Máquina de lavar roupa

Lavar roupa é aquela tarefa doméstica aborrecida, mas com a qual temos invariavelmente de lidar. Se não gosta de passar horas à volta da máquina, aqui tem algumas dicas para lavar roupa para poupar tempo e até dinheiro.

Na realidade a parte mais complexa não é a lavagem propriamente dita. Essa parte é com a máquina. Mas até a máquina começar a lavar, é preciso separar a roupa, pensar em prioridades e até nos tempos de secagem. Há vários motivos para organizar as lavagens e separar a roupa, e a poupança de tempo é um deles.

Preparação antes de lavar roupa

Separar as roupas por cores

Separar a roupa por cores é fundamental para evitar acidentes e peças estragadas. Idealmente convém separar por roupas brancas, roupas de cores claras e roupas de cores escuras. Ter vários cestos de roupa suja por cores ajuda muito a poupar tempo a separar a roupa.

Separar as roupas por grau de sujidade

Outra questão a ter em atenção quando separa a roupa é o grau de sujidade. Se há peças muito sujas, o melhor é lavá-las juntas com um programa mais exaustivo, para evitar roupa mal lavada e novas lavagens.

Esmiuçar as etiquetas da roupa

O tipo de tecidos também é muito importante na separação da roupa. É preciso ler com atenção as recomendações de lavagem na etiqueta para ser mais fácil escolher o programa adequado e a dosagem de detergente correta.

Ou seja, encare as etiquetas presentes nas peças de roupa como um mini-manual de manutenção!

Antes de despejar toda a roupa suja na sua máquina de lavar, leia atentamente as etiquetas de cada peça. A temperatura, o programa de lavagem e a centrifugação variam de acordo com a composição das peças de roupa. Por exemplo, a lã e o linho encolhem ao serem lavados a altas temperaturas e deformam-se ao serem centrifugados.

Veja alguns exemplos de símbolos que constam nas etiquetas da roupa:

Simbolos nas etiquetas da roupa

Já agora, se tem por hábito cortar as etiquetas da roupa (por incomodarem em contacto com a pele ou por outro motivo qualquer), não as deite ao lixo. Escreva na própria etiqueta uma descrição que indique a peça de roupa a que pertence e guarde-a.

Dê mais valor à informação contida nas etiquetas da sua roupa e verá que esta se manterá (quase) nova por muito mais tempo.

Pré-tratamento da roupa

Pré-tratar a roupa também ajuda a poupar tempo quando há nódoas mais difíceis. Se as nódoas estiverem pré-tratadas, a roupa fica bem lavada logo à primeira lavagem.

Evitar que as meias “se escondam”

Um truque muito útil para poupar tempo à procura de meias perdidas é usar um saco de rede para lavar roupa interior. Assim as meias desavindas não têm hipótese de se esconder no tambor da máquina.

Escolher um bom detergente

O detergente também é muito importante. Opte sempre por um detergente de qualidade e adequado ao tipo de roupa. Pode parecer óbvio, mas se o detergente for bom e a dosagem adequada à roupa que está a lavar, a roupa fica impecável à primeira lavagem.

Evitar que a roupa delicada se deforme

Algumas peças de roupa mais delicadas podem ficar deformadas quando lavadas na máquina.

Para além de ter o cuidado de selecionar o programa de lavagem adequado, ainda pode fazer algo mais para proteger a roupa delicada.

Basta colocar essas peças de roupa dentro de uma fronha de almofada e fechá-la com um cordel. Já pode pôr a máquina a lavar sem qualquer receio!

Preservando as suas roupas, está a adiar a necessidade de comprar roupas novas, logo, está a poupar!

Planeamento

Com organização é mais fácil rentabilizar o uso da máquina e evitar lavagens com meia carga e até lavagens com demasiada roupa, que muitas vezes resultam em roupa mal lavada. A secagem da roupa também se torna mais simples de prever se houver planeamento.

Secagem – não há tempo a perder

A secagem da roupa também influencia muito o tempo que se despende a tratar da roupa. A primeira coisa a fazer é organizar as lavagens para que tenha sempre espaço para estender a roupa assim que ela acaba de lavar. Assim evita-se maus cheiros, ter de lavar novamente e roupa muito engelhada, que depois dá o dobro do trabalho a passar.

Lavar roupa torna-se mais simples e rápido com organização e alguns cuidados. Poupa-se tempo, a própria roupa e alguns nervos, e o mais importante vem antes mesmo do tambor da máquina começar a girar. 😉

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.