figurantes

Novelas, filmes, anúncios publicitários e até programas de televisão precisam constantemente de figurantes – uma espécie de cenário humano sem frases nem guião.

Como já deve ter reparado, na plateia dos diversos programas de televisão figuram pessoas completamente normais e de todas as idades.

Qualquer pessoa pode ser selecionada como figurante e ganhar dinheiro a desempenhar essa função independentemente do seu aspeto físico ou idade. Se dispõem de tempo livre, esta é mais uma forma de o rentabilizar.

Atualmente já existem agências que se dedicam exclusivamente a fazer castings de figuração.

Caso esteja interessado em ser pago para ser figurante, poderá demonstrar essa intenção fazendo o registo online nos sites das agências de figuração.

Alguns sites úteis: Tripé Visual, QuickCasting, Espaço Fama, Valente Produções.

Quem sabe ainda o vemos sentado na plateia de um concurso televisivo ou a participar num anúncio com o Cristiano Ronaldo. 😛

Para concluir, e porque nem tudo são flores, recomendo a leitura do seguinte artigo onde é apresentado um testemunho de quem já participou como figurante em programas televisivos e… a experiência não correu da melhor forma: Quer ser figurante de televisão? Nem tudo são flores!
Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

98 COMENTÁRIOS

  1. Já me disseram que na Praça da Alegria pagam à volta de 20€ para ficar sentado a aplaudir os convidados. O mês tem em média 22 dias úteis, o que dá 440€ mês por um part-time das manhãs. É aquilo a que eu chamo um bom complemento reforma.
    Cumprimentos.
    .-= Venha ler o meu último post ..Poupe na Conta da Luz =-.

    • Pois é, isso foi a 20 anos ou mais…. Agora prometem-te (se conseguires receber) 5 euros que nem dão para os transportes que tens que pagar.
      Mas tu é que sabes, se não te importas de trabalhar de borla, passar fome, ser maltratado e ouvir desaforos. Vai lá e experimenta. Em lugar de estares em casa sem fazer nada, vais lá, investes algum dinheiro em transportes que não sabes se vais receber nem quando, e enquanto experimentas eles vão enchendo os bolsos à tua custa.

    • Truee… Haha Ja ouvi isso sobre o voce na Tv. É um bom parte time e dá menos trabalho que tar no mac a servir hamburguer… Haa e ainda se ganha umas chouriças, uns queijos xD
      As velhotas no voce na tv e na praça de alegria chegam de lá já não precisam de ir às compras…

    • quero me inscrever para figurante em lisboa para programas de televisao que paguem visto estar na sulidao e precisar de ganhar algum dinheiro o que agradeço desde ja muito obrigada

      • Olá Maria, você mora em que Cidade? Acho que posso ajuda-la a conseguir trablaho como figurante em programas de televisão em Lisboa Portugal.No momento estou de ferias no Brasil, pois minha família mora em Curitiba- Pr.Aguardo um contato seu e de que quizer pode ser homens ou mulheres que qualquer idades desde que sejam de mair de 18 anos.

    • Ola gostaria muito de participar assim também eu ja procurei em vários websites , estou desempregada ja a muito tempo e qualquer quantia em dinheiro me fazia toda diferença você poderia me passar a morada ou contacto para me inscrever . obrigada muito grata!!

  2. É pena eu estar longe dos grandes centros onde tudo acontece. Eu tenho um amigo que ele e a mãe volta e meia faziam de figurantes em concursos….. e estavam sempre lá caidos…

  3. Creio ter condições para participar em programas de televisão, ja apresentei artistas em festas particulares e adoro estar em placo,camaras de tv não me assustam……. aguardo um vosso contato meu numero de tm 916072226

  4. boa tarde eu tenho 34 anos sou reformada por invalidez e recebo uma reforma a mais baixinha gostaria tambem de participar nesses progamas nem sequer posso trabalhar

  5. gostaria muito de ser figurante em algum programa, ou qualquer coisa , mais sendo direcionada para as agencias que trabalham com isso, eles querem mesmo é vender cursos de modelos ,e etc e tal …. portanto acho que nao vale a pena se inscrever …se nao tiver um padrinho que te coloca la dentro acho que nunca chega la …

  6. Estudante de Administração de Empresas, Idiomas Japonês e Inglês, e curso de Informática.Trabalho em eventos a mais de 8 anos, fiz um curso de Modelo BY DAPENA no exterior ( Japão), foi aonde comecei a trabalhar em Eventos e Baladas. Sou agênciada pela CIA PAULISTANA e pela cooperativa,PALACE COOP,tenho experiências de Hostess, Recepcionista, Demonstradora, e degustadora. Quem estiver interessado em me contratar para Eventos e Baladas,
    TELEFONE: (11) 6341-9638 / (11)5816-2683

    E-MAIL: [email protected]

  7. Muito boa tarde! Gostaria imenso de participar como figurante de programas, anúncios inclusivé telenovelas. Não tenho qualquer inibição perante o público/câmaras, talvez derivado ao facto de ter praticado Dança de Salão durante 10 anos. Sendo eu federada nesse mesmo desporto, fazia constantemente campionatos nacionais e exebições de norte a sul do país. Tenho boa apresentação e principalmente uma pessoa que sabe estar.

  8. Boa noite se alguem tiver intresado em partecipar em 1 filme.. as linhas de Torres Veedas, tao a presicar de figurantes..

      • Gostaria muito de poder participar como figurante. Eu e a minha esposa estamos desempregados e seria um excelente apoio para nós podermos entrar como figurantes
        a disponibilidade é total.

        Obrigado

  9. o filme e sofre guerra antiga.. do tempo da guerra entre os portugueses e frances em que nos ganhavos…se quiseres saber mais algo… ta aqui o numero de tlm deles..261099226..

    • se me poderem dar a oportunidade de ser figurante a mim e á minha esposa, seria uma excelente ajuda á situação que vivemos.
      casal charmoso

  10. Nuna participei nesse tipo de coisas nem irei participar apenas porque estou longe…
    No entanto tenho uma amiga que no tempo de estudar na faculdade em Lisboa, fazia esse tipo de coisas e segundo ela juntava-se uns trocos jeitosos.

  11. Quando se conseguem os contactos certos e se vão conhecendo as pessoas certas, ainda se consegue fazer muito dinheiro com este tipo de trabalhos, infelizmente não é certo nem tem horários, mas acho que para quem pode é uma oportunidade a não perder.

  12. Encotro me desempregada tenho 29 anos e 3 filhos para dar de comer gostava de fazer de figurante para ter um ordenadozinho para orientar mais ou menos a minha vida e também gosto muito dos programas. Tenho tado com muitas dificuldades, o ordenado do meu marido não chega tenho renda de casa, medicação do meu filho que tem dislexia mista e hinperitividade.peço ajuda obrigado

  13. Gostaria de completar o meu orçamento familiar com a assistencia aos programas da manhã ou da tarde nos diferentes canais de televisão. Tenho 55 anos e estou desempregada. Com esta idade já não tenho muita hipótese de vir a ser recrutada para um emprego. Assim , um part-time desse tipo era muito importante. Como posso fazer? Tenho que me inscrever pessoalmente na agencia?

    • Ok, se esta desempregada tenha cuidado, antes de começar a gastar em transpoortes e passes o seu já pouco dinheiro. Muito mais cuidado se deve ter quando o dinheiro não abunda!!!!.

      Tenha cuidado com as agências em que se inscrevem e para as quais aceitam trabalhar. Antes de se inscreverem tentem saber junto de pessoas que já trabalham para essas agências como se processam os pagamentos.
      Vou só exemplificar com o nome de duas agências que por acaso (e só por mero acaso) são referidas na mensagem inicial:
      1- Tripé Visual: Só podes passas o recibo Verde depois de teres pelo menos três meses de trabalho, só ao fim de pelo menos 90 dias é que podes ir lá passar o recibo. Depois de ires lá passar o recibo verde, ficar pelo menos um ano a espera de que te ponham o dinheiro na conta. Se não for mais…, Como algumas pessoas que já estão faz quase dois anos à espera de receber. Mas V. é que sabem, se não se importarem de trabalhar passar fome e frio e ainda ouvir desaforos de borla…!!!! É com vocês.
      2- …Unique Style: Só podes (podias) ir lá marcar o pagamento passados seis meses depois de teres feito o trabalho. Quando marcas (marcavas), dizem-te que depois te ligariam de volta a dizer o dia em que poderias ir lá passar o recibo. Há pessoas que estiveram outros seis meses à espera que lhe marcassem o dia. Mas, e no Entretanto, a Unique Syte Faliu. E ficou tudo a arder com os trabalhos que fez para eles. Se ainda duvidas, experimenta a passar na morada deles (Rua do Conde Redondo 139) e repara bem nos autocolantes que estão do lado de fora, de um lado e do outro da entrada do prédio, e o que dizem)!!!
      3- Crowed: Vai pagando mais ou menos, há algumas pessoas que se queixam de não receber, por exemplo como teve recentemente uns anúncios com muita (mesmo muita malta) e resolveram estipular que por mês só pagam a x pessoas, estão a ver, a N malta que participou nos anúncios (mesmo muito maralhal), agora tem que estar n meses à espera até que chegue a vez deles. Aqui o problema parece não ser a falta de dinheiro, mas sim o ser muita malte, e o facto de eles terem fixado que só pagavam a n gajos por mês.

      Força, sigam em frente, que mão de obra barata é precisa, para por em nontas em nome dos pais, para comprar carros de alta cilindrada e quintas no Alentejo!!!

      • Muito obrigado pelo seu testemunho. Certamente irá ajudar muitas pessoas a decidir como agir relativamente a este assunto.
        Suponho que tenha exercido essa actividade (figuração), se puder ajudar com mais informações, seria óptimo. Podia, por exemplo, descrever com que empresas trabalhou, como foi tratado, o que lhe era pedido… todos os pormenores são bem-vindos para nos elucidar sobre essa actividade.

    • Viva,

      A figuração está tão mal paga, (ver outros posts aqui onde as contas são feitas), que para quem estiver desempregado compensa mais fazer cursos de formação que perder tempo a bater palmas.

      Com os subsídios de refeição e de deslocação recebe-se mais a fazer cursos que o que é pago para ir aos programas.

      Cumprimentos.

  14. VOCÊ QUE QUER SER FIGURANTE , ATOR E ATRIZ , MAIS NÃO SABE A ONDE ENCONTRAR AGÊNCIAS SÉRIAS , SE CADASTRE AGORA EM 130 MIL AGÊNCIAS DE FIGURAÇÃO EM TODO BRASIL SO NO RIO SÃO 2 MIL E COMEÇE A SER CHAMADO (A) EM 72 HS

    • Actualização (Janeiro de 2013):

      Afinal parece que o crime deixou de compensar, pois quando parecia que tinha entrado na moda de abrir agências de figuração, receber das produtoras, não pagar as pessoas (Figurantes), tratar toda a mão de obra como algo descartável, estar uns tempos a trabalhar até sacar umas massas, meter o máximo de dinheiro ao bolso e depois simular uma falência (sim, porque as personalidades continuavam a andar por ai…) deixou de compensar.

      O senhor Pedro Azevedo da ”’Tripé Visual”’ lixou-se. Depois de ter sido amplamente divulgado que ele não estava a pagar às pessoas e de tal facto ter chegado ao conhecimento das produtoras ele ficou sem trabalho!

  15. adorava entrar em contacto com a produção do programa, mas após várias tentativas falhadas de e-mails pois a cx de correio está cheia, n sei mais o que fazer, ajude me pf neste sentido pq tenho um grande problema e tem que se tornar publico, pois neste momento a pressão é tanta que até já tenho que pagar para trabalhar.

  16. Para os interessados em participar na Praça da Alegria, deve-se inscrever junto da Valente Produções, podem ir uma manhã por semana e atualmente estão a pagar 6 euros por cada manhã, atenção que se recebe a 60 dias e tem que passar um recibo verde ou ato isolado. Logo no mínimo desconta 20% desse valor que é cerca de 1.20 euros. Logo o valor que se recebe é de 4.80 Euros pelo programa de 3 horas,e desse valor ainda tem que descontar para os transportes, a não ser que more perto dos estúdios e ao menos poderá ganhar os 4.80 Euros

    • Pois é, resumindo e concluindo: Perder tempo só para aquecer, ou então só para aparecer na televisão como muita gente é capaz de fazer!. Bem feitas as contas, ainda se paga mais de transportes que o que se recebe.Pagar para aparecer na televisão! E isto se te pagarem, que ao que consta, estão a aproveitar-se da situação e não pagam, ou quando pagam, demoram mais de 6 meses a pagar.
      LOL.

    • PS: É verdade, Esqueci-me: A Valente produções não é aquela que são extremamente mal educados e arrogantes na forma que falam com as pessoas, a começar pelo patrão (dono) e continuando no resto dos empregados que lhe seguem o exemplo…???

    • Viva,

      Pois é como diz amigo, a figuração está tão mal paga, que para quem estiver desempregado compensa mais fazer cursos de formação que perder tempo a bater palmas.

      Com os subsídios de refeição e de deslocação recebe-se mais a fazer cursos que o que é afinal de contas se acaba por receber ao final de um mês a ir a programa.

      Sé pode interessar fazer trabalhos de figuração a quem não seja elegível para poder frequentar qualquer curso de formação que seja subsidiado!

      Cumprimentos.

    • Abrigado ao Pisca por ter dito (recordado) que tem que se passar recibo verde e feito as contas ao quanto sobra limpo depois de se pagarem os impostos e os transportes.

      A parte do recibo é importante, para evitar certas bocas, como algumas de alguns ignorantes que já encontrei aqui na Internet, que atendendo as pessoas por quem eram proferidas, deveria ser-lhe exigido maior conhecimento da casa e mais cuidado com o que dizem, Nomeadamente insinuando que o valor pago era dinheiro limpo, entregue por baixo da mesa, e fugindo assim ao controlo da maquina fiscal, etc… Não é! É preciso inscrever-se nas finanças a passar recibo!

      Uma outra coisa que o Pisca se esqueceu de dizer, é que depois de abrir actividade nas fianças também tem que se inscrever na segurança social. Se não o fizer, nada lhe vai acontecer pelo menos nos próximos 3 (três) anos, tempo este durante o qual a segurança social espera que o valor da multa, junto com a divida que vai acumulando, mais os juros e assuma assim um montante interessante e que vala a pena. Depois então, (isto: para os que se esqueceram de também abrir actividade na segurança social) quando o valor já assumir um montante interessante, é que começam então a enviar cartas para casa exigir o pagamento da divida acrescida dos juros.

      Conclusão: para os que eventualmente estão a receber subsidio de desemprego e pensavam que poderiam ter aqui uma forma de ocupar o tempo e complementar o sub. de desemprego, esqueçam. Ao abrirem actividade nas finanças a segurança social é informada e perdem direito ao subsidio de desemprego.

      Para os que não têm mesmo nada, têm que inscrever-se também na seg. social, devem inscrever-se no escalão mini mo admissível na seg. social, e depois ficam a pagar a volta de 109 euros por mês. É uma questão de fazerem as contas.

      Cump.

    • Gostas de ser enganada??? Então experimenta!

      Gostas de trabalhar sem ser paga? E ainda por cima nem o dinheiro que gastas nos transportes recebes? Então vai” Força!

      Gostas de ouvir desagravos e descompusturas a troco da promessa de receber uns míseros trocados?

      Sabes ler? Então lê o que aqui esta dito por varias pessoas….

      Agora a serio: Antes de começarem a trabalhar que nem uns loucos, informem-se primeiro. Falem com as pessoas que já la andam faz tempo sobre como são as coisas e como se processa… Não é perguntarem a quem esta a frente da coisa, essa como é óbvio não vai dizer-vos que vos vai dar trabalho e que depois não vai pagar…

  17. Pois é meus caros. Pensam que ser figurante é só aparecer na TV e dizer aos amigos que se apareceu? Ser figurante em novelas são 12 horas /dia. Sabe-se a hora de entrada mas não a hora de saída. Pagam (quando pagam) tarde e a más horas. Há agencias que só pagam 90 a 120 dias depois do trabalho realizado.
    Trabalha-se ao frio, à chuva, ao sol, etc… é como calha. É preciso ter espirito “para a coisa”, porque senão é uma grande seca.
    Há agencias como a Tripé Visual que pura e simplesmente não paga aos figurantes. Ou (a pretexto de dificuldades de tesouraria) paga 1 ou 2 anos depois. Mas enfim, há quem não se importe de trabalhar de borla.
    Já lá vai o tempo das plateias a 25,00 €.
    Belos tempos…

  18. Estimados Senhores
    Boa Tarde,pretendo como figurante ou segurança ou algo fazer parte desta nova oportunidade contribuindo com as vossas expectativas.Agradecendo a atenção,
    Apresento os meus cumprimentos
    coloco-me a disposição.
    Álvaro Lima

  19. Boa tarde!

    Respondi a um anúncio de uma agência considerando que estou desempregada e fui selecionda para uma entrevista.

    Tenho lido muitas criticas sobre empresas da área, mas não sei nada acerca da que me telefonou.

    A agência é Good Look… alguém já ouviu falar, ou sabe de algo?

    Obrigada

  20. Estúdio musical, com qualidade e seriedade, arquitetura 2d e 3d, maquete virtual, suprimentos para informática e hardware,

  21. Gostava de me inscrever para figurante em Lisboa–para receber algum dinheiro,pois estou num LAR e precisava de algum dinheiro,agradeço imenso,muito muito obrigado.—av.25 de abril.45, ramalhal.torres vedras.

  22. Boa tarde!! Venho por este meio mostrar meu interesse em participa como figurante.chamo-me Rose Mendes tenho 28 anos resido em Viana do Castelo Cumprimentos

  23. Olá, em meados de 2006 gravaram uma novela na minha zona, a minha prima é que me disse para me ir inscrever porque estavam a precisar de figurantes.
    Admito que gostei e não tive razão de queixa e que na altura pagavam por dia 25€ e mais uns centimos e ainda nos davam almoço/jantar/lanche e se ficasse-mos mais que as horas previstas para gravar pagavam-nos mais 5€ por cada hora que lá ficasse-mos.
    Para mim o lado negativo foram as horas que muitas vezes tinha-mos que esperar entre uma cena e outra porque os actores ainda não tinha chegado, porque antes de irem para os exteriores tiveram a gravar os interiores!

  24. Descabido este tipo de informação….porque quem irá responder e quem necessita mesmo…. E pelos relatos feitos, tudo não passa de uma vigarice…. Então Poupa e Ganha… Está a ficar muito mal nesta fotografia. A não ser que tenha algo bem mais credível para nos informar do que aquilo que aqui vem hoje publicado. Matéria para encher chouriços ?!?!?! Não obrigado…. Fartos disso estão os Portugueses …..

  25. Gostaria de ser figurante em qualquer programa da televisão.

    quais os requisitos para ser representante da RTP a portugal em bicicleta?

  26. Gostaria de ser figurante e ter lugar cativo no programa Você na TV. adoro o programa e os apresentadores seria a cereja no topo do bolo . obrigada-

  27. Tenham atenção á forma como funcionam as agências de figuração acima de tudo…………..a TRIPÉ VISUAL……para além de não haver documentos comprovativos de presenças………………não esperem o retorno, porque esta agência raramente paga

  28. recomendo a todos os possíveis figurantes que tenham em atenção á forma como vos tratam as empresas de figuração,, Acima de tudo a TRIPÉ VISUAL……………………..cuja confirmação de presença não existe e tão pouco a respectivo pagamento……………………..
    a quem ler este comentário……………………(Vamos juntar-nos para pedir a intervenção do PROVEDOR DE JUSTIÇA

  29. Boa tarde,
    Gostava de ser figurante e semre pensei que, depois de me reformar iria inscrever-me numa agencia, há alguns anos fui figurante de uma telenovela estranjeira, e adorei essa experencia e não demoraram a pagar, recebi na altura 3mil escudos, foi bem pago e adorei. Mas agora lendo estes comentarios fiquei um pouco desiludida, agora que já me encontro reformada e com todo o tempo para participar . Falaram-me na agencia L’ajence alguem sabe informar sobre a forma como trabalha?gostava de mais informação sobre ela. Obrigada

  30. Boa noite,
    Eu sempre quis ser atriz/cineasta e ainda quero como é óbvio mais estou a espera de uma chance para poder realizar esse sonho que eu sempre quis. Dizem que nunca é tarde para tentar há sempre uma luz a fundo do túnel e é isso que estou a fazer. Mas só consigo com vossa ajuda.

  31. Olá boa noite.gostaria de poder participar do programa do goucha moro em Algés /Lisboa
    Já estou inscrita na agência valentes produções. Obrigada

  32. Olá Bom dia,

    O meu nome é Dulce Rodrigues a minha mãe passou por um processo muito complicado de saude ( cancro da mama) precisava neste momento uma boa distração, pelo que eu sei que ela gostava de estar no programa da manhã da SIC com a Julia Pinheiro e João Paulo Rodrigues não sei como inscreve-la para figurante do programa .

    Solicito a vossa ajuda

    Obrigada

    Deixo o contacto da minha mãe:

    Emilia Sousa – 910204567

  33. ola eu sou o sandro, angolano, e gostaria de poder fazer parte desse mundo de figurante, ja fiz alguns traballhos em angola..agora que estou ca, queria dar continuidade a esse mundo da luz camara e accao..

  34. Ola boa tarde eu gostaria de ser actriz ou de novela ou fazer filme .m mas é meu grande sonho desde pequena caso tiverem interessados me liguem 926037676.

  35. Boa tarde, gostava de ser figurante no programa da manhã da RTP 1 no monte da virgem, entrem por fAVOR EM CONTACTO ATRAVÉS DO MEU EMAIL CASO ESTEJAM INTERESSADOS

  36. Gostaria de ser figurante ou nas manhãs da praça na RTP ou nas manhãs do Porto Canal agradecia uma resposta ….. ou se me diziam onde me poderia inscrever.
    Obrigados .

  37. Chamo Maria de Fátima Delgado. Moro em Mem-Martins. Gostaria de ser figurante e ter lugar cativo no programa Você na TV. Adoro o programa e os apresentadores. Obrigada.

  38. BOA TARDE

    GOSTAVA DE SER FIGURANTE NUMA ESTAÇÃO DE TELEVISÃO PREFERENCIALMENTE EM GAIA, OU ATÉ DE UM ANUNCIO OU FILME
    OBRIGADA

    ROSA MORGADO

  39. Boa tarde. Gostaria de ir a TVI ou quem sabe talvez ate vir a ser figurante com lugar cativo e poder lucrar algum .em fim tenho tempo de sobra.Obrigado.

  40. Bom dia gostaria muito de ser figurante do programa da SIC todas as manhãs tenho tempo livre agradeço contacto obrigada

  41. Boa Tarde!
    Somos um Casal, Antonio Fraga e Celina Fraga. Casados, e gostaríamos de fazer figuração, sentados como plateia nos programas de televisão, s que mais assistimos: Dança com as estrelas, Tua cara não me é estranha, e outros.
    Não sei o que tem para nos oferecer, mas, estamos a disposição.
    Somos de Almada – Zona Sul.
    telem. Antonio 961133955
    Telem. Celina 968588768

  42. Olá
    Teño 44 anos, solteira e sou da cidade do Porto!
    Desde criança sofri o q mts ñ acreditariam (se ñ fosse algumas provas!) mas apesar de tdo tiña miña mae, uma casa e nunca passei fome ou ñ ter onde dormir, viver…
    Hoje tou desempregada, sozinha no mundo. Passei fome, hoje ainda tem dias q nada como e cm problemas saude pior, dormi na rua até q seg social arranjou um quarto mas pago do RSI q recebo, fico cm 60€ q comprando as várias medicações fico cm uns 15/20€ e pra piorar ñ posso comer de tdo!
    Teño pensado mt em matar-me!
    Proc trab e nuns teño formação a mais, noutros a menos, outros é a miña idade (axo q unica razao é só semp pl miña idd).
    Por isso peço aki, se alguem souber de trabalho, ser figurante…na cidade do Porto, de forma a poder ganhar dinheiro, por favor digam-me! Mto obgda Tlm: 919201453
    OBGDA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here