Como se livrar das frieiras nas mãos

Frieiras nas mãos? Não é necessário gastar dinheiro em produtos específicos. Conheça simples truques caseiros para tratar as frieiras.

maos-saudaveis

É principalmente no inverno que estamos mais recetivos às incómodas frieiras. Mas mesmo no verão existem pessoas que estão expostas ao frio (por motivos profissionais, por exemplo) e por isso sujeitas ao aparecimento de frieiras nas mãos.

As frieiras são uma condição dermatológica que ocorre devido à exposição a condições climáticas extremas, como o frio. A baixa temperatura climatérica é a principal causa deste problema, mas também poderá surgir devido a alergias, bactérias ou por excesso de ácido úrico no organismo.

Marca de mãos num vidro com neve
As condições climatéricas tais como o frio e a humidade são fatores que desencadeiam e agravam as frieiras.

Para prevenir e tratar as frieiras, é importante proteger as suas mãos do frio e mantê-las hidratadas, evitar exposições frequentes ao frio e outras agressões externas, como lavagens frequentes com água fria ou uso de produtos agressivos, e manter a pele hidratada.

Truques caseiros para tratar frieiras

Existem vários produtos indicados para combater este problema, entre os quais destaco o “milagroso” Neutrogena.

Mas antes de partir para a compra desse tipo de produtos, experimente outras soluções mais simples e económicas:

  • Utilize a água de cozedura de batatas (sem sal, apenas batata e água) para lavar as zonas afetadas duas vezes ao dia.
  • Lave as mãos com vinagre de maça e deixe secar e atuar durante uns 30 minutos antes de as lavar.

Caso obtenha resultados positivos, poupou na compra de um produto específico. 😉


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

65 Comentários

  1. Numa coisa têm razão, não há NADA melhor que Neutrogena. Diria até que este produto é o melhor que existe no mercado para a hidratação das mãos, contudo sabe sempre bem saber que existe uma boa alternativa natural 🙂

  2. Não há nada pior do que ter frieiras. Este Inverno passado foi a primeira vez que tive e só as dores e o desconforto que dão 🙁

  3. Falei com uma colega que também sofria do mesmo e ela disse-me que uma das coisas que costuma aplicar para combater as frieiras é pó talco porque diminui a sudorese das mãos, desta forma há menor perda de calor nas extremidades. Disse também que se começar o inverno a proteger-se, logo de início, com luvas e se hidratar frequentemente as mãos, os problemas são menores, apesar de não desaparecerem.

  4. Sempre tive frieiras principalmente no inverno também por vezes no verão. Realmente é uma coisa muito incómoda. Normalmente a minha solução é quando posso deixá-las ao ar pois não sabia de nada para tratar. Agora vou exprimentar essas soluções

  5. O primeiro cuidado a ter para não ganahr frieiras é andas sempre bem agasalhado…é meio caminho para não as ter 🙂

  6. Evitar fumar também pode ser uma boa solução para as frieiras, uma vez que a nicotina é um vasoconstrictor o que agrava o problema.

  7. Se a sua frieira não tiver ferida pode também colocar pode aplicar-se pimenta-de-caiena moída ou um algodão embebido numa infusão elaborada com esta planta.

  8. Pode-se ainda mergulhar a frieira num banho temperado, feito á base de Carvalho e Cavalinho fervidos num litro de água 🙂

  9. Depois de recuperada da friera faça massagens energéticas para que evite o seu novo aparecimento 😀

  10. Nas Selecções Readers Digest encontrei uma nota acerca das frieiras bastante útil e que refere que a alimentação pode ajudar a prevenir as frieiras:

    Comer para vencer as frieiras
    A pele é muito sensível ao frio. É frequente sofrermos de frieiras nesta altura do ano. A alimentação pode ajudar a combatê-las.

    Gengibre
    Ajuda a circulação do sangue. Polvilhe as fatias de melão com gengibre em pó. Para fazer uma infusão que também evita o enjoo, rale gengibre fresco para uma chávena de água a ferver. Coma uns pedaços de gengibre cristalizado ou uma bolacha de gengibre.

    Especiarias que aquecem
    A canela, o cravinho e o cardamomo aquecem porque contêm substâncias que melhoram a circulação. Adicione-os a uma bebida ou a um prato para aliviar os efeitos das frieiras. Este problema afecta muitas pessoas idosas e é agravado pelo frio.

    Canela, cravinho e cardamomo
    Facilitam a digestão. Adicione estas três especiarias a bebidas quentes, e aromatize as maçãs assadas com canela e cravinho.

    1. a alimentação é imprescidivel. eu toma suplementos ha uns 5 anos e ha uns 4 anos que não tinha frieiras. ha pouco parei com uma pastilha à base de omega 3 e omega 5 que é exelente para circulação sanguinea, e as frieras ja estavam a querer aparecer~. ja voltei a tomar o herbalifeline e estao a passar! espetaculo, Somos mesmo aquilo que comemos.

  11. Cuiados para evitar as frieiras:

    Nunca deixe de enxugar bem os pés depois do banho. Na hora de usar meias, dê preferência às de algodão, que absorvem melhor a umidade.

    Quando o clima estiver quente, prefira usar sandálias e sapatos bem arejados.

    Se a sua frieira volta, das duas uma, ou você realmente não a eliminou, ou esta oferecendo novamente condições propícias para o seu reaparecimento.

    Mais comum, para a frieira aparecer, é você não enxugar bem os pés. Isto é, dedo a dedo.Você deve passar a toalha, entre os dedos, um a um, deixando bem enxutos, caso contrário , é frieira que aparece mesmo. Frieira, não se cura muito depressa, é preciso ter paciência. Após ter enxugado como lhe, aplique Andriodermol Pó, entre os dedos, a noite e pela manhã, antes de sair de casa. Esta espécie de talco dermatológico, você encontra em qualquer farmácia, e não tem nenhuma contra indicação.

    Quando estiver em casa, procure ficar de sandálias,ou chinelos, evite ficar de meia, seu pé também sua, a transpiração retida, ajuda a aumentar a frieira.

    Se você toma banho fora de casa, não entre em chuveiros de clubes ou serviço, descalço, pois este também é um modo comum de se pegar frieira.

    1. Maria, aquilo que você está falando se chama aqui em Portugal de pé-de-atleta, que é uma micose nos dedos dos pés. No Brasil vocês dão um significado diferente á palavra FRIEIRA. Não confunda…

    2. Isso é outra situação que se deve a um fungo – pé de atleta – e que também se deve chamar frieira noutro contexto, talvez no Brasil. Se fizer pesquisa mais alargada encontra as duas situações, mas com sintomas, causas e tratamentos completamente diferentes.

  12. Esta dica é caseira e pode ajudar no tratamento, mas o correto é procurar um médico para que ele faça um exame e possa dar um remédio ou pomada correta para o tipo de frieira.

    1 copo de óleo de rícino

    Essência de alfazema

    Cânfora

    Pegue o óleo de rícino e esquente em banho Maria, em uma panela de vidro e quando bem aquecido, adicione 20 gotas de essência de alfazema e um pouquinho de cânfora, mexa bem até a cânfora se misturar com o óleo.

    Espere esfriar e passe nas frieiras pelo menos 2 vezes ao dia.

    Pode guardar em um vidro bem tampado.

  13. Ora então la vai mais uma receita para tratar frieiras, devo desde ja dizer, que esta receita está testada por uma amiga , com óptimos rezultados. é mesmo tiro e queda

    1 kilo de perborato sódio
    1 kilo de sal
    água bem quente qb

    Este tratamento deve ser feito, antes de ir para a cama.

  14. como fazer:

    Dividir o perburato de sódio e o sal em 3 partes mais ou menos iguais, colocar uma parte de cada um num alguidar, e deitar um pouco de água kente ( á temperatura que aguente), a pouco e pouco ir acrescentando + água bem kente , de forma a fazer um “escaldão” ás mãos, isto leva a fazer aí 15 minutos, depois enxugar bem as mãos , ou os pés. enviar luvas ou meias bem kentinhas e …. cama !!!
    Fazer este tratamento 3 vezes…. mesmo com as frieiras já feridas, resulta á mesma

  15. PREVENIR É A PALAVRA CHAVE
    Na origem podem estar factores genéticos, hormonais e problemas circulatórios

    Nos dias mais frios, é quase impossível manter os dedos das mãos e dos pés quentes. Há também quem não aguente as baixas temperaturas no nariz e nas orelhas e, para piorar o cenário, muitos são aqueles para quem esses males se transformam em algo pior, as frieiras.
    A pele pode ficar branca e fria, insensível, inchada e vermelha, e dá uma enorme comichão. Nos casos mais graves, as frieiras transformam-se em bolhas que dão origem a feridas dolorosas.
    Mas porque surgem as frieiras?
    As pessoas que têm uma reacção anormal ao frio têm dificuldade em manter a temperatura corporal das zonas do corpo mais expostas, isto porque têm alterações nos pequenos vasos sanguíneos superficiais que se contraem em excesso e não permitem que o sangue circule normalmente. Na origem deste problema podem estar factores genéticos, hormonais e problemas circulatórios.
    O tratamento só poderá ser prescrito por um médico, mas com alguns cuidados pode prevenir-se o seu aparecimento, como proteger-se do frio, ou seja, cobrir as zonas mais afectadas com roupa adequada, como luvas e gorros, de preferência de lã, e calçado quente. Uma massagem suave nas zonas afectadas e o exercício moderado também ajudam.
    E não se esqueçam de que lavar repetidas vezes as mãos sem as secar bem e proteger com um creme, ou aquecer as mãos directamente no calorífero, é meio caminho andado para aparecerem as frieiras, que são difíceis de tratar.

  16. Existe um mineral que é anti-septico, cicatrizante, que antigamente era presença permanente nos barbeiros, após fazerem a barba com lâmina ( aquelas de 20 cm) , passavam pela face uma pedra branca gelada, desinfectava a pele e se houvesse um corte, a cicatrização era imediata pois funcionava como coagulante.
    Tem o nome de Pedra de Alúmen.
    Existe à venda nas lojas de produtos homoepáticos ou em sites on line.
    Também é um bom desodorizante, sem qualquer composto quimico, sem qualquer odor ou essência adicional.
    Passe a pedra em cima das frieiras e a pele cicatriza de imediato.

    1. Muito obrigada pelo Conselho. Utilizo pedra de alumen como desodorizante à cerca da dois anos e não troco por mais nada. agora utilizo no formato de pó. Compro a pedra e parto em pedaços menores. Coloco na bimby e ponho a pulverizar. Fica magnífico para aplicar na pele, para toda a família poder utilizar sem reclamações para além de que é mais eficaz do que esfregar a pedra molhada na pele. Muito obrigada
      Vou já colocar.

  17. na minha opiniao o melhor remédio pra curar as frieiras é Maisena
    tente passar maisena c não funcionar não ei mais oq pasar la

    1. Ola,

      A minha mulher estava actualmente c frieiras nos pes. Os dedos estao bastante vermelhos e por vezes ficam azuis.Tem conhecimento se o tratamento com perburato sódio+sal+agua ou alcool canforado tem algum resultado positivo?
      Quantas vezes por dia e por quanto tempo se tem ke usar este tipo de tratamento?

      Obrigado.

  18. Experimentem Aloe Vera.
    Testei uma loção à base desse produto e para além do alívio reduzi a inflamação.
    Gel de Arnica também é bom para eliminar edemas e mal não faz, pelo que creio que se poderá também combinar.

  19. a melhor recita e tirar casca de pinheiro ai ma parte interna dela tem uma camada roxa com ela é feito um chá bem quente onde é colocado os pés ai tem que colocar até a agua esfriar e depois tire os pés e deixe ele secar por conta nao seque com toalha e depois de seco coloque uma meia. minha mae curou as frieiras fazendo isso!!
    tomara que tenha ajudado alguém!!

  20. Transpiro muito nos pés, mas por incrível que pareça, durante o verão, usando sapatos fechados e meias sociais, não me apareciam as indesejadas frieiras. Contudo, no inverno, porque sinto frio nos pés, coloco meias para dormir, mas durante o dia, por já estar aposentada, fico em casa com os pés à vontade e, mesmo assim as frieiras vinham; todos os anos durante o inverno, apenas entre o dedo mínimo e o vizinho, no pé esquerdo, SÓ NESSE LOCAL.
    Aí, depois de tento sofrer, perguntei ao “tio Google” e encontrei a solução rápida e baratíssima. Infelizmente não me lembro o site, blog e o nome da santa que deu a dica, mas lá vai: AMASSE UM DENTINHO DE ALHO E ESFREGUE NA PARTE AFETADA. Fiz isto apenas uma vez e, adeus “marvada” nunca mais tive nada.
    Li em um jornal que alho e limão só não curam inveja. Os dermatologistas não vão gostar nada disto, pois será uma consulta a menos que eles ganharão $$$$$$$$. Tchau!

  21. Tem o nome de Pedra de Alúmen.
    Existe à venda nas lojas de produtos homoepáticos ou em sites on line.
    Também é um bom desodorizante, sem qualquer composto quimico

    Quanta besteira! Alúmen é o alúmen de Potássio, obtido a partir da reação dos sais de Alumínio e Potássio. Possui peso molecular igual a 948,78 g/mol e é conhecido como Pedra-ume ou Sulfato Duplo de Alumínio e Potássio. Mas a pedra-ume ainda pode ter outros alumens em sua composição.

  22. apanham se urtigas deixam se secar, quando tiveres secas metem se na agua a ferver e colocam se lá deixa se arrefecer e lavam se as mãos com a infusão varios dias ate desaparecerem.

  23. Atualmente tenho frieras nos pes, ja tenho tido ha anos frieras. Peco um metodo para acabar com este sofrimento que é ter-las (quem as teve sabe bem) so mete apetece cortar os dedos dos pes sao umas dores.

    Estou aberto a sugestoes!

    1. Boa noite,
      Se esfregar as mão com alcool e chegar o lume tapando imediatamente com uma toalha, as frieiras dasaparecem para sempre. Pode optar por besuntar as mãos com petróleo mas não deve chegar o lume.
      As melhoras

  24. Já tive frieiras vários anos, especialmente nas mãos e é realmente um grande sofrimento e experimentei muita coisa mas sem sucesso, até que finalmente fiz algumas experiências que deram resultados. Mais ou menos a meio do Outono, antes de começarem as frieiras, eu começo a tomar cápsulas de Rutina (à venda em ervanárias), uma por dia e só paro de as tomar perto do fim do Inverno. É remédio “santo”. Passo também a lavar as mãos quase sempre em água morna, evitando o choque térmico e uso luvas se estiver muito frio no exterior. Se por acaso começo a sentir algum sintoma de frieiras a aparecer, esfrego aguardente nos dedos antes de ir para a cama. Estas experiências resultaram para mim e para o meu pai e já à alguns anos que passo o Inverno na maior, sem esse sofrimento, tenho é de seguir à risca esse tratamento. Por isso, recomendo a quem sofra do mesmo, pode ser que também resulte consigo. Cumprimentos, livres de frieiras 🙂

  25. frieiras normalmente aparecem por causa de fraca circulaçao sanguinea nas maos ou pes…
    experimentem suplimentos de ginkgo biloba (a venda na farmacia) , melhora a circulaçao e mantem as maos mais quentinhas 🙂

  26. Eu costumo colocar algodão embebido em alcóol, seca-as. E depois ponho muito hidratante para que não fique com a pele seca. Tem resultado 😉

  27. também experimentei muita coisa e a única que resultou comigo foi umas cápsulas para a má circulação, começo a tomar no inicio do inverno como forma de prevenção e tem resultado. Apesar de ás xs sentir ligeira comichão, não tem nada a ver com o inchar dos dedos, as dores, desconforto e mau estar que quem tem frieiras sabe muito bem. As cápsulas são Doxi-Om 500 mg

  28. Aff´s eu também peguei frieiras nos dedos das mãos fui lavar uma panela que se encontrava cheia de vermes, eles penetraram na pele de dois dedos meus! já usei dermobene, passei água oxigenada, álcool bactericida, limão, sabonete matacura pra dar banho em cachorro, sabonete de enxofre até agora não consegui extermina-lo! 😛

  29. Eu sempre tive frieiras mas desde há alguns anos que uso o creme frieiras com aloe e ginkgo biloba e calêndula. Agora o creme frieiras tem um novo nome e chama-se Stop Frieiras Creme 75 ml, para o cuidado e prevenção das frieiras. Compra-se nas farmácias. Tem a mesma fórmula do antigo, com os mesmos activos na composição. Continuo a recomendar este creme porque é o que eu uso e sempre funcionou muito bem, quer a prevenir quer a diminuir a intensidade das lesões quando ainda assim teimam em aparecer.

  30. Tenho frieiras á 3 anos seguidos mas este ano arranjei um creme milagreiro pois tira a comichão. Mas n trata,apenas trata os efeitos secundários como a cumichão e as bolhas. O nome do medicamento é FRIAX e encontra-se em farmácias e é barato. Gostava que me recomendassem algo que acabassew de vez com o défice de circulação(frieiras)

  31. Eu tambem tenho frieiras e ponho “Thrombocid” que melhora bastante e irei exprimentar os outros conselhos

  32. Conheci este blog através desta dica (que andava à procura no google), e fiquei fã… tem aqui dicas maravilhosas!!!! Continuação de um bom trabalho para o(s) autor(es) deste portal!!! 🙂

  33. Olá também tenho essas malditas frieiras tomo Daflon 500 mas é mto caro. Vou tentar esses caseiro. Boa dica

  34. No Brasil frieira é a mesma coisa que pé de atleta. Vi alguns comentários que descrevem o pé de atleta e não as frieiras como as conhecemos.

  35. Eu tb sofro de frieiras ha ja pelo menos 10 anos. Ja experimentei muita coisa, e conclui que é uma deficiência circulatória (circulação sanguínea), neste momento estou a fazer cápsulas de gingko biloba, para melhorar a circulação, alem disso vou experimentar algumas dicas que li aqui para os dias mais difíceis.

  36. Para mim o melhor remédio de todos os que experimentei são as urtigas. Passo as mãos nas urtigas e é instantâneo.

  37. Como fazer parar parar a comichao nos dedos da maos causado pelas frieira ajudem me estou bastante aflita

  38. Boa Tarde,
    Para parar a comichão nos dedos devido às frieiras colocar 2 a 3 gotas de oleo de lavanda (óleos essencias) em 1 litro de água morno e deixar durante uns minutos 3 vezes ao dia, durante 7 dias.
    Espero ter ajudado.

  39. Desde a adolescência sofro com frieiras nas mãos.. uma época usava um medicamento natural q era ótimo passava rápido mas saiu de linha.. algum tempo depois tive q ir ao médico, esse Dr me explicou q frieiras é uma deficiência de vitamina K. Então me receitava 3 injeções de kanakion por inverno e eu chegava ficar 2 ou 3 invernos sem ter.. Mas agora tambm não tem mais essa injeção por isso estou aqui a procura de ajuda.. já q meu querido Dr faleceu .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *