Alhos Descascados

Descascar alhos nem sempre é algo agradável de se fazer, principalmente se não utilizar “técnicas” que facilitem a tarefa.

Descascar alhos com a ajuda do micro-ondas

Coloque uma cabeça de alho no micro-ondas durante uns 5 a 10 segundos à potência máxima.

Dessa forma, notará que os dentes se separam rapidamente da cabeça de alho e a casca se desprende muito mais facilmente dos dentes de alho, o que acelera imenso a tarefa que tem pela frente.

Note que este método aquece ligeiramente os alhos, o que faz com que suavize um pouco o sabor. O que até pode ser interessante para quem não gosta do sabor forte do alho.

Com a ajuda de um recipiente com tampa

Esta técnica é bastante simples. Apenas tem de colocar os dentes de alho (separados) dentro de um recipiente, tapar e agitar com muita força durante o tempo que for necessário para os alhos “se descascarem” com a fricção.

Esmagando com uma faca

Este é o método mais tradicional e que é usado principalmente pelos chefs de cozinha. Mas apenas é interessante se precisar de descascar uma pequena quantidade de dentes de alho.

Basta esmagar com força o dente de alho com a lateral de uma faca de cozinha bem larga. Ao ser pressionada, a casca do alho acaba por se soltar.

Se preferir utilizar um descascador de alhos de silicone para o ajudar nessa “árdua” tarefa, saiba que no ebay eles são muito baratos (cerca de 60 cêntimos já com portes incluídos). Veja aqui: descascadores de alho no ebay.

Conservar os alhos

Para melhor conservar os alhos sugiro um dos seguintes métodos:

  • Guarde no congelador os dentes já descascados. Quando precisar de utilizar, nem precisa de descongelar, pode utilizar diretamente nos seus cozinhados.
  • Tal como já sugerimos fazer com a cebola, pique os dentes de alho, coloque numa couvete de gelo e guarde no congelador. Sempre que precisar de alho picado, é só tirar um cubinho da couvete.
  • Pique os dentes de alho e conserve num recipiente cheio de azeite. O azeite deverá cobrir totalmente o alho picado. Assim, para além de conservar mais tempo o alho picado, ficará com um azeite aromatizado.

Se conhecer mais formas de descascar e de conservar alhos, partilhe nos comentários! 😉

19 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia !!!

    gostei muito da dica sobre conservar alho.
    Gostaria de saber qual o antioxidante mais indicado e como utilizá-lo na conservação do alho..

    desde já obrigdo.

  2. Todo o meu tipo de cozinhados tem de levar alho, dá um gostinho tão bom!
    Acho k vou juntá-los ao azeite, assim poupo trabalho quando precisar fazer um refogado. 🙂

  3. três em um….. gostei especialmente da dica de picar o alho e de o cobrir com azeite….

    Normalmente qdo se descascam alhos fica-se com um cheiro pouco agradável nas mãos. Para o tirar eu costumo fazer uma destas coisas (consoante a lembrança de momento) e resulta:

    1.Coloco os dedos debaixo da torneira com um fio de água, e mexo numa faca inox (apoveiro para a lavar)

    2. Deixo as mãos aproximadamente 1 minuto sob água corrente, sem as esfregar.

    3. Lavo as mãos com limão, e de seguida lavo-as normalmente.

    A melhor forma de conservar os alhos e de facilmente se poder descascá-los é colocá-los no frigorífico, dentro de um frasco de vidro que vede bem.

  4. Ontem reparei nuns alhos que tinha lá no frigorífico, já a começarem a ficar ressequidos e secos e então lembrei-me de pôr em prática esta dica. Arranjei um frasco engraçado, enchi-o com azeite, e depois juntei o alho picado. (Como tinha lá uma malagueta daquelas grandes que se confundem com pimentos, cortei uns pedaços e juntei também) 😛

    Sabiam que dependendo da maneira como os alhos são cortados, estes podem divergir no sabor dos pratos? Se quizerem um sabor mais intenso então este tem de ser esmagado ou amassado. Caso queiram um sabor mais suave, então usem-no inteiro, ou cortem em pedaços grandes.

  5. Para tirar o cheiro desagradável de alho das mãos tb podemos esfregá-las com os talos de salsa.

    Uma receita muito boa para se criar um óptimo tempero sempro pronto a usar:
    Descasque uns quantos alhos, ponha no robot de cozinha, cubra com azeite, dois dedos acima do nível do alho. Bata durante cinco minutos, ponha nun frasco com tampa e guarde na geladeira.

  6. Essa ideia do microondas não gostei muito. 5 segundos todos os dias ao final do mês faz aumentar a conta da luz. A dica que mais gostei foi mesmo essa do azeite, é um 2 em 1. Os alhos ficam conservados e o azeite aromatizado!

  7. Deixo mais uma dica que facilita imenso o descascar de alhos:
    Compro imenso alho, deixo-o de molho durante uma noite. No dia seguinte a casca sai facilmente, quase como tirar casca a tremoços. Removo a casca de todos os dentes de alho, lavo-os bem (fca uma pelicula viscosa) e guardo-os em sacos no congelador. Fico com alhos descascados para meses com pouquissimo trabalho 🙂

  8. Obrigado pela informação, como gosto muito cozinhar eu já deixo o alho triturado e com azeite. Como li uma reportagem falando que a cebola não deve ser guardada triturada, fiquei com receio de voltar a fazer com o alho. nos dia de hoje e bem melhor deixar o alho já triturado facilita na hora de preparar qualquer prato.

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.