carro

Falar de poupança quando se fala em condução, não implica só falar de onde se pode encontrar o combustível mais barato ou as oficinas e manutenções mais baratas. É também possível poupar dinheiro quando se conduz!

A condução feita por cada condutor influencia em muito o combustível gasto e se mudar a forma de conduzir parece algo difícil ou até impossível para si, não se assuste: reagrupámos algumas dicas bastante fáceis de aplicar no quotidiano para que consiga poupar dinheiro na altura de abastecer.

Conduza de forma eficiente aplicando a eco-condução

A aplicação de técnicas de condução que ajudam a diminuir não só o combustível gasto mas também a emissão de dióxido de carbono tem o nome de eco-condução. Esta preocupação ecológica pretende mostrar que, adotando algumas técnicas, é possível poupar dinheiro ao mesmo tempo que se ajuda o ambiente!

Conduzir
Ao conduzir de forma eficiente está a poupar dinheiro.

Mais do que um mero movimento ecológico, a chamada eco-condução é já uma técnica analisada e aconselhada pelo Instituto de Mobilidade de Transportes Terrestres (IMTT) e pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

As regras de ouro da eco-condução

A aplicação da eco-condução começa antes de se sentar atrás do volante:

  • comece por tentar limitar os pequenos trajetos, sobretudo no centro da cidade, tentando sempre que possível privilegiar transportes públicos, deslocações de bicicleta e andar a pé;
  • antecipe os trajetos, consultando antes de sair de casa o trajeto mais próximo e rápido, para evitar quilómetros desnecessários e inúteis;
  • uma forma de poupar combustível (e limitar a emissão de dióxido de carbono) é ter o carro leve. Evite carregar o seu veículo com objetos e peso desnecessário.

Mantenha o seu carro em boas condições. Não deixe de recorrer a uma manutenção regular, para controlar por exemplo a pressão dos pneus, o nível de óleo ou o estado do ar condicionado. Algum problema ou funcionalidade que não esteja a ser utilizada a cem por cento pode levar a um maior gasto de combustível.

A grande parte das técnicas de eco-condução envolvem a condução propriamente dita. Durante a condução, antecipe!

  • Uma das formas de poupar combustível é mantendo uma velocidade constante. Para que isso seja possível, é necessário antecipar, evitando alterações bruscas de velocidade ou travagens súbitas. Estas situações podem levar a um aumento de consumo de combustível de 15%!
  • Use sem medo a caixa de velocidades do seu veículo: experimente sempre que for possível, usar mudanças mais altas, pois estas são sinónimo de rotações mais baixas, levando a um menor consumo de combustível.
  • Não utilize funcionalidades e equipamentos desnecessários, como o ar condicionado. O ar condicionado pode aumentar até 10% o consumo de combustível, devendo ser só utilizado quando é realmente necessário.
  • Nas descidas, tente manter o veículo com uma mudança engrenada sem ter o pé no acelerador. Isso faz com que o consumo de combustível seja nulo!

Conclusão

A adoção da eco-condução pode levar a poupanças importantes no que diz respeito ao combustível mas também nas idas à oficina. Uma condução mais serena e calma diminui os problemas de motor e pneus, fazendo com que seja possível poupar várias centenas de euros e dias perdidos ao ter que deixar o veículo imobilizado em oficinas.

Adote uma condução serena e aumente a poupança ao mesmo tempo que ajuda o ambiente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here