IVA das bicicletas baixou de 23% para 6%

Este ano as bicicletas estão mais baratas! Portugal é o primeiro país da UE a reduzir o IVA na compra de bicicletas. Saiba quanto vai poupar!

Bicicletas

Se começar a andar de bicicleta foi uma das suas resoluções de ano novo, temos boas notícias! Desde 1 de janeiro que comprar uma bicicleta ficou (ou deveria ficar) mais barato! 🙂

Portugal tornou-se o primeiro país da União Europeia a aplicar a taxa reduzida de IVA (6%) nas compras e reparações de bicicletas, incluindo bicicletas elétricas e de carga, depois de a UE ter autorizado a sua utilização para incentivar a mudança para este meio de transporte mais sustentável e contribuir para as metas climáticas.

A medida de redução do IVA de 23% para 6% para a aquisição e reparação de velocípedes, publicada em Diário da República no final de 2022, já está em vigor. O IVA mais baixo para bicicletas vem permitir aos consumidores poupar cerca de 300€ na compra de uma bicicleta que anteriormente custaria 2000€. No entanto, têm havido alguns relatos de alguma inércia por parte de algumas lojas na aplicação dessa nova taxa de IVA no PVP das bicicletas que comercializam.

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A Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi) lançou o apelo a todas as lojas que vendem bicicletas no nosso país, para reduzirem os seus preços de modo a refletirem a nova taxa de 6%.

Assim, recomenda-se alguma cautela relativamente aos preços ao adquirir uma bicicleta nova. Tente comparar o preço atual com o preço que vigorava até 31 de dezembro de 2022. É expectável que o preço tenha reduzido significativamente, caso contrário a loja poderá se ter “esquecido” de ajustar o preço de venda ao público.

Por exemplo, uma bicicleta que custava 1000€, deverá custar agora cerca de 862€. Use o formulário abaixo para simular mais preços. Basta escrever o preço antigo e poderá imediatamente saber qual o preço atual com a nova taxa de IVA de 6%.



Esta medida, que constou como uma das principais propostas da MUBi para o Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), tem o objetivo de conseguir que 4% das deslocações nas cidades portuguesas em 2025 sejam efetuadas de bicicleta, prevendo-se que até 2030 essa percentagem aumente para os 10%.


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