Analise o desempenho do seu site com estas 6 ferramentas grátis

Conheça seis ferramentas de análise e otimização gratuitas que lhe permitirão destacar-se dos seus concorrentes diretos.
Analisar o desempenho do seu site

Apesar do digital se estar a afirmar como o canal de negócios por excelência, a simples aposta na criação de um site ou loja online não é, por si só, sinónimo de vendas e dinheiro em caixa.

Captar a atenção dos milhares de consumidores que fazem do e-commerce o seu shopping num mundo tão competitivo como o online não é tarefa fácil e mais complicada se torna se não tivermos ferramentas que nos auxiliem a otimizar o nosso site de modo a levá-lo aos primeiros lugares dos motores de busca.

De modo a ajudá-lo nessa tarefa de acompanhar, por exemplo, o desempenho do seu site ou o número de visitantes que este capta diariamente, reunimos seis ferramentas de análise e otimização gratuitas que lhe permitirão destacar-se dos seus concorrentes diretos.

6 ferramentas grátis para a análise do desempenho do seu site

1. Análise SEO Grátis

Como veremos mais à frente, algumas das ferramentas que pode encontrar online na sua versão gratuita apresentam limitações decorrentes da sua própria gratuitidade e falta-lhes o componente humano, isto é, um acompanhamento de técnicos especializados que se debrucem sobre cada caso de forma única.

É por isso, que, quer já seja um veterano do comércio eletrónico ou um iniciado na arte de vender online, os serviços de uma agência de marketing digital estão sempre na linha da frente quando se trata da análise e otimização do seu website.

Uma das agências que se enquadram nesse perfil e que podem ajudar o seu negócio online a obter posições cimeiras no ranking de pesquisas nos motores de busca dá pelo nome de Unik SEO e é agência de SEO localizada em Lisboa com um longo trajeto no auxilio de empresa nacionais e internacionais na otimização e rankeamento dos seus sites.

Para além de oferecer uma análise de SEO online grátis que inclui análises On-page, dos conteúdos e uma avaliação técnica do seu website, de acordo com a sua área de negócio, esta agência coloca ao seu dispor uma experiente equipa de profissionais que o acompanharão e aconselharão em todo o processo.

A auditoria demora cerca de 24 horas e ser-lhe-á, posteriormente, enviada diretamente para o seu e-mail.

Mas atenção, esta análise SEO gratuita é apenas um primeiro passo para entender a situação atual do seu site que deve ser seguido de uma abordagem mais sistemática e profunda.

2. Google Search Console

Na prática, o Google Search Console (antigo Webmaster Tools) é uma ferramenta que mostra como o Google vê o seu site.

Ideal para quem acabou de entrar no mundo digital, esta ferramenta gratuita, entre outras coisas, permite-lhe confirmar se o Google consegue encontrar e rastrear o seu site, corrigir problemas de indexação, visualizar as métricas para o trafego no seu site ou resolver problemas relacionados com o funcionamento do site em dispositivos móveis.

3. Google Page Speed Insights

Para quem, por exemplo, utiliza o e-commerce para fazer as suas compras não existe tempo a perder. Para além de sites que funcionem corretamente e sejam “user friendly”, os consumidores exigem que a velocidade de carregamento acompanhe o seu ritmo das suas necessidades.

Além do “serviço ao cliente”, a velocidade de carregamento acaba por ser determinante para que o seu site alcance posições cimeiras nos motores de busca e, consequentemente, atraiam maior trafego.

É aqui que entra a ferramenta gratuita Google Page Speed Insights que, ao incremento da velocidade, fornece-lhe informações muito uteis e especificas sobre como otimizar o seu site para dispositivos móveis que, por estes dias, se afirmam como o meio de compra mais utilizado pelos consumidores,

Após a análise, será atribuída uma pontuação (0-100) em função da velocidade do seu site. Se obtiver 85 ou mais, significa que o seu site tem um bom desempenho.

4. Screaming Frog/SEO Spider

Alguns dos atributos que vimos no Google Search Console, como é o caso da identificação e rastreamento de URLs, também podem ser encontrados na ferramenta SEO Spider da bem conhecida Screaming Frog

Para além da identificação e rastreamento de URLs, esta ferramenta permite ainda encontrar erros de rastreamento (por exemplo, 404), otimizar imagens, localizar conteúdos duplicados e -criar e otimizar um Sitemap.xml.

Apesar destas valências, a versão gratuita do SEO Spider é limitada e não fornece apoio técnico.

5. SEMrush

Ao utilizar a ferramenta SEMrush está a ganhar acesso ao maior banco de dados do mundo, com 20 bilhões de palavras-chave, 310 milhões de anúncios e 17 bilhões de URLs rastreados por dia.

Para além de analisar os dados de desempenho do seu site, a SEMrush fornece, entre outras coisas, recomendações instantâneas sobre SEO, marketing de conteúdo e publicidade que vão ajudar a melhorar a sua visibilidade online.

Uma nota, a ferramenta é paga, mas pode ter acesso a um período de teste que se prolonga por 7 dias em que o acesso é gratuito. Ao longo destes dias gratuitos, poderá, por exemplo, ter acesso à ferramenta auditoria de site que, por sua vez, fornece uma pontuação geral da “saúde” do seu site, acompanhado por uma lista de problemas encontrados e receber um total de 10 unidades de ideias de SEO, ferramentas que oferecem sugestões sobre como estruturar o conteúdo com base numa palavra-chave de destino.

6. Google Analytics

O Google Analytics é uma importante ferramenta de análise para monitorizar, com eficiência, a “pegada” online do seu site e, em função dos resultados, traçar estratégias que lhe permitam otimizar o seu negócio.

Depois de devidamente instalada, esta ferramenta vai proporcionar-lhe monitorizar o perfil de que visita o seu site (origem geográfica, tempo de permanência, páginas visitadas, etc., o número de conversões, tipo de dispositivos de acesso e muitos outros dados.

Com estas informações em mãos, poderá partir, por exemplo, para o agendamento de ações (novos conteúdos, promoções, etc.) em função dos picos de maior afluência do público ao seu site ou descobrir e corrigir o que está na origem do abandono do seu site (visitantes que abandonam o site sem interagirem com ele).

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