Na Mente do Consumidor: O que os vendedores sabem sobre si e como o tentam controlar!
Os vendedores a retalho estão a descobrir novidades ao compreenderem a mente dos seus clientes. Descubra o que eles sabem sobre si e como o tentam controlar.
Já reparou que os hipermercados, seja um Continente, um Jumbo ou um Pingo Doce, são todos muito parecidos?
Esta semelhança não vem por acaso, significa apenas que todas essas superfícies comerciais dominam a ciência de persuadir os consumidores a comprar algo. Ciência essa que, graças aos avanços da tecnologia, começa a desvendar os segredos mais obscuros da mente do consumidor.
Em alguns supermercados, logo à entrada, existe aquilo a que chamam de “zona de descompressão”. Uma zona normalmente destinada a promoções e que tem como objetivo abrandar os consumidores dando-lhes uma noção do que os rodeia. Ou seja, um local onde os consumidores começam calmamente a entrar no seu “modo de compras”.
Do lado esquerdo é habitual colocarem a “zona de descontração”, onde o consumidor pode espreitar as revistas, livros e DVD. Uma zona estrategicamente pensada para abrandar os consumidores e aumentar a tentação das compras por impulso.
Um truque comummente usado pelos supermercados é o de colocar os produtos mais populares no meio de uma secção para que as pessoas tenham de percorrer um corredor à procura deles. A ideia é aumentar o tempo que os consumidores passam dentro da loja.
Já reparou que até os supermercados mais pequenos agora têm uma padaria? O objetivo é mais uma vez incentivar os consumidores a comprar. O cheiro a pão fresco faz com que as pessoas tenham fome e se sintam tentadas a comprar pão, assim como outros alimentos.
Quando se fala da disposição dos produtos nas gôndolas, o lado direito dos corredores e ao nível dos olhos é por vezes considerado o melhor lugar para dar mais visibilidade a um produto. Isto porque a maioria das pessoas é dextra e a maioria dos olhares são orientados para o lado direito.
BIG BROTHER NO SUPERMERCADO
Não pense que as câmaras de segurança de uma loja são unicamente utilizadas para vigiar os ladrões. Talvez ainda não tenha chegado a Portugal, mas já existe tecnologia que faz uso dessas câmaras para monitorizar o comportamento dos consumidores – o VideoMining!
O VideoMining recorre a software de reconhecimento de imagens para analisar as ações dos consumidores. Consegue avaliar quantas pessoas foram diretas a uma marca, quantas ficaram indecisas e quantas compararam várias marcas, dividindo ao mesmo tempo os consumidores por idade, género e etnia.
Vance Packard, jornalista e autor do livro “The Hidden Persuaders”, causou polémica ao revelar ao revelar técnicas fisiológicas usadas por anunciantes, incluindo mensagens subliminares como forma de persuadir e influenciar o consumidor.
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A título de curiosidade, o Wal-Mart, a maior cadeia de vendas a retalho do mundo, é famoso por empregar funcionários apenas para cumprimentarem as pessoas à entrada das lojas. Aparentemente este gesto faz diminuir os roubos nas lojas, sobre o argumento de que é mais difícil roubar pessoas simpáticas! 😛
Como vê, está tudo muito bem pensado. E você? Sente-se imune a estes malabarismos dos supermercados?
Baseado no artigo The way the brain buys do site The Economist
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