

  5. Ja estava maluca de tanto tentar limpar meu ferro com todo tipo de coisas que me falavam, e resolvi tentar mais esse!!
    E DEU CERTO!!!! Pulei de alegria. Meu ferro ficou limpinho e sem riscos!
    Não sou de fazer comentarios em sites, mas nesse eu tinha de deixar meu testemunho!
    Obrigada pela dica maravilhosa!!

  6. amei a sujestao de sal grossso,para limpar ferro a vapor,retirou toda sujeira..a do vinagre de limpar o deposito de agua tambem,cansei de ir passar meu uniforme de vigilante pois as vezes eu mesmo passo,visto que minha esposa trabalha com muita correria,,obrigada pela sujestâo…

  7. Meu ferro não tem botão de saída de vapor, posso encher o reservatório com água e vinagre e deixar o ferro ligado até sair toda a agua em forma de vapor pelos orifício de saída de vapor? será que vai dar certo ou devo fazer outro procedimento, é que esta sujando a roupa quando encho de água o reservatório.

    • pode sim Gisele ! faça isso q seu ferro vai limpar , gasta um pouco de energia mas vale apena ,pois se sujar as roupas já lavada tbm vai dar trabalho e gasto! um abraço.

    • Pessoal, eu tenho uma outra técnica bastante eficiente para limpar o depósito de água do ferro a vapor. Dissolva 1 colher de chá de bicarbonato de sódio ( encontrado em qualquer supermecado) em um copo de água limpa e despeje no recipiente de água do ferro. Acione o botão “self clean” ou auto-limpeza, caso o seu aparelho não possuir este botão deixe ligado na temperatura máxima até quase acabar a água. Ne sequência realize o mesmo procedimento somente com água limpa. Funciona e limpa totalmente o depósito de água inlcusive eliminando as manchas amarelas que saem ao passar a roupa.

  8. Cara, pensei que isso ia dar zica… mas deu CERTÍSSIMO! Só tem um porém, alguns grãos de sal entraram pelos furos… Fantástica dica!

  9. O ferro a vapor daqui de casa estava todo impregnado pq minha filha foi passar e grudou tudo. Eu já havia tentado limpar de várias maneiras, com cuidado pois o ferro é novo. Qdo li esta dica do sal falei: será a última tentativa. Deu certo gente! Inclusive tive mais trabalho pq não tinha em casa o sal grosso e usei sal de cozinha. Limpou 99 %. Muito bom.

  10. Posso usar esta técnica do Sal num ferro Rowenta com base Laser Microsteam???
    É seguro, não vai riscar?
    Alguém já experimentou neste tipo de base?

    • Olá Cris,
      Não sei se esta técnica será indicada para esse tipo de base, pelo que não lhe consigo responder à tua dúvida. 🙁
      Talvez outro leitor tenha a resposta…

  11. Pessoal, adorei esse dica do sal grosso, fiz o teste e deu certo. Mas demorou um pouquinho para a sujeira sair do ferro, então tive uma idéia: passei vela no ferro quente e passei o ferro no sal, a sujeira saiu na hora, foi de imediato! Bjos e até a próxima.

  12. Meu ferro é a vapor mas ñ tem o botão de vapor então ñ tem como eu limpar ele dessa forma…e o problema é q meu ferro esta entupido quando balaço ele sai um monte de residuos duro de dentro dele…me ajude por favor

  13. Olá à todos.Meu ferro é novo,ante-aderente,mas pegou uma mancha negra no fundo logo nas primeiras passagens.Tentei algumas técnicas mais conhecidas,como a do vinagre,para limpá-lo,mas não adiantou! Enfim,resolví pesquisar na net uma outra forma de limpá-lo e fiquei pasmada quando ví a sujidade ficar toda no sal grosso!!!Realmente funciona!!!Agora já sei o que fazer toda vez que a base do meu ferro de passar ficar negra!!!! Esta técnica eu recomendo,funciona mesmo!!! Cumprimentos à todos 🙂

  14. Olá amigos, eu fiz diferente e deu certo, meu ferro ficou limpinho e sem arranhaoes.
    Eu coloquei uma colher de sal grosso numa folha de papel A4 e dobrei a folha e passei o ferro bem quente em cima do papel varias vezes. Se o ferro tiver muito sujo aconselho trocar o papel no minimo 3 vezes como eu fiz..
    E melhor desligar o ferro depois que ele tiver bem quente, antes de passar no papel..
    Vale a pena
    abraco
    Luzinete

    • Luzinete, aprovei a sua dica para não correr o risco de machucar a base antiaderente.Levou uns 15 minutos insisti dobrando o papel sulfite de varias formas e usando o ferro bem quente sem agua nenhuma dentro, demorou a dar resultado no começo, mas depois começou esfarelar então fui até o fim

  15. Olá,

    Obrigada pela dica!
    Estive a ler os comentários e uma das suas leitoras diz que saem resíduos sólidos de dentro do ferro, que está entupido; só podem ser bocadinhos de calcário! Nao conheco o modelo do ferro, mas eu tentaria desentupir os orifícios com uma escova de dentes velha, ou mesmo um alfinete, e depois enchia o depósito como sugeriu.

  16. Gente, deu muito certo! Meu ferro estava muito sujo. Demorou um pouquinho para começar a dar efeito, mas funcionou. O resultado foi incrível! Ele ficou limpíssimo! Nem parece o mesmo ferro! Muito obrigada pela dica! Abs.

  17. Como faço para desentupir os orificios de saida de vapor do ferro de passar rowenta. Estão completamente fechados e não sai vapor algum.
    Solicito dica urgente.
    Obrigado.

  18. Eu experimentei e funcionou mesmo! Impressionante. estava com receio que a base ficasse riscada, mas ficou muito bom mesmo!!! obrigado pela dica

  19. Impressionante , como meu ferro ficou limpo em apenas alguns minutos a quanto tempo tento limpar o ferro , muito bom mesmo , voce recomendar para geral , parabéns

  20. Não tinha mais esperança de limpar meu ferro, sujo de plastico, cola e tecido sintetico, uso pouco e ja estava
    ha muito tempo sujo. Usei tudo. Milagre, coloquei num pedaço de pano grosso sal fino, esquentei o ferro e passei, saiu toda a sujeira na hora. Valeu!

  21. COMIGO FUNCIONAL O SAL GROSSO MESMO COM O FERRO FRIO, EU FIQUEI COM MEDO DE ARRANHAR A BASE, MAS NÃO ARRANHOU NÃO E DEU CERTO, OBRIGADO!!!

    • COMIGO FUNCIONOU O SAL GROSSO MESMO COM O FERRO FRIO. EU ACHEI QUE IRIA ARRANHAR A BASE MAS DEU CERTO, NÃO DANIFICOU, OBRIGADO, FICOU LIMPINHO!!!

  22. Usei sapólio com pano úmido… e deu certinho.. pois o vinagre não funcionou. O ferro tem que estar frio e não desgastou o teflon. Foi ÓTIMO!!!

  23. Meu ferro é base de ceramica e faz tempo q tento limpar e nada resolvia… cada dia a mancha aumentava mais… ja estava pensando em q trocar de ferro…
    Fiz como vc explicou e saiu toda sujeira no sal… Muito obgd pela dica!!!

  24. É REALMENTE EFICIENTE ESTE MÉTODO, MEU FERRO ESTAVA MUITO SUJO JÁ HAVIA TENTADO OUTRAS COISAS COMO VELA MAIS NÃO ADIANTOU. OBRIGADA FICOU LIMPINHO

  25. Ótima solução! Outro método para limpar as sujidades do ferro de passar roupa é com uma vela e um pano limpo: ligue o ferro e espere esquentar, após passe a vela na superfície do ferro e deixe que ela derreta um pouco, por último limpe a superfície do ferro com o pano limpo, assim a sujeira ficará presa à vela derretida que sairá com o pano.

  26. Tenho usado uma vela enrolada num pano de algodão, limpa quase tudo mas há pequenas manchas que não saem. Dantes havia a palha de alumínio que é uma espécie de palha de aço mas muito fininha e que dava para a louça e também para ferros de engomar, não sei se ainda há, eu não tenho visto.

  27. Não experiementem por favor!!!!!!!!!!!estraguei dois ferros desse jeito…o sal entra nos buraquinhos do vapor e o ferro acaba queimando não muito depois da limpeza….

  28. olha, fiz conforme descrito na orientação, além de nao limpar absolutamente nada, entrou sal em todos os orificios que saem vapor… Meu ferro é o ultra-gliss da Arno, infelizmente vou ter que mandar limpar na Autorizada..

    • Olá Priscila,

      Deixou o seu ferro atingir a temperatura máxima antes de o passar em cima do sal?
      É que se proceder dessa forma, o sal acaba por derreter e dificilmente acontece o que descreveu.

      Experimente aquecer novamente o ferro.

  29. Gente, entrei para ler a dica e tô choranado de rir.Uns xingam, outros elogiam, kkkoutro elogiam e pedem a dica de tirar as pedrinhas de sal do furinhos…to só rindo. bjs!

  30. Deu muito certo usei papel toalha e sal grosso em 5 minutos meu ferro estava limpo…e deslizando bem melhor…eu sempre utilizava vela e esponja de aço..esqueça…essa solução é muito melhor…Valeu a dica..

  31. Oi gente boa tarde! meu ferro não possui o botão de vapor, Acabei de colocar no reservatório de água, Bicarbonato de sódio e água conforme nossa colega nos deu a dica logo a cima….Estou aguardando o resultado. Se der certo pósto o resultado pra vcs, beleza….. até mais;…..

  32. Realmente funciona acabei de usar no meu ferro arno ultragliss não aranha nem nada podem fazer sem medo. Com delicadeza é claro. Eu coloquei o sal grosso sobre uma toalha para eles não ficarem pulando enquanto eu passava o ferro quente.
    Obrigada pela dica.

  33. A técnica resultou na perfeição. O ferro ficou limpinho e não ficou riscado… mas agora o ferro não aquece!!! 🙁
    Há solução???

  34. Bom dia a todos, experimentei as duas técnicas para limpar o meu ferro, primeiro o sal num pano e como não saiu usei água com vinagre…tbm não saiu e acho q acabei queimando meu ferro, pois agora não quer esquentar…me ferrei!!!

  35. Acabei de fazer, como não tinha sal grosso ,usei sal refinado e ficou perfeito,meu ferro elétrico e Arno ultra gliss,adorei obrigada!!

  36. Resultou na perfeição 🙂 Já tinha experimentado de tudo e quando li esta informação nem queria acreditar, mas ficou fantástico! Já achava que o meu ferro de caldeira, estava bom para ser trocado e afinal aconteceu um milagre!!! Hehe Obrigada pela dica!

  37. Eu limpo a base do meu ferro de uma forma diferente!
    Eu aqueco o ferro no maximo sem o vapor, retiro da tomada, em seguida esfrego vela em toda a base, e depois esfrego em uma palha de aco fina, o famoso bombril, é infalivel!!!deixa o ferro liso, nao entra nada noa boraquinhos do ferro e ainda fica cim cara de novo!!

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.