Como Manter a Máquina de Lavar Roupa Livre de Calcário

Não é necessário gastar dinheiro em produtos que evitam a acumulação de calcário nas máquinas de lavar roupa. Existe uma alternativa muito mais económica.
maquina-lavar-roupa

Um dos grandes inimigos das máquinas de lavar roupa, é o calcário presente na água.

O calcário pode danificar a resistência elétrica da sua máquina.

É essa resistência que permite o aquecimento da água, e um funcionamento anormal da mesma pode aumentar o consumo energético da máquina.

Existem vários produtos que evitam a acumulação de calcário, tais como os da famosa marca Calgon. Mas existe uma alternativa caseira… Vinagre!

calgon
O Calgon é um produto eficaz para evitar a acumulação de calcário na máquina de lavar. Mas conseguirá um efeito semelhante utilizando vinagre.

Uma vez por mês, despeje um litro de vinagre branco no recipiente do detergente e faça uma lavagem a 90ºC. Faça isto com a máquina vazia, claro 😛

Nota: o vinagre branco (também conhecido por vinagre de álcool), não é o vulgar vinagre de vinho. No entanto, neste caso também poderá ser utilizado o vinagre de vinho branco.

Partilhe este artigo:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Também poderá gostar:

33 respostas

  1. Esquecem que a maquina tem borrachas que o ferro não tem, etc….

    A acidez do vinagre dá cabo das borrachas da maquina de lavar e acreditem não vão querer acelerar o tempo de vida delas.

  2. Olá a todos!

    Li este post e pensei logo em utilizar o vinagre (também) na minha máquina de lavar roupa. Tive a péssima experiência de ter uma máquina avariada por causa do calcário. Sempre achei que o calgon funcionaria e sempre utilizei em todas as lavagens. A minha máquina avariou ao fim de 1 ano e meio!!! Inicialmente, pensei que era um problema eléctrico porque sempre que a ligava o quadro da electricidade desligava. Chamei o técnico e, qual não é o meu espanto, ele diz-me e mostra-me a resistência da máquina. Estava pior do que a dos anúncios!!! Ele explicou-me também que o problema “eléctrico” era derivado do facto do calcário ter “furado” a resistência o que fez com que entra-se em curto circuito cada vez que ligava a máquina. Sei que a água cá de casa tem muito calcário porque basta-me olhar para o lava loiças quando está seco para ver manchas brancas. Ou então quando deixo os copos secarem naturalmente (sem usar o pano) e noto logo manchas brancas de calcário. Vou usar esta dica duas vezes por mês para ver se evito uma nova visita do técnico!
    No início do post disse que “também” iria utilizar o vinagre na máquina. Isto porque já uso o vinagre em inúmeras coisas. Descobri que é óptimo nas limpezas e pode ser utilizado puro ou diluído em água (uma porção de vinagre para 3 porções de água). Deixo-vos aqui algumas dicas que já foram testadas por mim e funcionaram:

    – Eliminar mau cheiro nas divisões da casa (incluindo cheiro a tabaco): colocar vinagre não diluído numa taçã ou em várias taças e espalhar pela divisão ou divisões. Se o cheiro for na cozinha também pode ferver 1/2 chávena de vinagre com uma chávena de água até a água se evaporar quase na totalidade;
    – Tirar as manchas do fundo dos tachos: deitar uma chávena de vinagre e adicionar água em quantidade suficiente para tapar completamente as manchas. Deixar ferver durante 5 minutos e depois é só passar por água fria;
    – Limpar o frigorífico: utilizar um borrifador reciclado e encher com partes iguais de água e vinagre. Depois é só borrifar todo o interior e exterior do frigorífico e passar um pano para secar. Incluindo as borrachas. Nas gavetas pode-se lavar com vinagre puro para evitar o aparecimento de bolor.
    – Limpar a máquina do café: colocar duas chávenas de vinagre e uma chávena de água no depósito da máquina. Ligar a máquina e deixar completar um ciclo completo (até toda a água do depósito ter acabado). De seguida encher o depósito com água, ligar a máquina e deixar completar o ciclo (repetir mais uma vez).
    – Limpar a lâmina do abre latas: molhar um pano de limpeza em vinagre não diluído e limpar a lâmina.
    – Limpar a tesoura da cozinha: molhar um pano de limpeza em vinagre não diluído e limpar as lâminas.
    – Limpar os salpicos de gordura do fogão, parede e bancada da cozinha (NÃO UTILIZAR NO MÁRMORE): molhar a esponja em vinagre não diluído e esfregar as zonas mencionadas. Passar um pano para secar. Na rotina diária de limpeza da cozinha costumo utilizar o borrifador com vinagre e água e faço a limpeza de toas as zonas com esta solução.
    – Etc.

    Não se esqueçam que o vinagre é desengordurante, desinfectante e muuuuito barato. O chato mesmo é o cheiro mas este desaparece rápido.

  3. eu encontrei esse vinagre branco no pingo doce aqui em Almeirim e nem e muito caro vou experimentar na maquina eu uso para tirar as manchas dos vidros e è bom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.