Como evitar maus cheiros no caixote do lixo

Conheça algumas dicas para reduzir o mau odor no seu caixote do lixo.

Evitar maus cheiros no caixote do lixo

Não podemos evitar ter um caixote do lixo em casa, mas podemos pelo menos evitar que este liberte odores desagradáveis.

Seguem-se algumas dicas para evitar maus cheiros no caixote do lixo.

Localização do caixote do lixo

Não tenha o caixote do lixo num local onde fique exposto ao sol ou a outras fontes de calor, como, por exemplo, encostado a um forno. Isto porque, o aquecimento do caixote, aliás, do seu conteúdo, promove o desenvolvimento de maus odores.

Prefira colocar o caixote do lixo num local fresco e bem ventilado.

A importância do tamanho do caixote e do saco de lixo

Quanto maior for o agregado familiar, maior deverá ser o caixote do lixo, mas certifique-se de que o tamanho não é muito maior do que o necessário.

Um caixote com um saco do lixo demasiado grande, demora mais tempo a encher e quanto mais tempo o lixo ficar dentro dele, maior a probabilidade de se desenvolverem maus odores. Ao optar por um saco do lixo de menor capacidade, por outro lado, fará com que tenha de ser esvaziado mais rapidamente.

Além disso, se não conseguir ter desperdício suficiente para encher o contentor do lixo num prazo de 2 dias, esvazie-o mesmo assim.

Como absorver os maus odores

É praticamente impossível evitar completamente a libertação de maus odores do seu caixote do lixo, mas existem algumas formas simples de os absorver. Como por exemplo:

  • Polvilhe uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio ou detergente em pó no caixote do lixo.
  • Espalhe borras de café no saco do lixo.
  • Coloque alguns pedaços de carvão vegetal no fundo do caixote.
  • Coloque uma pequena camada de areia para gato. Dessa forma, além de absorver odores, também absorve líquidos. Coloque a areia de gato tanto dentro do saco do lixo, como no fundo do caixote, assim, se o saco tiver algum buraco, a sujidade é facilmente absorvida.
  • Use folhas de jornal da mesma forma que a sugestão anterior, colocando-as no interior do saco e no fundo do caixote do lixo.

Separar resíduos mais malcheirosos

Alguns restos de alimentos tornam o caixote do lixo ainda mais malcheiroso, como é o caso dos restos de peixe ou as cascas de banana. É, portanto, boa ideia colocar esses resíduos em sacos biodegradáveis bem fechados, ou embrulhados em folhas de jornal, antes de os colocar no caixote do lixo.

Evitar a humidade

Evite colocar resíduos húmidos no caixote do lixo. Verta os líquidos dos restos de refeições e esprema bem qualquer resíduo de modo a tirar o máximo de humidade possível. Desse modo, diminuirá o desenvolvimento de maus cheiros no caixote do lixo.

Tampa bem fechada

Escolha um caixote do lixo com uma tampa bem fechada, para que nenhum cheiro possa escapar, nem os insetos sejam atraídos para o seu interior.

Mantenha o caixote do lixo bem limpo

Os resíduos húmidos deixados no caixote do lixo podem fazer com que o próprio caixote continue a cheirar mesmo após ter sido esvaziado. Portanto, limpe o caixote do lixo com bastante frequência, preferencialmente após o esvaziar, e não se esqueça de limpar a tampa.

Após a limpeza, deixe o caixote do lixo secar completamente antes de o utilizar novamente.

Utilize sacos do lixo de boa qualidade

Usar sacos do lixo perfumados e mais resistentes, também ajudam a evitar maus cheiros, já que, além de disfarçarem os odores, ainda resistem a rasgões e furos.


Conhece mais dicas para evitar maus odores no caixote do lixo? Partilhe as suas sugestões. 😉


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *