Como Marcar Consultas Online para o Centro de Saúde

Com a Área do Cidadão do Portal SNS (eAgenda), fazer a marcação de consultas online nos centros de saúde tornou-se muito mais simples.
sns-area-do-cidadao

Sabia que pode marcar consultas online para os Centros de Saúde de todo o país sem telefonemas nem deslocações?

Falo da Área do Cidadão do Portal SNS (inicialmente conhecido por eAgenda), uma plataforma criada no âmbito do famoso programa do governo português, o Simplex.

Uma medida implementada com o objetivo de reduzir o tempo de marcação de consultas nos Centros de Saúde e Unidade de Saúde Familiar (USF) e ao mesmo tempo criar um novo canal de relacionamento com o utente.

São várias as vantagens da utilização deste serviço:

  • Pode marcar a partir de qualquer lugar, uma consulta independentemente de ter ou não médico de família.
  • Aceder à agenda do médico e marcar para a data e hora que mais lhe convém.
  • Marcar consultas para o seu agregado familiar.
  • Visualizar e cancelar os pedidos já efetuados.
  • Receber notificações por SMS ou email com a confirmação das consultas.

Para começar a usufruir deste serviço online, comece por se registar no Área do Cidadão do Portal SNS utilizando o seu número do SNS (Serviço Nacional de Saúde). Caso possua cartão de cidadão e respetivo leitor para ligar ao computador, poderá associá-lo ao seu registo.

Depois de estar registado já poderá efetuar o login e aceder ao portal para marcar consultas online. É um processo bastante simples e rápido!

Pedido de consulta para o centro de saúde

Caso seja portador de uma patologia crónica, poderá também utilizar essa plataforma para solicitar um pedido de receita no seu Centro de Saúde. Nesse caso, deverá mostrar interesse em usufruir desse serviço junto do seu médico de família. Ele terá que o referenciar como paciente crónico e disponibilizar a lista de medicamentos autorizados.

Já conhecia este serviço do portal da saúde para marcação de consultas online?

Aproveite também para conhecer um outro serviço online do portal da saúde, que nos permite saber o tempo de espera para urgências, consultas e cirurgias.

Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Talvez lhe interesse:

47 respostas

  1. Boa tarde.
    Já estou registada no Portal do Utente, e tenho médica de família, estou a tentar mandar e – mail, e não consigo entrar, já marquei consultas e pedi medicação. Peço informação sobre o exposto? será preciso novo registo ? Por favor aguardo resposta
    Ilda Mota

  2. boa noite estou registada ,mas parece que voltamos ao tempo medieval .fazem alterações que não consegue entra mas para que e´isto .andam a brincar ,com a saúde das pessoas ,ja na terça feira por motivo do sistema estar bloqueada liguei para a saúde 24 por 2 x fomos enviados para o hospital e os documentos não chegaram ao destino chegou o doente e a tiragem la foi mal feita que o doente ia bem mal que depois lhe tiverem que fazer nova tiragem ,e não ha minguem que tome conta desta vergonha será que só interessa os números espero que voltem a por o portal a funcionar

  3. Boa Tarde,
    Quem faz estas alterações sinceramente não sabe o que faz. Esquecem que vivemos num país de idosos……vivo numa localidade pequena e era eu que ajudava os idosos, com o outro sistema tive de aprender, quando já dominava a situação foi alterada. Há 2 meses que um casal de idosos que não estavam isentos da taxa moderadora mas que nesta altura reúnem condições para tal, nem vos conto….registei.os. Tive de utilizar para um o meu número de telemóvel e para o outro o número do meu marido. Receberam em casa um pin temporário. Alterei. Só a semana passada é que acho que consegui fazer alguma coisa….e sem certezas. Cada vez que lá entro tenho de os autenticar e depois tanto eu como o meu marido recebemos um código. São códigos atras de códigos…….horrível. Se me perguntarem o que fiz nem sei explicar, tal não foi a confusão de entrar e sair, códigos para cá códigos para lá…….LAMENTAVEL!

  4. Boa tarde

    Gostaria de saber se nao tendo medico de familia como somos chamados para a vacina do Covid19?Mas estou inscrita no centro de saude. Ja agora o meu pai tem 83 anos e ainda nao foi chamado para levar a vacina,visto ser uma pessoa com incapacidade de 87,4 % acho que ja deveria de ter levado onde vizinhos gracsa a deus saudaveis e ja levaram,e alguns mais novos .Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.