O Portal da Saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) fornece cada vez mais informação e serviços úteis para os cidadãos!

Para além de ser possível marcar consultas, renovar medicação crónica, visualizar o guia de tratamento, entre outras funcionalidades, também nos informa o tempo de espera para o atendimento a um episódio de urgência nos hospitais.

Saiba os tempos de espera do Serviço Nacional de Saúde

É bastante fácil saber a qualquer momento o tempo de espera para urgências numa determinada instituição hospitalar e por cada prioridade, basta aceder ao site Tempos Médios de Espera ou utilizar a aplicação móvel MySNS Tempos disponível para Android e para iPhone.

Tempos Médios de Espera no SNS - Instituições
Apenas tem de selecionar uma das instituições hospitalares do Serviço Nacional de Saúde para ter acesso aos tempos de espera para urgências, consultas e até mesmo cirurgias.

Esta é sem dúvida uma funcionalidade que se pode revelar bastante útil para poupar tempo (e dinheiro). Quem tiver várias instituições hospitalares nas proximidades, num episódio de urgência seu ou de terceiros, poderá consultar a app ou o site antes de sair de casa para se decidir pelo hospital com serviço de urgência menos demorado.

Um dos objetivos deste serviço é o de evitar picos de procura nos serviços de urgência e salas de espera cheias, e que os utentes possam ponderar a ida ao serviço de Urgência de uma unidade hospital em detrimento da deslocação ao Centro de Saúde.

Para além dos tempos de espera para urgências, o portal apresenta ainda informações sobre o tempo médio de resposta à primeira consulta hospitalar e os tempos médios de resposta para cirurgia, por especialidade, prioridade e patologia, de cada instituição hospitalar. Dá-nos ainda acesso aos dados de contacto de cada uma das instituições.

Veja por exemplo a informação que é, no momento em que escrevo, facultada acerca do Hospital Pedro Hispano em Matosinhos:

Hospital Pedro Hispano - Tempo Médio de Espera para Atendimento

Existem no entanto algumas queixas de utilizadores deste serviço, no sentido em que nem sempre os tempos de espera apresentados correspondem à realidade, levando a algumas desagradáveis surpresas quando o utente chega ao hospital.

E você? Já conhecia este serviço? Deixe o seu testemunho e opinião nos comentários.

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here