Como desinfetar e desodorizar esponjas

Antes de declarar o óbito da sua esponja ou esfregão da loiça, experimente “revitalizá-la” com um simples truque caseiro.

esponjas-louca

Com o uso as esponjas ou esfregões da louça vão acumulando germes e adquirindo mau odor.

Não deite ao lixo uma esponja só porque esta tem mau cheiro!

As esponjas podem alojar milhões de agentes patogénicos provenientes da comida pelo que é essencial desinfectá-las para evitar a proliferação de bactérias e o impacto destas na nossa saúde.

Segundo especialistas na matéria, em apenas 2 centímetros quadrados de uma esponja de cozinha, podemos encontrar até 10.000 bactérias incluindo salmonela, bacillus cereus, escherichia coli… nomes estranhos mas que provocam perturbações bem conhecidas como diarreia, vómitos, entre outras.

Essas mesmas bactérias são também responsáveis pelo mau odor que por vezes surge nas esponjas de cozinha. Portanto, eliminando-as estamos igualmente a eliminar o mau cheiro.

Felizmente existe uma forma muito simples de eliminar mais de 99% destas bactérias e assim impedir que estas contaminem os seus utensílios de cozinha.

Depois de remover toda a sujidade que conseguir da esponja, humedece-a e salpique-a com vinagre ou algumas gotas de sumo de limão. De seguida, coloque-a no micro-ondas à potência máxima durante um minuto.

Atenção: garanta que a esponja não tem zonas ou vestígios de metal para evitar danos no micro-ondas. Nunca coloque a esponja no micro-ondas sem a humedecer. Vigie todo o processo até terminar, existe o risco (se bem que mínimo) da esponja arder, ao mínimo indício desligue o micro-ondas.

Faça isto com alguma frequência, principalmente após utilizar a esponja para lavar utensílios com restos de carne ou ovos.


Este conteúdo foi publicado originalmente em: 17/12/2009



🎁 Não perca nenhuma oportunidade!

Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:

  • ✅ Alertas de amostras gratuitas
  • ✅ Dicas exclusivas para poupar
  • ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão

Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!

🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

8 Comentários

  1. Obrigada pela dica Miguel.
    Vou experimentar.

    Normalmente quinze em quinze dias faço uma máquina com “farrapos”, com sacas, etc… e normalmente junto a esfregona do chão. Fica muito mais bonita e dura mais tempo.

    Hoje experimentei lavar um pano de swiffer, ficou pronta para outra utilização :).
    Assim já não gasto um novo pano.

  2. Caramba, esta dica vem mesmo a calhar
    As esponjas cá em casa moram pouco tempo…tal a “afliçao” k me causam

    Obrigada

    Já agr …alguem sabe como tirar vincos dakelas cortinas de casa de banho,de plastico?Sim, dakelas k só reparas nos desenhos mt giros..e qd desembrulhas, reparas k fizeste asneira em comprar?Pois acontece-me mts vezes…
    se alguem souber…

    beijinhos

  3. Eu costumo, sempre que ligo a máquina da louça, juntar no cesto dos talheres a esponja e o escovilhão (não sei se é este o nome) com que lavo a louça à mão. Costuma ficar tudo muito limpinho. Experimentem…

  4. Quanto às esfregonas, lavo-as sempre que lavo os tapetes do chão da cozinha.
    Juro que pensava que era a única a fazer isto…LOL

  5. Eu li na embalagem da esponja que era para ferver água e depois deixar a esponja nessa água fervida, e funciona!

  6. Quanto as esponjas de lavar a loica e limpar a bancada eu ponho -as na maquina de lavar a loica.Acho que da resultado.

    1. Olha.. esta nunca me tinha lembrado mas faz sentido.
      E uma vez que é lavado a quente é capaz de ficar lavadinho. Tenho de exprimentar a mete-las na maquina a ver como fica. Se não resultar experimento a dica do microondas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *