Mulher

Nem sempre é fácil saber se uma determinada loção é eficaz no tratamento da pele seca e descamativa, pelo que muitas vezes gastamos dinheiro em algo que mais tarde se revela totalmente inútil.

Felizmente, existem excelentes remédios naturais que nos podem ajudar a tratar a pele seca, e a maioria deles muito provavelmente até terá em sua casa, aliás, na sua cozinha!

Aqui tem uma lista de 10 soluções naturais e económicas para cuidar da pele seca:

  1. Azeite – Já antes falamos das 1001 utilidades do azeite e hidratar a pele é uma delas. Simplesmente aplique um pouco de azeite nas zonas mais secas da sua pele. Massaje bem para que a sua pele beneficie das qualidades hidratantes do azeite. Para tratar a pele extremamente seca, deixe o azeite a atuar durante a noite.
  2. Óleo de coco – Este óleo é um hidratante poderoso, bastante benéfico para restaurar a pele seca.
  3. Mel – O mel, como já antes foi referido aqui, é rico em proteínas, vitaminas e minerais. Alimenta a pele e remove delicadamente as impurezas da sua superfície sendo benéfico, sobretudo, para as cútis secas e frágeis! A sua sua consistência pegajosa e as qualidades anti-bacterianas ajudam a aliviar qualquer inflamação e também a nutrir a pele. Para obter melhores resultados, aplique na pele usando seus dedos ou uma bola de algodão. Utilize o mel como máscara facial e deixe atuar entre 15 a 30 minutos.
  4. Iogurte – O iogurte é rico em ácido láctico, o que é ótimo para esfoliar a pele, contrair os poros e estimular a produção de colágeno. O ácido láctico é útil para remover a pele seca e descamativa do corpo e substituí-la por uma pele lisa. Ao aplicar pela manhã, cubra o rosto com iogurte natural e, em seguida, remova com água fria. À noite, faça uma máscara facial com uma mistura de mel e iogurte. O iogurte é também um dos ingredientes do bálsamo regenerador para peles secas já antes mencionado aqui no blog.
  5. Leite – Tal como o iogurte, o leite é rico em ácido láctico. O ácido lático ajuda a eliminar as células mortas da pele e a fazer com que sua pele fica mais fresca e hidratada. As áreas secas da pele são removidas graças ao teor de gordura no leite. Depois de aplicar, certifique-se que enxagua muito bem com água fria.
  6. Aloe Vera – Aloe Vera é um dos melhores remédios naturais para acalmar a pele seca. Hidratante, adstringente, anti-bacteriano, rejuvenescedor, regenerador, são alguns dos benefícios do aloe vera que nos permitem ficar com uma pele mais saudável.
    Aloe Vera
    O aloe vera tem propriedades curativas, calmantes e hidratantes quando aplicado na pele seca.
  7. Sal – O sal tem imensos usos, sendo um deles o de ajudar a aliviar a sensação de coceira na pele, principalmente se o aplicar no banho. Ao tomar banho, esfregue um punhado de sal nas zonas da pele mais secas. Para além de ajudar a remover as células mortas da pele, ainda ajuda a reduzir a inflamação.
  8. Aveia – A aveia é um dos melhores ingredientes para tratar a pele seca. Repare que a maioria das loções hidratantes, incluem aveia na sua composição. Experimente cozer a aveia com água, deixe arrefecer e aplique essa pasta diretamente na pele. Sabia que também pode usar a aveia para fazer um esfoliante corporal caseiro?
  9. Abacate – O óleo de abacate é rico em vitaminas, incluindo as vitaminas A, E e D. Estas vitaminas contribuem para a hidratação da pele. Para obter o maior benefício do abacate, combine-o com mel e açúcar. Coloque uma pequena quantidade na mão e massaje a sua pele suavemente. Veja também como fazer uma máscara nutritiva para aplicar no rosto, usando apenas 1 abacate, 1 colher de sopa de natas e 1 colher de sopa de azeite virgem.
  10. Água – Pode parecer uma dica ridícula, mas é a mais importante de todas! Ao não beber água suficiente, a sua pele fica desidratada, tão simples como isso. Portanto, é recomendável que beba pelo menos 2 litros de água por dia.

Conhece mais formas de cuidar da pele seca utilizando ingredientes naturais que temos lá por casa? Partilhe nos comentários as suas sugestões! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here