Ainda vale a pena investir em criptomoedas?

Será que ainda vai a tempo de investir em criptomoedas? E será este o investimento certo para si? Vamos ajudar a responder a essas questões.
Bitcoin

Uma pergunta que muitas pessoas colocam ultimamente é se será demasiado tarde para investir em criptomoedas? Claro que não! 🙂

Bitcoin, a principal e mais conhecida criptomoeda do mercado, apesar de ter sido lançada há mais de uma década, continua aberta a novos investimentos.

Entrar no mundo das criptomoedas pode ajudá-lo a explorar este novo sistema financeiro que promete tornar os pagamentos mais simples e com maior transparência. Uma das razões pelas quais as pessoas adquirem criptomoedas é por estas lhes permitirem ter o controlo total sobre os seus fundos e sobre as chaves privadas que protegem os seus bens digitais. Enquanto outros, os traders, se focam em obter lucro com as flutuações do valor dessas moedas.

As vantagens de possuir criptomoedas

Alguns analistas preveem regulamentações cada vez mais rígidas, uma repressão de algumas plataformas de negociação de criptomoedas e uma queda no seu valor no espaço de um ano. Mas, notícias e especulações menos positivas à parte, conheça algumas razões pelas quais ainda vale a pena investir nesses ativos:

  • As criptomoedas podem funcionar como uma potencial reserva de valor, especialmente se pretende poupar dinheiro a longo prazo.
  • Devido à oferta limitada da maioria das moedas, como a Bitcoin, poderá usufruir de maiores retornos sobre os seus investimentos quando mais pessoas investirem nessas moedas.
  • A maioria das criptomoedas são descentralizadas, tornando-as menos suscetíveis ao controlo governamental.
  • Podem ser utilizadas como uma forma mais rápida de transferir fundos para qualquer parte do mundo.
  • Permitem desfrutar de taxas de transação reduzidas.

Será tarde para investir?

Quem só agora começa a compreender o potencial das criptomoedas, poderá eventualmente acreditar que chegou tarde à festa, que perdeu o comboio…

No entanto, na opinião de muitos analistas, vai muito a tempo de começar a investir. Veja porquê:

  • A capitalização de mercado do Bitcoin cresceu mais de 70% ao ano, sendo isso um indicador de que haverá mais espaço para crescimento.
  • Na sequência das imensas notícias e propaganda em redor das criptomoedas, é expectável que surjam mais investidores individuais e institucionais.
  • Novos serviços e produtos serão lançados por alguns dos principais projetos de criptomoedas.
  • Espera-se que mais projetos abram novas fronteiras para transações no mundo real.

Embora ninguém possa garantir o que o futuro reserva para as criptomoedas, mesmo existindo períodos de incerteza económica, existem motivos para acreditar numa valorização. E é exatamente nesses períodos de incerteza, em que surge uma desvalorização por conta de muitos investidores se afastarem dos ativos mais arriscados (como é o caso das criptomoedas), que surgem as melhores oportunidades de investimento. Se investir quando os preços estão mais baixos, poderá colher frutos durante a recuperação.

Será este o investimento certo para si?

Antes de tomar a decisão de começar a investir em criptomoedas, é importante ter a certeza de que este é um investimento indicado para si.

Investir em criptomoedas envolve um maior risco do que investir na maioria das ações ou ETFs, por exemplo. Até mesmo criptomoedas mais “estáveis” como Bitcoin e Ethereum, que vão começando a ganhar utilidade na vida real, ainda têm um enorme caminho a percorrer até que sejam adotadas em larga escala.

Bitcoin e Ethereum

Este é, sem dúvida, um ativo extremamente especulativo e volátil. Basta analisar a variação de preços sempre que uma figura pública, como o Elon Musk, publica um Tweet a mencionar uma determinada moeda ou token.

Nunca invista num negócio que não compreende, nem invista dinheiro que não pode perder!

Estas são regras básicas, mas que convém sempre relembrar. Os investimentos mais rentáveis vêm, regra geral, acompanhados de um maior reisco! O risco de perder dinheiro em criptomoedas, até mesmo a totalidade dos seus investimentos, é enorme. Procure informar-se muito bem antes de investir.

É vital absorver toda a informação possível antes de decidir investir numa criptomoeda. Assim como não é positivo fechar os olhos e negar este avanço tecnológico, aceitar as criptomoedas como salvação e “apostar” as suas poupanças nelas, é também um erro enorme.

Se se sente preparado para segurar os seus investimentos por um longo período, se consegue suportar a extrema volatilidade de curto prazo e souber tomar decisões informadas, então as criptomoedas poderão ser o investimento certo para si.

Também poderá gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.