A RTP exibiu no dia 9 de Março de 2011 no programa Linha da Frente, uma reportagem intitulada “Perdidos por Compras”.

Nessa reportagem deram a conhecer pessoas que sofrem de oniomania, a compulsão das compras. Um tema já anteriormente abordado aqui no Poupa e Ganha.

Uma equipa do Linha da Frente acompanhou pessoas às compras, ouviu psicólogos, psiquiatras e um consultor financeiro e questionou onde fica a fronteira entre comprar por doença e o consumismo.

Adorei esta reportagem! Na minha opinião os entrevistados foram escolhidos a dedo e acredito que muita boa gente se reveja em alguns dos casos lá apresentados… infelizmente, claro! 🙁

Se não teve oportunidade de ver essa reportagem na TV, pode vê-la agora:

E aqui tem a 2ª parte dessa reportagem:

Como vê, a oniomania pode levar à ruína da mesma forma que as drogas, o álcool, o vício do jogo, etc… Felizmente estou muito longe de padecer dessa doença… mas caso exista uma doença relacionada com o vício da poupança, então acho que estou em fase terminal! 😛

Se acha que se enquadra no perfil traçado pelos especialistas que participaram na reportagem, evite viver em negação e procure ajuda imediata. Ok? Não deixe que o consumo lhe sirva de analgésico!

4 COMENTÁRIOS

  1. Isto faz-me lembrar uma amiga minha que apesar de negar, é uma viciada em compras. Ela compra tudo o que esteja em promoção mesmo que não precise e agora tem a casa atafulhada de tralhas que não servem para nada!!!! Já a tentei chamar à razão, mas parece que não dá em nada!!!!
    Só mesmo indo a um psiquiatra!!!!

  2. Bom post e reportagem, eu considero-me uma consumidora normal, já comprei por impulso mas isso acho que toda a gente o faz…Há vícios e vícios realmente.

  3. Acho que ter um closet como aquele da Sarah Jessica Parker do Sexo e a Cidade é o sonho de muitas mulheres. O meu inclusivé! Mas vendo esta reportagem e o que está por detrás de tanta roupa que a “Matilde” tem é de ser angustiante por ela. É impressionante a quantidade de trelas que ela comprou para a cadela e as peças de roupa repetidas que ela disse ter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here