Como Vender um Carro Usado

Vender um carro usado nem sempre é fácil. Contudo, se souber lidar com o mercado, poderá sair a ganhar com os seus negócios.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
vender-carro-usado

Vender um carro nem sempre é fácil, e as condições da economia não ajudam, com os preços dos carros a cair a pique. Contudo, se souber lidar com o mercado pode sair a ganhar com os seus negócios.

Ao tentar fazer uma venda convém não se ser ganancioso. A primeira coisa que tem a fazer é avaliar as condições e tempo de uso do seu carro. Quanto mais usado for, menos valerá. Além disso, tenha em conta o próprio modelo e compare com os preços do mercado para que não cometa um erro e peça um valor exorbitante e inadequado. Acima de tudo, há que manter a honestidade e exigir apenas o valor merecido.

Existem uns quantos sites de prestígio onde poder efetuar as suas vendas, entre eles o OLX, Standvirtual, CustoJusto e Ocasião.

CUIDADOS A TER NA VENDA DO SEU CARRO

  • Ao redigir um anúncio, mencione as diferentes especificações do carro separadamente. Evite iniciais, pois estas confundem as pessoas. Evidencie todo o historial do carro, desde o tempo de uso até às condições físicas em que o carro se encontra.
  • Tire as melhores fotos que conseguir, em alta definição. O cliente tem de saber claramente o que está a comprar.
  • Lembre-se de cuidar bem do seu carro. O cliente poderá querer encontrar-se consigo para ver o carro e convém que este esteja bem limpo, polido e com a devida manutenção em dia.
  • Marque reuniões com o cliente e nunca o deixe levar o carro sozinho. Antes de deixar alguém fazer um test drive, verifique se ele tem seguro e carta de condução, ou poderá estar sujeito a um desastre iminente na estrada.
  • Não deixe as chaves na ignição ao trocar de lugares ou ao sair do carro. Não é comum sofrer um roubo durante estes momentos.
  • Se tem 4 potenciais compradores não aceite logo a primeira oferta, a não ser que seja realmente boa. Esteja preparado para negociar pois, se tem apenas um cliente, tem de ser um pouco mais flexível.
  • Se puder, ofereça um extra, como um bidão de gasolina junto com o carro. Um movimento destes pode fazer toda a diferença na venda.

NÃO SE DEIXE ENGANAR

Agora, seja também um pouco esperto. Todos sabemos como é fácil ser-se burlado quando não compreendemos como este mundo cruel funciona realmente. Os burlões costumam contactar os anunciantes e exigir informações pessoais, como o NIB para efetuar a transferência bancária ou para passar um cheque. Não caia nesta armadilha, pois trata-se somente de phishing. Se possível, encontre-se primeiro com o cliente antes de fechar qualquer negócio.

Também não é incomum um anunciante dirigir-se ao multibanco juntamente com o cliente e este efetuar uma transferência bancária, mas para uma conta diferente da do anunciante. O cliente fica assim com o dinheiro e com o carro. Evite situações deste género.

Os burlões tendem ainda a aproveitar-se do sistema das operações interbancárias: combinam encontros depois das 18h00, sabendo que a transferência bancária já não é processada nesse dia. As transferências entre bancos diferentes só são feitas dois dias depois. Assim, visto que a conta já não tem dinheiro suficiente, o dono do carro é que sofre e entretanto o carro já foi vendido a uma terceira pessoa.

Vivemos num mundo em que muita gente é interesseira. Desde que abra bem os olhos e não confie demasiado, deverá conseguir efetuar uma boa venda sem quaisquer problemas.

E se a sua intenção for comprar um carro usado, conheça algumas dicas para comprar um bom carro em segunda mão e para que não seja enganado no decorrer do negócio.


Telegram

Quer passar a receber alertas de amostras grátis, oportunidades e outras novidades do blog?

Inscreva-se no nosso canal do Telegram

Talvez lhe interesse:

2 respostas

  1. O UsadosOk deveria também estar nessa lista visto ser o único da especialidade, onde os anúncios são gratuítos tanto para os particulares como para os profissionais.

  2. Agora já só é engando quem quiser.
    Existe uma empresa que leva um inspector certificado a ver as condições do carro do vendedor e mostra tudo no site, negoceia o preço e garante pagamento seguro. É um excelente serviço de compra e venda entre particulares e não temos que pagar o dobro em stands pelo que oferecem e afasta os comerciantes de “vão de escada”. A empresa é a Hoopy (www.hoopy.pt).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ganhe dinheiro preenchendo inquéritos online

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.