Como evitar e se livrar do bicho da farinha

Abriu um saco de farinha e deparou-se com uma invasão de bichinhos? Saiba como prevenir o aparecimento e como se livrar do bicho da farinha.

farinha

Já alguma se deparou com uns “bichinhos” a passear dentro dos sacos de farinha? Não é algo muito agradável de se ver e o mais certo é essa farinha acabar no caixote do lixo.

Apesar do gorgulho (ou caruncho) ser bastante conhecido como sendo o “bicho da farinha”, na realidade esses insetos podem também ser encontrados noutros alimentos, tais como no arroz, nas massas ou no feijão.

Como é que os bichos da farinha vão parar à sua despensa?

As pragas de gorgulho geralmente já vêm dentro das embalagens desde os armazéns e dos supermercados. Assim, quando compramos esses alimentos infestados e os guardamos na despensa, é normal que em pouco tempo se espalhem por outros alimentos que tenhamos em casa.

À partida, parece impossível evitar uma infestação de bichos da farinha, já que esses insetos estão por toda a parte, praticamente desde a moagem até às prateleiras da nossa despensa.

As fêmeas depositam os ovos nas embalagens, as larvas eclodem e alimentam-se do produto. Há quem diga até que os ovos já vêm no trigo e que por serem tão pequenos conseguem sobreviver ao processo de moagem. Só descobrimos que a farinha está infestada quando já se conseguem ver as pragas a passear por todo o lado.

Como evitar uma infestação de bicho da farinha?

A melhor forma de prevenir uma infestação de gorgulho em casa é evitar comprar alimentos já infestados. Portanto, ainda na loja, inspecione bem as embalagens antes de as comprar. Mesmo não vendo nenhum inseto, certifique-se que a embalagem não tem buracos, pois isso seria indício de estar infestada.

Os ovos do gorgulho são muito difíceis de detetar, por isso poderá até estar a comprar um saco de farinha aparentemente sem sinais de gorgulho, mas que está infestado de ovos prestes a eclodir. Para prevenir uma infestação, mate o gorgulho mesmo antes deste nascer. Para tal, coloque a embalagem no congelador por pelo menos três dias logo após a compra.

Como o gorgulho consegue furar os pacotes de papel e de plástico, recomenda-se que armazene os alimentos em frascos de vidro herméticos e coloque uma folha de louro ou um dente de alho no seu interior. As folhas de louro e o alho ajudam a manter o gorgulho afastado dos alimentos e diz-se que até dificultam a sua reprodução.

Evite comprar grandes quantidades de alimentos propensos a infestações.

Como se livrar de uma infestação de bicho da farinha?

Se já está perante uma infestação, comece por encontrar e descartar o produto afetado e leve-o de imediato para o contentor do lixo fora de casa. Lembre-se que o gorgulho consegue furar sacos plásticos.

Remova todos os produtos do local, aspire todos os cantos e limpe as prateleiras. Após aspirar, deite o saco do aspirador ao lixo ou despeje-o para evitar nova infestação.

Ao usar produtos de limpeza, não se esqueça de arejar a zona antes de voltar a guardar os alimentos.

Antes de guardar novamente os produtos, passe todos os que forem possíveis para recipientes herméticos. Se quiser, pode até peneirar a farinha ao passá-la para o novo recipiente, para garantir que não arrasta nenhum gorgulho.

É perigoso ingerir acidentalmente bichos da farinha?

Não existem relatos de que esses insetos possam ser transmissores de doenças, pelo que a ingestão acidental de uma pequena quantidade desses bichinhos não nos causará qualquer problema de saúde.

Até porque, por serem quase impercetíveis no meio dos alimentos, principalmente após confecionados, a probabilidade de já termos ingerido alguns bichos da farinha, é enorme!

Portanto, a não ser que esteja perante uma infestação de grandes dimensões, não há necessidade de ficar paranoico com estes bichinhos! 😉


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

16 Comentários

  1. Olá 🙂
    Já experimentas-te o truque de misturar açucar com fermento em pó e colocar em montinhos nas zonas onde as baratas aparecem mais?

  2. Já me aconteceu…
    Tu és um perito nestas coisas. És assim para todas as tuas áreas de interesse ou só para algumas?

  3. Possa que susto que apanharia se encontrasse um bicho desses dentro de um desses recepientes….obrigado pela dica 😀

  4. Eu costumo ver bichinhos desses nos frascos onde guardo o feijão! Agora já não há solução,mas pa proxima vou juntar folhas de louro 😛

  5. a minha avó tinha um pequeno terreno e qdo apanhava o feijão colocava-o logo na arca por uma semana e depois colocava-o ao sol …. nunca a ouvi a queixar-se ou a pôr um pó especial que há anti-gorgulho.
    Para prevenir o aparecimento de gorgulho no feijão e no grão também de pode colocar um dente de alho dentro do frasco onde os grãos estão armazenados.

  6. Há tb quem guarde, feijão, grão e farinha no frigorífico e tenha bons resultados! No caso da farinha, esta deve ser retirada do frigorífico umas horas antes de fazer o bolo para ir aquecendo…. senão o bolo não sobe tão bem!

  7. Eu prefiro guardar as coisas em recipientes de vidro ou plastico fechados. Podem ser de compram ou entao aproveitar fracos de vidro de cafe, feijao, doce, etc etc.

    1. Muitas vezes as larvas já vêm dentro da própria embalagem do produto…Crescem mesmo dentro dos recipientes bem fechados.

  8. É das coisas mais nogentas e chatas que pode acontecer.
    Ha vários anos aconteceu la em casa, depois adapatmos uma tecnica super economica e foi-se tudo embora!!!
    Aproveitamos os frascos de vidro por exemplo do café, entre outros, e despejamos a farinha la para dentro. Como está bem fechado e sem humidades, assim a farinha/açucar/especiarias etc etc está sempreeee impecavel!

    1. Primeiro tens de aprender a escrever sem erros e depois nao é nada nojento… toda a gente ja os comeu… nota-se que nem ao trabalho de ler todo o artigo se deu…..

  9. Em plena quarentena inventei de fazer um omelete, pq já tinha acabado tudo, coloquei um pouco de farinha, quando já tinha terminado vi que tinha uns bichinhos, mas já tinha comido alguns (╥﹏╥)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *