Como Evitar que a Fruta Apodreça

Não desperdice fruta. Se a comprou, é porque a pretende consumir. Saiba como conservar a fruta e evitar que apodreça.
macas

Se encontrar uma peça de fruta podre, retire-a imediatamente da fruteira para impedir que a restante fruta apodreça também.

Existe uma explicação para o facto da fruta podre “contagiar” a fruta boa. A fruta mais madura ou “tocada” liberta uma substância que inicia uma reacção química que converte o amido da fruta em açúcar. Essa substância chama-se etileno. O etileno ao ser libertado por uma fruta induz o amadurecimento de outra nas proximidades.

As frutas que produzem mais etileno e que por isso induzem um amadurecimento mais rápido de frutas próximas são as maçãs, pêras, melões, pêssegos e as bananas.

Este fenómeno é mais notável em temperaturas mais altas, pelo que ocorre com mais frequência no Verão.

Também pode utilizar o etileno a seu favor. Se tiver comprado fruta muito verde e pretender amadurecê-la rapidamente, coloque-a junto de fruta que já se encontre bem madura. Vai ver que em pouco tempo a fruta verde ficará pronta a ser consumida. Mas não se distraia, vá vigiando para evitar que a fruta amadureça demais.

Evitar que a fruta apodreça depois de cortada

Melão Podre
Evite que a fruta apodreça depois de cortada com um simples truque.

Certamente já lhe aconteceu esquecer-se de uma peça de fruta cortada a meio e depois deparou-se com a mesma escurecida!

Por exemplo, as maçãs e as bananas escurecem com bastante facilidade quando cortadas. Pode-se notar isso facilmente numa salada de fruta que não seja consumida de imediato.

A solução é mergulhar a fruta em sumo de limão ou simplesmente esfregar a zona exposta com gotas de limão.

O limão possui ácido ascórbico, o que lhe confere um efeito antioxidante e desta forma previne o escurecimento das frutas de polpa branca.

Já conhecia este truque? 😉


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

18 respostas

  1. Já conhecia as propriedades do etileno, mas nunca associei que era este fenómeno que fazia com que a fruta apodreça ou amadureça. Bem visto Miguel e mais um belo post 🙂

  2. lembro-me de ver a minha avó colocar as bananas verdes enroladas em papel de jornal e depois de um saco de plástico para amadurecerem… afinal bastava pô-las ao pé de maçãs ou peras….

  3. A fruta tocada ou a começar a apodreder costumo aproveitar para misturar no iogurte do lanche! Fica bem bom e bem mais barato e menos calórico do que os que já se compram com frutas!

  4. Essa eu ja sabia. Costumo manter a fruta madura junto da verde para que a verde amadureca mais depressa. Isso ja eu faco aos anos
    Mas e uma bela dica para quem ai nao conhecia

  5. Já sabia que a fruta apodrecida contamina as que se encontram por perto, agora a ideia de colocar a fruta verde perto da madura para que acelere o processo de amadurecimento é muito bom.

  6. A maça junto à fruta verde é uma tecnica que uso há já muito tempo, as maças, peras… quando começam a ficar maduras de maiscogelo para fazer os recheios de tartes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.