kefir

Já ouviu falar em kefir?

Kefir é um produto obtido através da fermentação do leite por parte de uma colónia de lactobacilos e leveduras conhecida por grãos de kefir.

Há quem chame a esses grãos “flor de iogurte”, talvez porque o leite depois de fermentado, fica parecido com iogurte natural quer no aspecto quer no sabor.

O kefir é um alimento muito saudável podendo até auxiliar no combate de diversos problemas tais como: asma, acne, problemas renais, acidez estomacal, problemas circulatórios, colesterol, reumatismo, osteoporose, catarro, alergias, enxaqueca, úlceras, problemas digestivos, prisão de ventre, inflamações intestinais, ansiedade, depressão, eczemas, entre outros.

Encontrará bastante informação na internet relacionada com o kefir, até algumas receitas que poderá confeccionar com esse produto.

Mas com tantos benefícios, certamente que os grãos de kefir ficam bastante caros?

Não, nada disso! Os grãos de kefir têm sido passados de mão em mão ao longo de muitos anos de forma totalmente gratuita. Isto porque, à medida que vai fermentando o leite, os próprios grãos vão crescendo. Ou seja, quem tiver alguns grãos de kefir, rapidamente “ganha” mais grãos para poder oferecer.

Algumas ervanárias comercializam o kefir já preparado, mas os grãos, esses são sempre oferecidos. Também já encontrei kefir já preparado à venda num hipermercado.

Foi através da rede Freecycle que consegui alguns grãos de kefir. E estou a adorar!
Tenho bebido kefir diariamente. Ao inicio, por estranhar o sabor, juntava um pouco de açúcar e canela, mas neste momento já o consumo ao natural.

Uma boa forma de encontrar grãos de kefir, é procurando em fóruns onde falem sobre ele e questionar se alguém está disponível para oferecer.

Veja o seguinte vídeo relacionado com esta dádiva da natureza:

Nesse vídeo, uma nutricionista explica o que é o kefir e indica os benefícios do seu consumo.

Nota: não se aconselha a utilização de objectos metálicos em contacto com os grãos, pois isso pode matá-los.

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

172 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns

    Muito interessante este artigo.

    Um Abraço
    Roberto
    .-= Venha ler o meu último post ..Como manter seu PC sempre Saudável =-.

  2. A minha mãe já teve, mas eu por ser esquesita em coisas novas nunca quis provar. Ela lá o bebia, todos os dias, lhe acrescentava o leite e de vez em quando lá os lavava num coador mas de rede em plástico, aquilo era um ritual, que eu sempre olhei um pouco de lado. Mas depois de pesquisar na net, fiquei rendida com tantas utilidades e ainda poder fazer-se receitas e tudo. Agora, olhe… ela já não tem Kefir!!! Mas concerteza me ha-de aparecer á frente por aí pois tenho uma tia que é muito dada a estas novidades, como por exemplo uma que houve aqui há uns anos que era a flor do chá, tinha de ser mergulhada em chá e lá ficava e tb se multiplicava. Não conheçe por acaso do que estou a falar? Lembro-me que nessa altura tb olhava de lado para aquilo!!! lol
    Obrigada mais uma vez por nos por a par destas coisas tão úteis á nossa saúde!
    .-= Venha ler o meu último post ..Já está escolhido! =-.

    • Olá
      Estava de passagem e resolvi comentar. Se não estou enganada, a dita flor de chá a que se refere tem o nome de Kombucha. Já á algum tempo que tenho a pulga atrás da orelha para experimentar, o inconveniente é que ao contrario do kefir, o kombucha tem que ser comprado. Li algures que existe algo do género chamado “mãe de vinagre” que transforma vinho ou sumo de maçã em vinagre e que nasce durante o tempo de transformação do vinho/sumo de maçã em vinagre.
      Voltando ao kombucha, aparentemente é bastante benéfico. O chá de kombucha é utilizado por muitos famosos internacionais.
      Espero ter ajudado.

        • De nada,

          Estou a tentar conseguir o kombucha para mim. Até agora o sitio em que o encontrei mais barato foi na ZED Florals ), podemos fazer a encomenda online e eles enviam para casa,( tem este endereço [email protected]).
          Mas… sinceramente ainda estou indecisa, vou continuar a procurar, pode ser que consiga um ainda mais barato………..hi hi

          Se entretanto comprar, ou conseguir um, não me importo de dar os kombuchas novos. Depois “dou noticias”

        • olá! vi a conversa de vocês, já tive o kombucha, mas como não sabia nada direito a respeito, fiquei com medo de tomar, e acabei perdendo, depois achei esse site a respeito http://www.kombu.de/portugis.htm, eu consegui aqui em Portugal, mas parece que a pessoa que doou não tem mais…
          talvez no site tenha lista de doadores, ou então nas redes sociais… orkut, facebook…yahoo grupos

  3. Já conhecia e já tive mas, numas ferias, deixei com uma amiga e morreu.

    Era optimo e cheguei a dar a varias pessoas.

    Nunca mais consegui arranjar, se alguem tiver, gostaria de ter novamente.

    Obrigada

  4. Pois Isabel, nada melhor que as férias para se perder o Kefir! Tb me aconteceu e por mais que procure nada encontro.
    Eu também aceito Keffir
    Ainda não consegui entrar no freecycle a ver se alguém tem

    • Peço desculpa, mas não tenho vindo aqui.

      Se ainda precisar, posso arranjar.É Kefir de leite

      Estou na zona de Lx.

      Obrigada.

      Bjs

        • Boa tarde!

          Não sei se posso mandar pelo correio. Tenho-o congelado, mas deve morrer.
          Informe-se como o posso embalar, e se for possivel eu mando.

        • Bom dia!

          Tenho estado de férias, por isso não respondi.
          Posso dar-lhe a planta, não vendo. Não sei é se posso mandar pelo correio pelo motivo de se estragar. Eu tenho congelado, informe-se e diga-me mais alguma coisa.
          Obrigada

        • O Kefir morre se se congelar. Aliás nem pode ir ao frigorífico. O leite, depois de fermentado, pode e deve ser guardado no frigorífico mas os grãos não!… Dizem que pode ser colocado no frigorífico (em água) durante umas férias mas eu experimentei e o resultado foi mau 🙁

          O Kefir também pode ser usado em sumos de fruta e em leite de soja. Mas, honestamente, nunca experimentei. Não posso beber leite (cólon espástico) e não consumo Kefir, com muita pena minha porque gosto e há bastante lá em casa. Fui eu que arranjei através de uma colega. Aqui cresce a olhos vistos mas pode comer-se em saladas, sopas, etc.

        • Olá!!!
          Eu tenho kefir a bastante tempo, e sempre que vou viajar lavo com água e depois coloco o leite e guardo na geladeira, sempre deu certo, ainda bem…
          deixo aqui site que ensinam receitas, como usar e como conservar, também há uma comunidade no orkut sobre kefir…
          estou em Lisboa, ainda tenho poco kefir, mas posso doar para 2 pessoas e logo que cresça doo mais…

          http://www.kefir.com.br/o-que-e.html
          http://kefir.xpg.uol.com.br/doar_graos.htm
          comunidade no orkut sobre o kefir…

          • Bom dia,

            Procuro há muito tempo kefir. Já tive mas correu mal….!!!
            Gostaria de ter outra vez, porque quando tomava sentia-me muito bem.
            Se for possivel dar-me agradecia muito.

            Alice

            • Oi Alice desculpa, só hoje vi o seu comentário.
              O Kefir que tenho aqui em Portugal perdi, está na geladeira, mas quando voltar para casa irei jogar fora(estou em férias no norte), estou indo para o Brasil e vou trazer mais de lá, volto a 3 de janeiro, se ainda não tiver conseguido, pode entrar em contato comigo através do meu e-mail [email protected].
              escreva-me e assim combinamos ok?
              Adriana

      • Olá Isabel, se ainda tiverf kéfir para dar, agradecia que me contactasse. Trabalho em Carnaxide, facilmente posso ir ter consigo. Obrigada

  5. O kefir também é encontrado em casas de produtos naturais. Sempre gratuito. Ele pode ser cultivado na água. E nos locais em que oferecem geralmente ele é cultivado na água, sem perder nada de suas propriedades. Na água o gosto é semelhante a uma aguardente, é um fermentado. O kefir de água pode ser acrescentado a sucos de frutas.
    Há uma pesquisa na universidade do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre o kefir no combate a doenças e prevenção do cancer.
    .-= Venha ler o meu último post ..Apimente sua refeição =-.

  6. O Kéfir não deve ser vendido por ninguém. Dizem que como é um produto produzido pela natureza tem que ser dado.
    Há quinze dias deram-me um casal que eu não conhecia, mas tinha o nº. tlm no site do Kéfir, combinamos, e muito amavelmente deram-me.
    Já tenho uma porção que já cresceu no meu, se alguém estiver interessada eu dou.

  7. oi gostaria que alguem me desse um pouco desse kefir, pois sofro de candidiase recorrente , e pesquise na net que isso e muito bom para matar o fungos , por favor se alguem puder me ajundar eu não aguento mais sofrer com isso. urgente

    • Ola boa noite.Moro no Cadaval e gostava muito de arranjar Kefir de leite. Em tempos ja tomei,pois tenho alguns problemas de saúde. Mas perdi e pensava que ja não conseguia arranjar. Gostava de saber, qual é a melhor maneira de arranjar. Aguardo uma resposta. Muito Obrigada!

    • Maria Filomena, eu também sou do Algarve, tenho muito interesse em adquiri grão de Kefir! Ainda tem algum disponível?

      Cumprimentos

    • Peço desculpa pela minha ignorancia, mas o kefir se for pelo correio não morre?

      Agradecia a resposta, por já me terem pedido e não sei como enviar.

      Muito obrigada.

  8. A minha mãe consome Kefir à alguns anos e com resultados positivos. Ela deu-me um pouco para eu também fazer em casa, mas passado algum tempo comecei a esquecer da manutenção… e baldei-me.

  9. Viva,

    Há alguns anos que me falaram de kefir e na altura não liguei muito, mais recentemente voltaram a falar-me como forma de controlo para uma doença de pele. Gostaria de obter alguns grãos para experimentar, sou do Porto se houver alguém que me possa fornecer alguns grãos.

    Deixo o meu email para contacto [email protected].

    Obrigado desde já.

  10. Olá a todos, ja ha algum tempo que tento arranjar kefir mas ainda sem sucesso, gostava muito de experimentar o kefir de leite e também o de água. Sou da zona do Porto – Valongo. Não sei se pode ser enviado pelo correio mas se for possivel agradecia. Muito obrigada.

  11. Olá Miguel,
    Segundo percebi este kefir é granulado????…..
    É que hoje estive no supermercado do «El Corte Inglês» e vi na zona dos frescos/iogurtes kefir de vaca ou cabra, tinha o aspecto de iogurte, mas mais não sei mais porque a embalagem era de vidro e não consegui perceber bem.
    Também havia com sabores.
    Se souber, agradecia que me explicasse.
    Obrigada.
    Teresa C.

    • Olá Teresa,

      Que coincidência! Ontem também encontrei essa bebida num hipermercado Jumbo!
      Existem 3 variedades: Natural, Natural Açucarado e Morango.

      Até tirei foto com o telemóvel para depois publicar aqui no blog… vou preparar um artigo sobre esse produto.

      O que eu tenho em casa são grãos de kefir. É a partir desses grãos que se faz a bebida “Kefir”.

      Já me tinham contado que o Kefir era vendido em farmácias, mas nunca imaginei que uma empresa se ía lembrar de comercializar essa bebida nos supermercados!!!
      É que os grãos de Kefir são gratuitos, aliás, foi assim que “sobreviveram” até aos dias de hoje!

      • Olá Miguel,
        Então fico a aguardar que escreva o artigo para nos ensinar sff.
        Uma outra questão, dos grãos que tem e do que já experimentou… qual é a sua opinião?
        Gosta…. Nem por isso… dá para fazer iogurte disso?
        Qual a diferença dos iogurtes normais ou dos gregos… e queijo fresco por ex…
        Já segui a sua dica dos iogurtes sem iogurteira… e desde essa altura, nunca mais comprei a quantidade de iogurtes que comprava nem comprei a iogurteira…
        Estava tentada a saber mais e eventualmente a experimentar.
        Obrigada.
        Teresa

        • Olá Teresa,

          O sabor do Kefir é um pouco diferente do sabor de um iogurte natural, por exemplo.
          Admito que a primeira vez que provei, detestei o sabor, mas aos poucos (e com ajuda de um pouco de açúcar e groselha) lá me fui habituando.
          Ultimamente tenho-me esquecido de tomar… a vida anda um pouco agitada e há coisas que vão ficando para trás!

          “Qual a diferença dos iogurtes normais ou dos gregos… e queijo fresco por ex…”… desculpe Teresa, mas não sei bem a que se refere!

          Fico contente por saber que a dica “Fazer iogurte sem iogurteira” a ajudou a poupar dinheiro. 🙂

          Ainda ei-de descobrir se dá para acomodar os grãos de kefir de uma forma que torne possível o envio pelos correios. Assim podia ir oferecendo alguns grãos aos leitores.

  12. Olá Miguel,
    Desculpe, não me expressei bem, o que eu queria dizer é: fazendo iogurtes com kéfir (se é que dá para fazer), será que têm muita diferença dos iogurtes normais ou dos gregos (mais líquidos ou mais espessos) … já percebi que tem um sabor diferente e que podemos demorar um pouco a adaptar.
    Por aquilo que percebi é uma bebida, mas aquilo que pergunto e depois de ver no supermercado é…e queijo fresco? Será que é possível fazer?
    Quanto à dica dos iogurtes sem iogurteira….não me ajudou a poupar dinheiro…. ESTÁ A AJUDAR todas as semanas a poupar dinheiro.
    Muito Obrigada pelas preciosas dicas que nos dá.
    Teresa

    • Olá Teresa,
      Bem, é assim, quanto mais tempo deixarmos os grãos de kefir, mais espesso fica o leite. Mas isto também depende da temperatura. No verão, o kefir fica espesso em menos tempo do que no inverno.
      Uma forma de acelerar o processo, é amornar um pouco o leite antes de colocar os grãos de kefir.
      Quanto às semelhanças com os iogurtes, diria que varia entre o iogurte liquido e o tradicional iogurte sólido.

      Fazer queijo com kefir, nunca experimentei mas sei que é possível. Na internet encontrei esta receita de queijo de kefir para barrar.

      Muito obrigado pelos seus comentários. 😉

      • Sou de Benavente mas posso mandar por correio.Neste momento tenho mesmo necessidade de me livrar da “flor de Kéfir”pois já produzo Kefir para cima das necessidades.

        • Bom dia Sr. José:

          Espero que esteja tudo bem com o Sr.
          Sou de Aveiro e já algum tempo que procuro o Kefir, pois em tempos os meus pais tinham e era o nosso pequeno almoço todos os dias mas deixaram morrer quando foram de férias.
          Encontrei uma pessoa que tem , mas só vende não dá e quer um exagero, como sou da opinião que não se vende mas devemos dar o que temos a mais, venho por este meio perguntar se o Sr. ainda tem algum que possa oferecer,caso afirmativo se seria possível me podia enviar pelos CTT ou uma transportadora que eu indicasse com portes a pagar no destino ( ou seja por mim ).

          Fico aguardar o seu comentário, agradecendo desde já a atenção dispensada.

          Melhores cumprimentos

          Helena Silva

        • Chamo-me Ana e vivo em Santo André perto de sines e gostaria de exprimentar kefir devido aos seus vários beneficios para a saúde. Se tiver para doar eu ficaria muito agradecida.
          O meu email é: [email protected], fico a aguardar resposta

        • Olá ! Gostaria de iniciar novamente o uso de Kefir. Tive durante mais de 15 anos mas com a mudança de casa acabou por ficar inutilizado.
          Gostava de saber se ainda tem Kefir para doar e em caso afirmativo se poderá enviar por correio com portes p/ minha conta como é óbvio. Por experiência sei que o envio, como demora poucos dias, não costuma inutilizar o Kefir.
          Basta uma quantidade mínima porque se for utilizado diariamente em leite desenvolve-se muito depressa e atinge o tamanho necessário para a quantidade recomendada.
          Obrigado.

  13. Agora lembrei até de minha infancia, lembro que minha mãe fazia, e tem um gosto super parecido com Iorgute msm, e é mtoo gostoso, atravez daqui que fui descobrir o nome! Rende de mais, quanto mais usa mais rende é incrivel.
    Ps. Acc sementes C =

  14. Olá.
    Gostaria de obter grãos de Kéfir de leite, será que alguém me pode doar?
    Moro na zona do Porto, se alguém tiver a mais e me quiser oferecer, agradeço e pago os portes do correio.
    Muito obrigado e deixo aqui o meu endereço para possível contacto: [email protected].

  15. Olá, gostaria de obter Kefir de leite. Moro na região de Lisboa, vou buscar a um local a combinar.
    Já tive à cerca de 20 anos, e alerto para o facto de não se dever mexer com as mãos (pode matar a planta), deve-se lavar semanalmente com água tépida e não se pode por no frigorifico (a planta).
    O meu contacto [email protected].

    Cumprimentos.

  16. Boa tarde,

    Em casa dos meus pais tivemos kefir durante anos e eu adorava, não me lembro o que aconteceu mas acabou e nunca mais conseguimos arranjar.

    Se alguém me pudesse arranjar alguns grãos ficava muito grata.

    Deixo aqui o meu e-maild e contacto: [email protected]

    • Olá,

      Aos que procuram Kefir aconselho juntarem-se ao grupo:
      https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/fazendo_kefir/info

      É um grupo de pessoas que partilham informação e doação de kefir, foi lá que adquiri os meus.
      Leiam bem as regras procurem primeiro doadores na zona ou país onde moram e tenham paciência, à muita gente a pedir, já não vou lá à meses mas continuo a receber as mensagens, volta e meia lá aprendo mais uma coisa.

      Procure informação nos arquivos e nas mensagens e vai ficar a saber muitas coisas como por ex. a congelar kefir, fazer queijo, guardar os grãos no frigorífico, etc.

      Para alguns daqui que queiram enviar kefir um bom método é colocar os grãos molhados num pouco de leite em pó, selar bem o saco e enviar num envelope almofadado dos pequenos.
      Já enviei assim numa viagem de 3 dias, onde aprendi a fazer dizia que aguentam 5 dias.

      Inscrevam-se e tenham paciência eu demorei cerca de 1 mês para ter os meus, na altura ninguém me respondeu dos contactos dos doadores, resolvi mandar mensagem para o grupo e nada, até que resolvi andar lá a ler algumas mensagens até encontrar alguém que vi que me podia dar e contactei diretamente a pessoa, a segunda pessoa que contactei mandou-me.

      Fiquem bem.

  17. Alguem sabe onde posso arranjar KAMBUCHA, tenho KEfir de LEite para troca.
    Ja congelei Kefir e descongelei. (depois de lavados e bem sequinhos, ensopan-se com leite em pó e colocam-se no congelador guardando desta forma por alguns meses)
    Ja deixei no frigurifico para que não fermenta-se tao rapido e nao morreu.
    Já deixei por peridos de 1 semana e mais dentro do mesmo leite e não morreu.
    leva sempre um pouco mais de tempo para reactivar com mudas diarias ou de 24h em 24h de leite, mas reaviva sempre. Bolas desculpem-me o comentário mas que fizeram aos que deixaram morrer? Deitaram fora?
    Já soube de os secar (desidratar) e guardam-se tambem por periodos longos de tempo.

    • Olá Maria !
      Tive Kefir durante uns 15 anos, mas com a mudança de casa ficou inutilizado.
      Gostava de saber se tem possibilidade de me doar uma quantidade mínima de Kefir(porque sei que se desenvolve depressa), enviando por correio, com portes p/ minha conta claro.
      Obrigado.

    • Olá Maria,
      Ando à procura de Kefir há uns meses e, na Madeira, não consigo arranjar nada. Pode enviar-me por correio? Não estou bem dentro do “meio”. Sei que não se costuma vender, mas nem sei como posso recompensar a possível doação… não tenho kambucha 🙂
      Por favor entre em contacto comigo, muito obrigado,
      Manuel

  18. Há já muito tempo que procuro obter alguns grãos de kéfir, mas não tenho conseguido encontrar.
    Tenho um filho intolerante ás proteínas do leite animal e como o kéfir pode ser utilizado no leite de soja ia facilitar muito a confecção de alguns alimentos (iogurtes, bolos, pão, sobremesas, etc.)
    Se alguém puder me enviar alguns pelos correios agradeço imenso.
    [email protected]

  19. quem puder me doar o kefir de agua por favor me doe não sei mas onde encontrar todos falam que doam mas ninguém manda telefone nem endereço isso dificulta a doação ,eu moro em são gonçalo rio de janeiro quem puder entre em contato comigo pelo email ou por celular de onde eu posso pegar o kefir.vou buscar no local até se for no rio de janeiro e vizinhanças .meu cel é 21 83462901 tim ou 2187019782 oi . meus emails [email protected]
    [email protected]
    agradeço muito quem puder me doar
    deus o abençõe

  20. Agradeço imenso, mas o Pedro Oliveira já me enviou.
    Assim que tiver suficiente também espero contribuir para os imensos pedidos que aqui há!
    Mais uma vez obrigada!

  21. Olá Marta, ainda tem grãos de kefir? A minha mãe já teve ha muito tempo mas acabou por dar e perdemo-lo.. Se for possível diga-me algo por favor, obrigado.

  22. Boa noite!

    Gostaria de saber se alguém têm grãos que possam doar. Vou buscar em mão na zona de coimbra e em aveiro. Se for por correio pode mandar à cobrança.

    Alguém que me pudesse ajudar ficaria muito agradecido.

    [email protected]

  23. MAS O KEFIR QUE EU TENHO TEM GOSTO DE VINAGRE EU VOU JOGANDO O ESCEÇO DAS SEMENTINHAS DIZEM QUE É BOM MAS O GOSTO DO QUE EU TENHO NÃO É BOM ALGUEM PODE ESPLICAR AQUI NA ENTERNETE

  24. Boa tarde a todos! Tenho Kefir de leite que está a cresecer bastante….o suficiente para 6 pessoas. Como já não consigo dar vazão a tanto Kefir, gostaria de partilhar com alguem interessado. Podem contactar-me para o meu e-mail [email protected]. Só quem vive na zona de Odivelas e Lisboa e entrgo pessoalmente.

  25. já bebi o sumo de keifir muito tempo e como é prciso muita delicadeza para o conservar e no inverno não produz como no verão então por descuido acavou desejava pedir a alguem que se me podia enviar num frasco obra de 3 colheres de sopa vivo na rua do pinhal nº12 marinha das ondas 3090-485 figueira da foz eu pago os portes agradeço é muito magnifico para a saude obrigada tambem dei a muitas pessoas no verão é a época mais reprodutiva muito bom para todo o tipo de doença

  26. eu tenho kefir de leite e agua quem quiser deixe recado no meu face,ou entre nesse grupo ele e meu ta cheio de dicas e receitas pra vc fazer com seu kf participe

  27. Estou interessado em ter kombucha e kefir de leite. Agradeço doação de alguem da zona ou informação onde posso arranjar. Sou de Santarem e posso ir buscar até +- 50Km em redor.

  28. gostaria muito de arrumar kefir de agua pois me deixa novo, sofro de bronquite e quando usava kefir ficava novo queria conseguir o mesmo em forma de doaçao sou de Porto Alegre moro na av. Nilopolis, 245 ap. 402 cep.90460.050 meus telefones 051 33325304 ou 051 84965000 desde já agradeço, abraços Paulo R Grossi

  29. Olá amigos, eu tentei doação e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite e Kefir de Água e comprei por R$24,90 com frete grátis, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil, o site é esse se interessar para alguém:

    Para quem está procurando Kefir de Leite é nesse site:

    kefirdeleite.com

    Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

    tibicos.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here