estacionamento-subterraneo

estacionamento-subterraneoEm zonas ou parques de estacionamento onde os lugares estão dispostos lado a lado, como é que estaciona o seu carro? De frente ou de marcha-atrás?

Num parque de estacionamento de um centro comercial (por exemplo) é comum encontrarmos automóveis estacionados tanto de frente como de traseira. Mesmo que não seja esse o objectivo do condutor, quem estaciona de traseira está, regra geral, a poupar combustível!

ESTACIONAR DE MARCHA-ATRÁS É POUPAR COMBUSTÍVEL

Segundo os especialistas na matéria, a manobra de marcha-atrás com o motor do automóvel ainda frio gasta cerca de 20 vezes mais combustível nos primeiros segundos do que quando está quente.

Pelo motivo apresentado, é preferível estacionar o seu carro de marcha-atrás de modo a que quando tiver de sair do estacionamento, o possa fazer facilmente sem esforçar muito o motor.

Mas claro, existem situações em que é mais prático estacionar de frente de modo a deixarmos o acesso à bagageira facilitado, como por exemplo numa ida às compras.

ESTACIONAR DE MARCHA-ATRÁS É MAIS SEGURO

Repare que quando estaciona de marcha-atrás, está a recuar com o seu carro para uma zona que consegue ver (o lugar de estacionamento), enquanto que ao sair de um lugar de estacionamento de marcha-atrás, fica com menos visibilidade e vê dificultada a manobra (numa rua movimentada, por exemplo).

Ou seja, é mais seguro estacionar de marcha-atrás e sair de frente, do que estacionar de frente e sair de marcha-atrás em direcção ao transito!

Ao deixar o seu carro estacionado de traseira e pronto a sair do lugar de estacionamento, está também a facilitar a fuga em caso de emergência.

Se o seu carro tiver sensores de estacionamento, terá a vida facilitada! Se não tiver sensores, pelo menos na sua garagem poderá utilizar um pequeno truque para estacionar sem bater!

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22 COMENTÁRIOS

  1. Tecnicamente falando até será mais fácil iniciar a marcha a frio com a marcha atrás. A marcha atrás é uma engrenagem de dentes rectos que transmite um binário superior do que a 1ª engrenagem.O carro iniciará a marcha mais facilmente com a marcha atrás.

    • Penso que por ser uma velocidade, que tem mais binário “força”, acaba também por consumir mais, ainda por cima com o motor a frio. Poderá não ser grande a diferença para a primeira velocidade, mas é sempre mais uma dica a ponderar e a juntar a outras, que a longo prazo traz poupança.

      Binário/segurança
      No entanto se estacionam na garagem a descer e de manhã vão ter de arrancar a subir, será talvez melhor estacionarem de frente e sair de marcha-atrás, por terem mais “força”/binário na subida, e também porque poderão ter mais facilidade na manobra, o que pode por exemplo evitar acidentes, e assim pouparem em outras despesas, dispensáveis.

      Fumo nas paredes/na casa
      Muitos parques cobertos não gostam que se estacione de marcha atrás, para as paredes do parque não ficarem pretas com o contínuo fumo que sai do escape…
      …é uma dica a ter em conta também nas vossas garagens, quer por “pintarem” as paredes, ou por projetarem o fumo para o interior da garagem/casa…

      Bagageira/Sol
      O acesso ao porta-bagagem ou até evitar o sol a bater no pára brisas, é também de ter em conta para a situação em causa…

      Enfim…
      …é uma questão de analisarem todas estes “pormenores” e escolherem o que será melhor. 😉

      • … a rapidez/segurança da manobra também é importante. Se precisam de sair rapidamente, convém já deixar o carro pronto a sair de frente (caso das ambulancias, bombeiros, polícia, etc…)

        No caso das senhoras, se vão estacionar e depois os maridos é que vão tirar o carro, podem estacionar de frente, e deixam a marcha-atrás para os maridos… heheh (brincando).

  2. Eu muitas vezes estaciono de frente, pois é a forma como é mais rápido e que me dá mais jeito. No entanto tenho que ver se mudo este hábito de forma a conseguir poupar mais combustível, e também para depois quando for para sair de um local conseguir ter mais visibilidade e mais segurança.

  3. Já há bastante tempo que uso a técnica de estacionar de marcha-atrás. Independentemente das razões que só pessoas especializadas sabem apresentar (essa coisa dos dentes rectos, etc.), torna-se muito mais prático na hora da saída, é só ligar a chave e arrancar. Efectivamente, em termos de segurança ganha-se imenso, e então naqueles dias em que os miúdos se atrasam para sair para a escola… nem imaginam!

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