Usar o GPS pode ajudar a poupar tempo e dinheiro
Sabia que a utilização correta de um sistema de GPS pode ajudá-lo a poupar imenso tempo e combustível?
Viajar de mapa na mão, parar o carro para pedir indicações a alguém que passa na rua, ou perdemo-nos no meio de uma cidade, são coisas do passado ou pelo menos de quem não tem ainda um equipamento de navegação GPS, ou simplesmente um smartphone com uma aplicação GPS instalada!
Os equipamentos de navegação GPS para automóvel trazem várias vantagens para os automobilistas.
Antes de eu usar o GPS, pensava que ele apenas seria útil para situações em que desconhecia o trajeto para um determinado local.
Um dia lembrei-me de seguir as indicações do GPS para me dirigir a um local aonde ia praticamente todas as semanas, fiquei espantado quando o percurso que me indicava era completamente diferente do que costumava fazer. A rota indicada pelo GPS era mais curta e mais económica.
Assim cheguei à conclusão que a boa utilização do GPS me faria poupar tempo e combustível.
Quem nunca desesperou numa fila de trânsito “interminável”? Ficar bloqueado numa fila de trânsito é um inconveniente a que muitos portugueses já se habituaram.
O mau tempo e as más condições das vias tornam estas situações ainda mais frequentes, stressantes e, claro, dispendiosas (aumentam o consumo de combustível).
Se ainda não tem, aconselho-o a adquirir um recetor de GPS. Por cerca de 80€ já é possível comprar um bom recetor GPS para o seu automóvel. Mas sinceramente, eu prefiro utilizar uma aplicação para telemóvel, tal como o MEO Drive, o Here WeGo ou o Waze.
E para quem tiver um pacote de dados bem generoso no telemóvel, poderá optar por utilizar o Waze ou o Google Maps. Tem sido bastante útil principalmente para evitar o trânsito, já que ele tem uma funcionalidade que permite selecionar o melhor trajeto de acordo com o trânsito naquele momento.
Com o Google Maps instalado no telemóvel, para além de me orientar por locais desconhecidos, ainda me dá informações de trânsito atualizadas e indica-me o melhor caminho com base nessa informação.
Isso é excelente para poupar combustível (e os nervos) ao evitar ficar retido em engarrafamentos!
Dando-lhe um bom exemplo, para ir da Póvoa de Varzim a Vila Nova de Gaia, entre outros trajetos, podemos optar por passar pela Ponte do Freixo ou pela Ponte Arrábida. Antes de usar o Google Maps, eu arriscava num dos trajetos ou ia tentando guiar-me pelas informações de trânsito na rádio. Muitas vezes dava por mim retido num para-arranca de mais de uma hora numa das pontes, recebendo depois a informação que na outra ponte se circulava muito melhor. Com o Google Maps ligado isso não aconteceria, já que ele me indicaria o trajeto mais rápido e livre de complicações!
Mas claro, esse acesso à informação de trânsito atualizada, implica que tenha um plano de dados ativado para aceder constantemente à internet. Mas mesmo não tendo acesso à internet enquanto conduz, poderá usufruir das orientações deste GPS. Para tal terá em primeiro lugar de instalar o mapa offline. Essa funcionalidade está disponível na própria interface da app do Google Maps.
Como vê, esta app poderá lhe ser bastante útil. Veja só o que o Google Maps incluí:
- Mapas abrangentes e precisos em 220 países e territórios
- Navegação GPS orientada por voz para condução, bicicleta e a pé
- Direções de trânsito e mapas para mais de 15 000 cidades e vilas
- Condições de trânsito em direto, relatórios de incidentes e redirecionamento automático para encontrar o melhor trajeto
- Informações detalhadas sobre mais de 100 milhões de locais
- Imagens do Street View e do interior de restaurantes, museus e muito mais
Atenção que a má utilização do GPS poderá ter o efeito contrário fazendo-o “queimar” mais combustível, basta digitar mal um endereço ou selecionar um tipo de rota errado.
Portanto, faça uma simulação e verifique bem se inseriu os dados corretos antes de partir em viagem.
Aconselho-o a testar o GPS em zonas já suas conhecidas antes de se aventurar com ele para locais mais distantes e desconhecidos.
Além disso, o GPS pode alertar sobre áreas de radares ou limites de velocidade, o que pode ajudar a evitar multas.
Como configurar o Google Maps para o ajudar a poupar mais combustível
Google Maps permite planear rotas de forma eficiente em termos de consumo de combustível. Para usar esta opção, siga os seguintes passos:
- Abra o Google Maps no seu telemóvel.
- Clique na imagem do seu perfil no canto superior direito e depois em “Definições”.
- Faça scroll e clique na opção “Definições de navegação”.
- Ative a opção “Preferir trajetos eficientes em combustível”.
- Selecione o tipo de motor do seu automóvel.
Quando esta opção estiver ativada, o Google Maps planeará uma rota que tende a ser mais eficiente em termos de consumo de combustível. Tenha em conta que a rota mais eficiente em termos de combustível nem sempre será a mais rápida ou a mais curta.
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 28/08/2009
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Pague o parquímetro por telemóvel e evite multas!
- Poupe combustível: estacione de marcha-atrás!
- Não se esqueça de verificar a pressão dos pneus
- A melhor altura para comprar um automóvel novo
Realmente foi uma boa invenção. E estas férias deu-me muito jeito. Fui para o algarve com ele e demorei menos 1hora com menos gasolina.
Adquiri um através dos pontos do cartão de combustivel que ainda poupei mais, 😀
É sem dúvida um instrumento imprescindível para pessoas como eu que viajam frequentemente para diferentes locais, muitas vezes com poucas referências. Mas atenção à sua utilização porque o GPS não é um instrumento infalível. Além de ficar desactualizado facilmente devido às constantes mudanças nas nossas estradas, pode simplesmente estar errado e enviar-nos para uma estrada de sentido proibido como já me aconteceu.
Mas é claro que não existem utensílios perfeitos. à parte desses pequenos problemas, é um dos quais eu não prescindo em várias ocasiões.
Se é verdade que o GPS pode ser de extrema utilidade, também é verdade que quando desorienta nos pode tornar a vida complicada. Uma vez, no regresso de uma reunião nas Caldas da Rainha, fui parar ao meio de um monte… 🙂
O GPS é muito prático mas mesmo assim quem andou tanto tempo a depender de mapas para fazer viagens continua a achar que fazer uma viagem de mapa na mão é outra coisa 🙂
Na minha opinião o GPS é um excelente amigo das nossas férias, mas não só. Quando vamos a algum sítio que não conhecemos pode nos ajudar a chegar ao lugar pretendido sem enganos e “stresses”. “Santos” os mapas são um recurso menos prático e além disso o GPS tem muitas outras funções e opções extras muito interessantes.
Como costumo dizer “usem e abusem” deste método. Pareçe muito hoje em dia dar logo 80€ por um GPS, mas o valor que poupamos a evitar filas de transito, gasolina, portagens e até multas, vão rapidamente compensar o esforço financeiro 🙂
Hoje me dia existem Gps que detectam carros da policia, operações stop e radares, apenas com alguns downloads. Mais uma boa ideia para aderir a esta ideia 🙂
E já agora também permite viajar-mos no estrangeiro sem nos perder-mos…com esta tecnologia e gasolina no deposito vamos onde queremos 😀
com dinheiro no bolso vamos a todo o lado com gps ou sem ele. Eusinceramente ainda nao me rendi prefiro poupar esse dinheiro
Ainda não perdi a cabeça para comprar um GPS…. como digo em brincadeira…. com GPS as viagens paradestinos desconhecidos perdem toda a mística…. 😉
Tenho de ver se consigo trocar pontos do cartao de gasolina por um…. agora fiquei com o bichino….
Quem tem um GPS deve guiar-se por aquilo que ele ” diz”. Às vezes, como conhecemos o local, nem ligamos ás indicações que nos são dadas, achamos que o GPS pirou de vez!!
O GPS tem muito que se lhe diga, muitas vezes dá o caminho errado e depois diz para voltarmos para trás, outras vezes não está actualizado e manda por uma estrada mais longa, é preciso ter cuidado.
Ainda não comprei nenhum GPS, mas ás vezes faz muita falta, principalmente quando temos de ir a sitios que não conhecemos. Este ano fui de férias, e pedi um GPS emprestado, e realmente deu mesmo cá um jeitaço! 🙂
eu ate acho que há muitos sitios que era impossivel ir sem gps!
ofereci um gps ao meu namorado quando ele comprou o carro e não queremos outra coisa, é divertido para explorar novos lugares, mas agora ja tem de ser atualizado.
O meu mesmo actualizado continua a considerar que uma das ruas que faço todos os dias é sentido único quando há cerca de um ano tem 2 sentidos…
eu tenho um gps e às vezes para tentar ver ate k ponto é fiavel uso-o mesmo em zonas k conheço bem e ele acaba sempre por ma mandar dar voltinhas desnecessarias. pelo menos dá para rir
Será pelas definições que o seu GPS tem de origem? O meu fazia o mesmo porque estava definido para fazer o percurso mais perto em vez do mais rapido. Por vezes custa a acreditar que as voltinhas sejam menos kms mas podem ser. No entanto podem nao compensar por obrigarem a mais manobras e logo gasto de combustivel
ja alterei algumas vezes as definiçoes e mesmo assim nao adiantou de nada. é um tom tom k eu tenho
É muito ultil para pessoas como eu que andam sempre de terra em terra nos concertos
Gps, quase sempre !!
É mesmo uma mais valia !