Como evitar que a fruta apodreça
Não desperdice fruta. Se a comprou, é porque a pretende consumir. Saiba como conservar a fruta e evitar que apodreça.
Se encontrar uma peça de fruta podre, retire-a imediatamente da fruteira para impedir que a restante fruta apodreça também.
Existe uma explicação para o facto da fruta podre “contagiar” a fruta boa. A fruta mais madura ou “tocada” liberta uma substância que inicia uma reacção química que converte o amido da fruta em açúcar. Essa substância chama-se etileno. O etileno ao ser libertado por uma fruta induz o amadurecimento de outra nas proximidades.
As frutas que produzem mais etileno e que por isso induzem um amadurecimento mais rápido de frutas próximas são as maçãs, pêras, melões, pêssegos e as bananas.
Este fenómeno é mais notável em temperaturas mais altas, pelo que ocorre com mais frequência no Verão.
Também pode utilizar o etileno a seu favor. Se tiver comprado fruta muito verde e pretender amadurecê-la rapidamente, coloque-a junto de fruta que já se encontre bem madura. Vai ver que em pouco tempo a fruta verde ficará pronta a ser consumida. Mas não se distraia, vá vigiando para evitar que a fruta amadureça demais.
Evitar que a fruta apodreça depois de cortada
Certamente já lhe aconteceu esquecer-se de uma peça de fruta cortada a meio e depois deparou-se com a mesma escurecida!
Por exemplo, as maçãs e as bananas escurecem com bastante facilidade quando cortadas. Pode-se notar isso facilmente numa salada de fruta que não seja consumida de imediato.
A solução é mergulhar a fruta em sumo de limão ou simplesmente esfregar a zona exposta com gotas de limão.
O limão possui ácido ascórbico, o que lhe confere um efeito antioxidante e desta forma previne o escurecimento das frutas de polpa branca.
Já conhecia este truque? 😉
Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:
Veja também:
- Coza o arroz na água dos ovos!
- Sodastream: faça bebidas gaseificadas em sua casa
- Opte por cozinhar para um batalhão
- Como fazer uma bola de carne super rápida e económica!
bela dica 🙂
Obrigado 😉
Já conhecia as propriedades do etileno, mas nunca associei que era este fenómeno que fazia com que a fruta apodreça ou amadureça. Bem visto Miguel e mais um belo post 🙂
E não só, as maçãs, mesmo enquanto verdes, induzem o amadurecimento da fruta que está em contacto ou no mesmo recipiente. Não se deve deixar no mesmo saco, por exemplo, maçãs e bananas uma vez que as bananas amadurecem muito rapidamente e quando ficam maduras demais o sabor fica desagradável.
eu utilizo as maças muito maduras em bolos.
eu costumo fazer doce de maça e fica muito bom
Em bolos ou em doces, as maças maduras também ficam muito bem nélia. 😀
Obrigado pelo post Miguel, desconhecia tais propriedades.
Não sabia nada disto. Obrigada pelo post!
lembro-me de ver a minha avó colocar as bananas verdes enroladas em papel de jornal e depois de um saco de plástico para amadurecerem… afinal bastava pô-las ao pé de maçãs ou peras….
Desconhecia o motivo porque o amadurecimento acontecia, e agradeço a vossa explicação, irão ajudar-me a tratar bem das frutas .Obrigado
Quando vejo alguma peça de fruta a querer enpodrecer, tiro-a logo de junto da fruteira, senão dali a alguns dias, não há fruta que se aproveite.
A fruta tocada ou a começar a apodreder costumo aproveitar para misturar no iogurte do lanche! Fica bem bom e bem mais barato e menos calórico do que os que já se compram com frutas!
Adorei a dica.;)
agora ja percebo porque dava cabo das minhas bananinhas
Essa eu ja sabia. Costumo manter a fruta madura junto da verde para que a verde amadureca mais depressa. Isso ja eu faco aos anos
Mas e uma bela dica para quem ai nao conhecia
Já sabia que a fruta apodrecida contamina as que se encontram por perto, agora a ideia de colocar a fruta verde perto da madura para que acelere o processo de amadurecimento é muito bom.
Há sempre muita fruta por aqui e a dica ajuda-me a não desperdiçar.
A maça junto à fruta verde é uma tecnica que uso há já muito tempo, as maças, peras… quando começam a ficar maduras de maiscogelo para fazer os recheios de tartes.