Devemos deixar a porta da máquina de lavar roupa aberta ou fechada?

Após terminar a lavagem e retirar a roupa do tambor, costuma fechar a porta da máquina? Será isso bom para a máquina de lavar roupa?

Máquina de Lavar Roupa

Após o programa de lavagem ter terminado e ter retirado a roupa da máquina, provavelmente sente-se tentado a fechar imediatamente a porta. Mas será isso bom para a máquina de lavar roupa? Ou é melhor deixar a porta aberta?

Muitas vezes nem reparamos, mas muitos de nós voltamos a fechar imediatamente a porta da máquina de lavar roupa logo após retirarmos a roupa do tambor. Especialmente quando a máquina de lavar roupa está à vista de todos, fazemos isso para dar um aspeto mais arrumado. No entanto, o ideal é não o fazer!

A humidade é um terreno fértil para as bactérias

A razão é que a humidade permanece na máquina de lavar roupa após a lavagem. Esta humidade é um terreno ideal para a reprodução para as bactérias. E, acredite, elas são bastante rápidas a se multiplicarem.

Resultado: uma máquina de lavar malcheirosa. As bactérias vêm da roupa, peles e cabelos que são lavados com ela.

Ao deixar a porta da máquina aberta, permite que a humidade saia da máquina. Se mantiver a porta fechada, as bactérias podem ter o seu caminho.

Por isso deixe sempre a porta aberta após a lavagem. Se a máquina estiver numa divisão húmida como a casa de banho, deixe a porta dessa divisão aberta, ou ligue o extrator (caso o tenha). Desse modo, a máquina pode livrar-se da humidade ainda mais rapidamente.

A máquina acabou de lavar e está sem tempo para estender a roupa? Então, pelo menos, deixe a porta da máquina aberta assim que terminar o programa de lavagem. Caso contrário, pode arriscar que a proliferação de bactérias nesse ambiente húmido, deixe a roupa malcheirosa.

É melhor fazer uma lavagem quando souber que tem disponibilidade para a estender logo após terminar a lavagem. Mas se não tiver tempo, pelo menos abra a porta para que possa sair o máximo de humidade possível.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *