Dormir

Dormir bem é uma questão de saúde e são cada vez mais as pessoas conscientes que quanto mais e melhor dormirem, mais produtivas se tornam.

Nos Estados Unidos, a seguradora Aetna decidiu pagar mais aos seus empregados que dormem mais e melhor. Esta empresa percebeu que quanto melhor os seus empregados dormirem, menores são os custos ligados a problemas de saúde e claro, maior será a produtividade dos mesmos.

Quando uma empresa percebe a importância de dormir bem, estando disposta a pagar por isso, é sinal que as pessoas dormem cada vez pior, afetando de forma direta a sua produtividade.

25 dólares por cada noite bem dormida

A falta de sono é algo que prejudica em muito o trabalho e qualidade de vida no geral. Os riscos de dormir mal e pouco, sobretudo quando se trabalha por turnos, são muitos.

Ao dormir mal, o seu dia será menos agradável, o trabalho irá custar mais a fazer e o seu stress irá aumentar. Mas os efeitos de pouco sono não são só estes: a sua vigilância e atenção são menores o que pode levar a um maior risco de acidentes de trabalho!

Mark Bertolini, o presidente da Aetna, percebeu isso e decidiu então pagar mais por aqueles que dormem mais e melhor. Um bónus de 25 dólares por noite é dado a cada empregado que justifique, pelo menos, vinte noites com sete horas de sono por mês.

Esta política funciona e é um excelente investimento para a empresa: Mark declara que os empregados que decidiram mudar os seus hábitos de sono para ter este bónus, tiveram um aumento médio de 69 minutos de produtividade por mês!

Como controlar a qualidade do sono?

Para ter acesso a este bónus, é preciso conseguir provar que se teve uma boa noite de sono. A Aetna confia nos seus empregados para fazer um levantamento das horas de sono por noite mas também aconselha o uso de ferramentas que podem ser usadas por qualquer pessoa no dia-a-dia!

Pulseiras eletrónicas e aplicações em dispositivos móveis podem ser facilmente usadas para controlar a qualidade de sono todas as noites, de forma muito simples e sem grandes custos envolvidos.

A importância de dormir bem para o mundo do trabalho

Cada vez são mais as empresas e empregadores que privilegiam a qualidade do trabalho em vez da quantidade. O mundo do trabalho está cada vez mais atento à saúde dos seus empregados, sendo este um reflexo imediato e claro da produtividade e qualidade da sua performance profissional.

A Harvard Business Review lançou, em 2006, um artigo que analisa a relação entre a falta de sono e a produtividade, levando a conclusões impressionantes: a falta de sono é um verdadeiro inimigo da produtividade. Quem dorme pouco e quem dorme mal não consegue ser um bom profissional.

Não ponha em causa o seu trabalho: durma melhor, ganhe mais dinheiro e seja mais produtivo. Com mudanças de hábitos de sono simples, pode começar a dar os primeiros passos para uma mudança radical no seu quotidiano.

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here