Como Marcar Consultas Online para o Centro de Saúde

Com a Área do Cidadão do Portal SNS (eAgenda), fazer a marcação de consultas online nos centros de saúde tornou-se muito mais simples.
sns-area-do-cidadao

Sabia que pode marcar consultas online para os Centros de Saúde de todo o país sem telefonemas nem deslocações?

Falo da Área do Cidadão do Portal SNS (inicialmente conhecido por eAgenda), uma plataforma criada no âmbito do famoso programa do governo português, o Simplex.

Uma medida implementada com o objetivo de reduzir o tempo de marcação de consultas nos Centros de Saúde e Unidade de Saúde Familiar (USF) e ao mesmo tempo criar um novo canal de relacionamento com o utente.

São várias as vantagens da utilização deste serviço:

  • Pode marcar a partir de qualquer lugar, uma consulta independentemente de ter ou não médico de família.
  • Aceder à agenda do médico e marcar para a data e hora que mais lhe convém.
  • Marcar consultas para o seu agregado familiar.
  • Visualizar e cancelar os pedidos já efetuados.
  • Receber notificações por SMS ou email com a confirmação das consultas.

Para começar a usufruir deste serviço online, comece por se registar no Área do Cidadão do Portal SNS utilizando o seu número do SNS (Serviço Nacional de Saúde). Caso possua cartão de cidadão e respetivo leitor para ligar ao computador, poderá associá-lo ao seu registo.

Depois de estar registado já poderá efetuar o login e aceder ao portal para marcar consultas online. É um processo bastante simples e rápido!

Pedido de consulta para o centro de saúde

Caso seja portador de uma patologia crónica, poderá também utilizar essa plataforma para solicitar um pedido de receita no seu Centro de Saúde. Nesse caso, deverá mostrar interesse em usufruir desse serviço junto do seu médico de família. Ele terá que o referenciar como paciente crónico e disponibilizar a lista de medicamentos autorizados.

Já conhecia este serviço do portal da saúde para marcação de consultas online?

Aproveite também para conhecer um outro serviço online do portal da saúde, que nos permite saber o tempo de espera para urgências, consultas e cirurgias.

Também poderá gostar:

47 respostas

  1. Desconhecia esta novidade!! 🙂 nunca marco por telefone pois é um “castigo”, mas com este sistema evito ir lá de prepósito. Vou tentar registar-me e espero ter melhor sorte do que tu- Obrigada pela dica!

  2. Estou Registado e à muito que fazia marcações no E-agenda
    Pois agora fui mais uma vez para marcar uma consulta
    E não consigo!
    O que se passa de novo no portal?
    Pedia que me informem como fazer para ter acesso ao Portal!
    Obrigado

  3. Maria Fernanda Santos Batista martins 9 de Março de 2016
    Concordo plenamente com este senhor, se já estou registada há tanto tempo e tenho marcado tantas consultas online no eAgenda porquê agora não poder?

  4. Já estou registada à muito tempo no e agenda, e sempre marquei as minhas consultas online, porquê agora não conseguir?

  5. Com tanto simplex está cada vez mais complex. Há mais de um ano que não consigo marcar consulta no E-Agenda o que antes era fácil e eficiente. Até tentei um novo registo mas tambem aparece a mensagem que agora não é possível. O que é isto?

  6. Será que alguém me consegue explicar como se marca as consulta neste novo sistema.
    Sempre marquei as consultas por internet e nunca tive problemas e neste momento não o consigo fazer .
    Fizeram actualizacões e só complicaram e nem explicam como se faz

  7. Porque não posso marcar consulta, no eagenda, e, quando muito, as opções que tenho é planeamento familia, e outras que a mim não se aplicam????? Ridiculo!!

  8. Continua a treta do costume,ou nao é possível marcar, ou marcando, recebo um sms posterior a dizer que nao é possível a marcaçao, e, mesmo escolhendo o horário que aparece como disponivel, é mentira, marco e depois dizem-me que nao foi possivel por falta de agenda…uma treta!!!

    1. mais que treta,tudo um embuste,telefona-se,toca telefone para afugentar ratazanas,manda-se email,está em quarentena,médicos e médicas,que pelo menos nos seus gabinetes a receberem o ordenado pelos contribuintes por inteiro,têem os dados dos seus doentes,e bem podiam contactar os seus doentes,para as receitas do costume,ou análises,tudo surdo-mudo,ou o doente se estiver acamado dirige-se ao centro e é atendido pelo guarda do covil,deixando o pedido por escrito e poderá ser conctatado ou nâo,hoje se tens dinheiro-privado,se estás á espera dos médicos de familia,marcam o ponto nos centros de saúde e vão trabalhar nos seus gabinetes privados ou clinicas e hospitais privados,ninguém controla esta seita de malfeitores.falo por VALBOM,, mas nos outros deve ser a mesma música.o patrâo é o mesmo.paga o contribuinte os ordenados a estes salafrários,é sempre pago por aquele intermediário que nos rouba,o ESTADO.

  9. HA DOIS DIAS QUE ESTOU A TENTAR MARCAR CONSULTA E NADA DE NADA,CADA VEZ PIOR,PARECE QUE ESTAMOS EM AFRICA E MESMO PARA TER PACIENCIA

    1. Para conseguir registar o seu filho tem que usar os dados dele, ou seja o numero de benfeciario do sns e usar um código……fácil……boa sorte

  10. Eu já uso o EAGENDA desde 2014, marco consultas e peço receitas, pois é doença cronica….Mas já houve uma pagina melhor , agora é muito confuso…..mas lá vai dando…sempre poupo tempo para estar no centro de saúde……

  11. Este site é uma verdadeira farsa, (Uma nódoa) se não pertenceres a um grande centro! Estás fora!
    1-Após registado, mais de metade do teu histórico não esta registado.
    2-Quando tentas marcar consulta online manda-te para a tua zona de saúde (extensão de saúde) que esta off-line porque sem qualquer explicação não esta ligada na rede, manda-te telefonar, mas o número de telefone não aparece em lado nenhum, segue para a pagina principal do S.N.S. que por incrível que pareça fiz varias pesquisas mas não se encontra.
    3- Agora imaginem uma pessoa que mal saiba mexer num PC como pode marcar uma consulta ou saber o número de telefone da sua zona através do site do S.N.S.
    4- Para apresentarem esta vergonha ao público em geral mais-valia terem um portal só para serviço dos profissionais de saúde, VERGONHA….mas publicidade ao S.N.S. não falta, já que fizeram o principal actualizem o restante que não custa assim tanto.

  12. Cada vez que tento marcar consulta, ou pedir receita de medicação crónica, aparece:

    Lamentamos, mas de momento não nos é possível satisfazer o seu pedido.
    Se necessitar, entre em contacto com o nosso canal de apoio via e-mail: Suporte
    Se entende que o seu problema é grave ou nao pode esperar, por favor contacte directamente a sua Unidade de Saúde

  13. Sempre marquei consultas online, mas agora parece que não é possível. Porque é que o sistema não funciona, parece haver aqui gato escondido com rabo de fora.

  14. Não tenho consultas nem médica de familia! A médica esta debaixa há mais de um ano, como faço para ter médico que me consulte?
    não consigo trabalhar como estou!

  15. Já estava registado hà muito tempo e, neste momento, não consigo fazer marcações de consultas online. Ora, esta situação só veio complicar a vida as pessoas. Alguem me pode informar da razão desta anormalidade?

  16. marquei pela primeira vez consulta, nao recebi mensagem nem email a confirmar ? mas ao verificar pedidos diz que esta marcada a consulta e hora serà que esta mesmo? quem costuma marcar poderia me responder se é assim?

  17. Também não consigo marcar consultas! Aparece a seguinte mensagem, logo em inicio:

    O seu médico não tem agenda disponível. Se o seu problema é grave ou não pode esperar pelo contacto, por favor contacte directamente o seu Centro de Saúde.

  18. Sempre marquei consultas on line para mim e para a minha família, Agora não consigo diz que os meus dados não são corretos

  19. Qual o motivo que os levou a fazer outro programa para o SNS? Tinha a minha passe para entrar e o meu registo feito….agora não dá!!!!! Tenho de ir para o centro de saúde as 6h da manhã??? Só para complicar a vida de quem trabalha. Voltem ao sistema anterior…..é o melhor para todos os utentes!!!!!!

  20. boa noite.
    preciso de ajuda sff.
    Estou registada no posto de saúda da Damaia.
    Queria fazer marcação de uma consulta para a doutora Teresa Castaño e não estou a conseguir.
    Este portal da saúde, tá todo mudado e eu não me entendo
    Podem-me ajudar sff?
    Obrigada.
    Atentamente,

    Margarida Ribeiro

  21. Só sabem complicar pedem para marcar consultas online e a resposta é esta só os informaticos é que talvez consigam marcar uma consulta ganhem juízo

  22. Sandra Santos Setembro 21, 2016 at 11:46 am

    Será que alguém me consegue explicar como se marca as consulta neste novo sistema.
    Sempre marquei as consultas por internet e nunca tive problemas e neste momento não o consigo fazer .
    Fizeram actualizacões e só complicaram e nem explicam como se faz

  23. nao consigo me registrar nao sei o que fazer mais pedeme um leitor de cartoes e eu nao tenho vou ter que ir de preposito ao centro de saude marcar a minha consulta e tar tres meses a espera como da ultima vez deus me livre….

  24. mais uma alteração para nos complicar marcava consultas por INTERNET e agora não consigo estas alterações só facilitam os que sabem muito mas eu sei pouco não tenho esse direito de marcar por via net obrigado

  25. pior do que nunca a marca de consultas por e.agenda estes gajos com as invençoes deles complicaram tudo bem para nao termos mesmo consultas.

  26. Boa tarde.
    Já estou registada no Portal do Utente, e tenho médica de família, estou a tentar mandar e – mail, e não consigo entrar, já marquei consultas e pedi medicação. Peço informação sobre o exposto? será preciso novo registo ? Por favor aguardo resposta
    Ilda Mota

  27. boa noite estou registada ,mas parece que voltamos ao tempo medieval .fazem alterações que não consegue entra mas para que e´isto .andam a brincar ,com a saúde das pessoas ,ja na terça feira por motivo do sistema estar bloqueada liguei para a saúde 24 por 2 x fomos enviados para o hospital e os documentos não chegaram ao destino chegou o doente e a tiragem la foi mal feita que o doente ia bem mal que depois lhe tiverem que fazer nova tiragem ,e não ha minguem que tome conta desta vergonha será que só interessa os números espero que voltem a por o portal a funcionar

  28. Boa Tarde,
    Quem faz estas alterações sinceramente não sabe o que faz. Esquecem que vivemos num país de idosos……vivo numa localidade pequena e era eu que ajudava os idosos, com o outro sistema tive de aprender, quando já dominava a situação foi alterada. Há 2 meses que um casal de idosos que não estavam isentos da taxa moderadora mas que nesta altura reúnem condições para tal, nem vos conto….registei.os. Tive de utilizar para um o meu número de telemóvel e para o outro o número do meu marido. Receberam em casa um pin temporário. Alterei. Só a semana passada é que acho que consegui fazer alguma coisa….e sem certezas. Cada vez que lá entro tenho de os autenticar e depois tanto eu como o meu marido recebemos um código. São códigos atras de códigos…….horrível. Se me perguntarem o que fiz nem sei explicar, tal não foi a confusão de entrar e sair, códigos para cá códigos para lá…….LAMENTAVEL!

  29. Boa tarde

    Gostaria de saber se nao tendo medico de familia como somos chamados para a vacina do Covid19?Mas estou inscrita no centro de saude. Ja agora o meu pai tem 83 anos e ainda nao foi chamado para levar a vacina,visto ser uma pessoa com incapacidade de 87,4 % acho que ja deveria de ter levado onde vizinhos gracsa a deus saudaveis e ja levaram,e alguns mais novos .Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Amostra Grátis

Receba alertas de novas amostras grátis e outras dicas interessantes no seu e-mail:

Ou CLIQUE AQUI para subscrever com a sua conta de Facebook