MEGA - Manuais Escolares Gratuitos

Uma boa notícia para quem, como eu, tem filhos em idade escolar que vão frequentar este ano o ensino público do 1º ao 6º ano: o Ministério da Educação vai disponibilizar manuais escolares gratuitos para todos!

O Ministério da Educação publicou um comunicado onde informa o lançamento do portal online MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos.

Essa plataforma permite aos encarregados de educação se registarem e obterem de forma totalmente gratuita os manuais escolares dos seus educandos. Pode ler esse comunicado na integra aqui: Plataforma facilita às famílias aquisição de manuais escolares gratuitos.

O registo é gratuito e obrigatório para quem pretenda adquirir os manuais gratuitamente. Após se registar na plataforma MEGA, é-lhe atribuído um código associado ao seu número de contribuinte, que deverá depois apresentar em qualquer uma das livrarias aderentes para proceder ao levantamento dos manuais escolares. Pode consultar no site o Mapa de Livrarias Aderentes.

MEGA - Livrarias Aderentes
Está disponível na plataforma MEGA a lista atualizada de livrarias aderentes.

Essa plataforma já está disponível na internet na página manuaisescolares.pt e dentro da aplicação Edu Rede Escolar, onde pode desde já efetuar o seu registo como Encarregado de Educação.

Os seguintes passos, como a associação ao aluno, a atribuição dos vouchers e o levantamento dos manuais, apenas estará disponível a partir do dia 1 de agosto.

MEGA - Registo

No entanto, acedi à plataforma nesse mesmo dia, e a informação que me surgiu foi “Os dados dos vouchers do(s) seu(s) educando(s) estão a ser processados e validados pela Escola. Receberá um email assim que estiverem emitidos”. Isto deve-se ao facto das listas das turmas ainda não estarem publicadas… terei de aguardar mais uns dias.

MEGA - Dados dos vouchers

O Ministério da Educação recordou ainda que, resultado do acordo alcançado entre o Governo e a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), no ano letivo de 2018/2019 e durante 4 anos letivos, o preço dos manuais escolares irá se manter (além das regulares atualizações em função da taxa de inflação).

Fruto desse acordo com a APEL, os alunos com direito aos manuais gratuitos, beneficiam também de uma licença digital que lhes concede acesso gratuito a um conjunto de materiais digitais que vão complementar o manual escolar em papel.

Recomendo que aceda à página das perguntas frequentes desta plataforma para mais informações, nomeadamente sobre a devolução dos livros e a utilização do voucher.

Caso o seu filho ou educando não seja abrangido por esta medida, recomendo que leia o seguinte artigo: Poupe até 80% na Compra de Manuais Escolares.

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.