8 razões porque os insetos adoram a sua casa

Conheça alguns motivos pelos quais você estará involuntariamente convidando insetos para a sua casa.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Mosca

Todos nós adoramos a nossa casa e passar tempo sozinhos ou com os nossos entes queridos a fazer o que gostamos. Mas essa experiência pode ser arruinada pela presença de insetos. Afinal de contas, porque é que os insetos adoram as nossas casas? No fundo, pelas mesmas razões do que nós: porque necessitam de um sítio para descansarem, para se alimentarem e para se abrigarem.

São muitas as razões que podem levar ao aparecimento de insetos nas nossas casas. No entanto, compilámos algumas razões mais comuns, principalmente para quem vive em grandes cidades ou em ambiente urbano. Confira de seguida.

1. Plantas

As plantas em casa podem ser uma faca de dois gumes. Apesar de criarem ambiente e serem extremamente confortáveis, também podem atrair muitos insetos. Especialmente se forem muitas e colocadas perto umas das outras. Isso porque criam o ambiente perfeito para os insetos se desenvolverem e se abrigarem.

Por isso, é muito importante que, ao trazer uma nova planta para casa, se certifique de que não vêm passageiros indesejados com ela. Confira também o vaso e a terra onde a vai colocar. Além disso, evite também que estes fiquem com água acumulada. Por vezes, regamos em demasia as plantas e a água acumula nos pires dos vasos. Estes depósitos de água estagnada são também um atrativo para várias espécies de insetos.

2. Fugas de água

Por vezes, uma pequena fuga de água num cano pode ser um problema maior do que parecia à primeira vista. É que podemos até nem intervir, porque a fuga não é assim tão grande ou porque está num cano que usamos muito pouco. Mas esse pode transformar-se num problema maior ao atrair insetos para a sua casa.

Por muito pouca que seja, a água estagnada ou parada atrai com grande facilidade várias espécies de insetos que se alimentam destes ambientes. O frigorífico, por exemplo, é outro local onde isso acontece frequentemente. Seja por causa do descongelamento, seja por serem velhos e acabam por criar goteiras, os frigoríficos criam por vezes poças de águas que nem sequer reparamos, por estarem escondidas. Mas o que para nós pode ser insignificante, para um inseto pode ser um oceano.

3. Lixo doméstico

O lixo é muitas vezes um manjar atrativo e delicioso para os insetos, tais como moscas, baratos, formigas, mas também o pode ser para alguns outros animais como os ratos.

Deixar o lixo doméstico a acumular durante dias, principalmente em cestos destapados, é um convite para esse tipo de pragas. Opte por levar o lixo para o contentor todos os dias, ou pelo menos aumente a frequência com que o faz.

4. Limpeza da casa

Lavar loiça

Ao adiar a limpeza da cozinha para mais tarde ou até para o dia seguinte, deixando migalhas e restos de comida nas superfícies, tais como bancadas, fogão, mesa, chão… aumenta o risco de atrair insetos.

Crie uma rotina de limpeza dessas superfícies logo após as refeições. Mesmo que seja uma limpeza mais superficial, já estará a diminuir a probabilidade de receber a indesejada visita de insetos.

5. Fruta

Quem não gosta de ter na cozinha uma fruteira cheia, com o seu colorido e cheiros diversos? O problema é que isso pode atrair também alguns insetos.

Os insetos são atraídos pelo cheiro da fruta quando começa a ficar madura, por causa da sua fermentação. Como a maioria dos insetos se reproduz em cerca de 24 horas, uma vez que o tempo de incubação dos ovos é muito rápido, isso faz com que estes apareçam em menos de nada. A solução passa por utilizar o frigorífico, em comprar quantidades menores de fruta ou por colocar um pano por cima da sua fruteira.

6. Alimentos para animais

Taça de comida para gato

Dependendo do animal de estimação, e sempre que seja viável, evite manter os seus alimentos expostos ao ar por longos períodos.

Manter uma taça com ração para cão ou gato sempre disponível, para além de degradar mais rapidamente o alimento, ainda serve de atrativo para insetos. Portanto, sempre que possível, coloque somente a quantidade de comida que o seu animal de estimação costuma comer, de modo a evitar sobras.

7. Luz branca

A luz branca é muito utilizada em ambientes exteriores, por iluminar bastante. No entanto, são um atrativo de insetos noturnos. Quem nunca viu traças e escaravelhos a rondar estas lâmpadas durante toda a noite?

Basta uma janela aberta perto de uma luz destas para que os insetos acabem por entrar em casa. Por isso, a solução é simples para evitar estes casos. Opte antes por lâmpadas de luz amarela, que têm o mesmo efeito e atraem muito menos insetos. E são até mais confortáveis à vista.

8. Mobília usada

Vivemos tempos de grande consciencialização ambiental, em que a sustentabilidade é uma necessidade urgente para um futuro em condições. E a reciclagem e a reutilização são cada vez atos mais comuns no nosso dia-a-dia, incluindo a mobília e outros objetos em casa.

Além disso, a mobília antiga e vintage tem outro encanto. No entanto, muitas vezes, estes móveis podem albergar uma colónia de insetos. Assim, se costuma comprar mobília em segunda mão, certifique-se de que não tem insetos no interior ou na sua madeira, que depois possam ser mais difíceis de eliminar quando na sua casa.


Telegram

Quer passar a receber alertas de amostras grátis, oportunidades e outras novidades do blog?

Inscreva-se no nosso canal do Telegram

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ganhe dinheiro preenchendo inquéritos online

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.