Condução ecológica ou eco-condução: como poupar enquanto conduz?

A chamada condução ecológica ou eco-condução envolve algumas técnicas, muito fáceis de aplicar, que levam a uma poupança de combustível importante.
carro

Falar de poupança quando se fala em condução, não implica só falar de onde se pode encontrar o combustível mais barato ou as oficinas e manutenções mais baratas. É também possível poupar dinheiro quando se conduz!

A condução feita por cada condutor influencia em muito o combustível gasto e se mudar a forma de conduzir parece algo difícil ou até impossível para si, não se assuste: reagrupámos algumas dicas bastante fáceis de aplicar no quotidiano para que consiga poupar dinheiro na altura de abastecer.

Conduza de forma eficiente aplicando a eco-condução

A aplicação de técnicas de condução que ajudam a diminuir não só o combustível gasto mas também a emissão de dióxido de carbono tem o nome de eco-condução. Esta preocupação ecológica pretende mostrar que, adotando algumas técnicas, é possível poupar dinheiro ao mesmo tempo que se ajuda o ambiente!

Conduzir
Ao conduzir de forma eficiente está a poupar dinheiro.

Mais do que um mero movimento ecológico, a chamada eco-condução é já uma técnica analisada e aconselhada pelo Instituto de Mobilidade de Transportes Terrestres (IMTT) e pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

As regras de ouro da eco-condução

A aplicação da eco-condução começa antes de se sentar atrás do volante:

  • comece por tentar limitar os pequenos trajetos, sobretudo no centro da cidade, tentando sempre que possível privilegiar transportes públicos, deslocações de bicicleta e andar a pé;
  • antecipe os trajetos, consultando antes de sair de casa o trajeto mais próximo e rápido, para evitar quilómetros desnecessários e inúteis;
  • uma forma de poupar combustível (e limitar a emissão de dióxido de carbono) é ter o carro leve. Evite carregar o seu veículo com objetos e peso desnecessário.

Mantenha o seu carro em boas condições. Não deixe de recorrer a uma manutenção regular, para controlar por exemplo a pressão dos pneus, o nível de óleo ou o estado do ar condicionado. Algum problema ou funcionalidade que não esteja a ser utilizada a cem por cento pode levar a um maior gasto de combustível.

A grande parte das técnicas de eco-condução envolvem a condução propriamente dita. Durante a condução, antecipe!

  • Uma das formas de poupar combustível é mantendo uma velocidade constante. Para que isso seja possível, é necessário antecipar, evitando alterações bruscas de velocidade ou travagens súbitas. Estas situações podem levar a um aumento de consumo de combustível de 15%!
  • Use sem medo a caixa de velocidades do seu veículo: experimente sempre que for possível, usar mudanças mais altas, pois estas são sinónimo de rotações mais baixas, levando a um menor consumo de combustível.
  • Não utilize funcionalidades e equipamentos desnecessários, como o ar condicionado. O ar condicionado pode aumentar até 10% o consumo de combustível, devendo ser só utilizado quando é realmente necessário.
  • Nas descidas, tente manter o veículo com uma mudança engrenada sem ter o pé no acelerador. Isso faz com que o consumo de combustível seja nulo!

Conclusão

A adoção da eco-condução pode levar a poupanças importantes no que diz respeito ao combustível mas também nas idas à oficina. Uma condução mais serena e calma diminui os problemas de motor e pneus, fazendo com que seja possível poupar várias centenas de euros e dias perdidos ao ter que deixar o veículo imobilizado em oficinas.

Adote uma condução serena e aumente a poupança ao mesmo tempo que ajuda o ambiente!


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.