Oniomania – A Doença dos Compradores Compulsivos

Sabe o que é oniomania? Conheça a doença dos últimos tempos que quando desprezada pode levar o paciente à ruína...
comprar-malas

As compras por impulso infelizmente fazem parte do quotidiano de muita boa gente, mas quando o desejo de comprar se torna vício, então podemos estar perante uma doença que em linguagem psiquiátrica se designa por oniomania.

De um modo muito resumido, a oniomania é a doença dos compradores compulsivos – vítimas da sociedade de consumo, ou melhor, da sociedade do desperdício!

Quem padece de oniomania sente um enorme prazer em comprar seja o que for e não consegue controlar os seus impulsos de adquirir cada vez mais.

Este desequilíbrio psicológico leva normalmente o doente a um arrependimento profundo e à acumulação de dívidas caóticas.

Não acredito que este seja o seu caso… pois provavelmente não estaria a ler este texto mas sim a fazer compras online e a gastar todo o seu ordenado no eBay. 😛

Mas caso responda sim às seguintes 6 questões, então talvez tenha motivos para se preocupar e procurar ajuda especializada:

  • Não resiste ao impulso de comprar?
  • Gasta mais do que o planeado e prejudica-se financeiramente?
  • Sente que prejudica os seus planos de vida e o das pessoas em seu redor?
  • Sente necessidade de efetuar uma compra de qualquer forma, independentemente do produto comprado?
  • Compra frequentemente coisas que não usa ou usa muito pouco?
  • Contrai dívidas acima do valor do seu rendimento mensal?

Filme “Louca por Compras” demonstra o quotidiano de uma compradora compulsiva

Recentemente vi um filme que vem muito a propósito deste tema, já que retrata, de forma exagerada, o quotidiano de uma compradora compulsiva que, deixando-se levar pelo vício, acumulou uma dívida caótica.

Refiro-me ao filme Louca por Compra de título original “Confessions of a Shopaholic”.

Trata-se de uma adaptação cinematográfica do livro com o mesmo nome: Louca Por Compras de Sophie Kinsella

Veja o trailer deste filme:

Acredito que algumas (espero que muito poucas) pessoas se identifiquem com a personalidade da protagonista.

Neste filme, a protagonista é “louca por compras” de artigos de moda, mas a moral da história está lá camuflada: saber distinguir o “eu quero” do “eu preciso”!

Divirtam-se! 😉

Partilhe este artigo:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Também poderá gostar:

9 respostas

  1. Eu já li alguns livros de Sophie Kinsella, e recomendo. Contam a história de uma mulher, que compra tudo aquilo que vê e gosta. Os livros tem ordem de leitura, quando é ainda solteira, depois quando casa, e finalmente quando engravida. Se gostam de livros divertidos e que vos captam do inicio ao fim, então vão gostar destes.

      1. Concordo plenamente consigo – o filme tenta contar uma história que se estende por 3 livros e não `lhe faz justiça de forma alguma! Os livros são muito mais interessantes (não sei se as versões portuguesas terão a mesma qualidade dos originais, já que, na tradução, é inevitável “perder-se” alguma riqueza…).

  2. Eu já tinha vontade de ver esse filme, mas agora fiquei ainda com mais vontade!
    E quanto á sugestão dos livros, vão já para a minha lista! Adoro livros divertidos e o último que li que posso dizer que me deu pra rir de ir ás lágrimas foram os da Maria Vieira e as suas “viagens da parrachita”! Para além de contar muito bem os costumes de cada país, cultura, etc, tem com cada cena que é de rir, rir e chorar de tanto rir!
    .-= Venha ler o meu último post ..Obrigada! =-.

  3. Eu vi este filme ha uns meses e é tãoooo giro!!!
    Além disso faz-nos parar um bocadinho e pensar. Se bem que a rapariga do filme é um exagero mas…… é melhor abrirmos ja os olhinhos antes de chegar ao ponto dela 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ebook Gratuito

Receba gratuitamente o Ebook que o ensina a poupar com Utilizações Alternativas para coisas do dia-a-dia!