Orçamento do bebé: como planear as despesas e ainda conseguir poupar

A chegada do bebé é um momento que implica grandes mudanças a nível económico. Saiba como planear as despesas e ainda conseguir poupar.

Porquinho mealheiro

Preparar a chegada do bebé é um momento entusiasmante que implica grandes mudanças, especialmente a nível económico.

Ter um orçamento familiar definido e estar preparado financeiramente é o ideal para quem quer reduzir as preocupações e contribuir para a tranquilidade desta fase que é tão especial.

Definir um orçamento

Para definir um orçamento, comece por identificar as principais despesas. Se é o primeiro bebé, talvez seja útil consultar amigos que foram pais recentemente ou procurar check-lists que o ajudem a definir os artigos indispensáveis para o enxoval do bebé. Reveja tudo o que é essencial e destaque o que pretende comprar.

Para o bem-estar da criança é essencial que considere os gastos com o conforto, higiene, alimentação e o transporte do bebé.

Depois de definir um orçamento, estabeleça prioridades e comece a juntar, com ponderação, o essencial para a chegada do bebé.

A Vertbaudet é uma das maiores lojas online dedicadas ao universo infantil, onde pode encontrar todos os artigos essenciais para o seu bebé.

Além de uma grande variedade, apresenta um “espaço conselho” com informações e orientações úteis.

Dicas para poupar

Ainda que o nascimento de um bebé seja sempre algo dispendioso, existem inúmeras formas de poupar. Preparamos algumas dicas para o ajudar a gerir melhor o seu orçamento.

Opte por comprar menos peças de roupa

Os bebés crescem muito depressa e, por isso, não vale a pena estar a investir num grande guarda-roupa para o seu bebé. Evite as compras de roupa por impulso. Escolha comprar peças em tons neutros e opte por peças com maior qualidade. Assim pode guardar e reaproveitá-las mais tarde nos irmãos mais novos.

Investir em peças básicas e práticas pode ser também vantajoso, já que estas tendem a ser as mais usadas e menos dispendiosas.

Pode sempre comprar roupa de bebe online barata, o que ajudará bastante na contenção de custos.

Transforme a sua mochila numa mala de bebé

Para transportar os bens essenciais do seu bebé, escolha usar uma das suas mochilas. O importante é que tenha o espaço necessário.

Lembre-se que vai precisar de andar sempre com ela e, por isso, é essencial que seja fácil de transportar.

Não compre as fraldas todas de uma vez

Já sabemos que os bebés gastam muitas fraldas e que é preciso estar prevenido, mas também é verdade que os bebés ganham altura e de peso num curto espaço de tempo. Fraldas que servem perfeitamente hoje podem deixar de servir na próxima semana.

Opte por comprar poucas embalagens de cada vez, pelo menos nas fases em que o crescimento do bebé é mais rápido.

Outra opção é utilizar fraldas reutilizáveis. Apesar de cada unidade ser mais cara do que uma fralda descartável, são um investimento a longo prazo. Só com estas fraldas pode poupar cerca de 1200€.

Procure em segunda mão ou peça emprestado

Carrinhos de bebé, porta-bebés e os próprios berços são tendencialmente artigos caros. Antes de comprar, procure-os em canais que os vendam em segunda mão ou pergunte aos seus amigos, ou familiares se não têm um que lhe possam emprestar.

Assegure-se apenas de que o material está em bom estado e que é seguro para o seu bebé.

Compare preços

Antes de efetuar qualquer compra, faça uma comparação de preços. A escolha deve ser feita com calma, depois de uma avaliação. Faça comparações e procure opiniões junto dos seus conhecidos.

Os recéns papás sabem melhor do que ninguém o que vale ou não a pena.

Crie uma lista

Os familiares e amigos tem tendência uma pequena prenda quando vão conhecer o bebé. Facilite a vida das duas partes e compile numa lista os bens que lhe fazem mais falta.

Assim evita receber artigos desnecessários ou repetidos e ainda economiza algum dinheiro, que pode guardar para usar mais tarde noutras necessidades.

Note que se pretende poupar, deve orientar-se pela norma “comprar apenas o essencial”, dando prioridade aos artigos mais importantes, deixando para segundo plano peças atrativas, mas pouco ou nada úteis.

Só assim é possível controlar os gastos e viver esta fase com menos inquietações.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *