Reportagem “Perdidos por Compras”

Reveja a reportagem do "Linha da Frente" da RTP sobre oniomania (desejo compulsivo de fazer compras). Será você um comprador compulsivo?
remorsos-compra

A RTP exibiu no dia 9 de Março de 2011 no programa Linha da Frente, uma reportagem intitulada “Perdidos por Compras”.

Nessa reportagem deram a conhecer pessoas que sofrem de oniomania, a compulsão das compras. Um tema já anteriormente abordado aqui no Poupa e Ganha.

Uma equipa do Linha da Frente acompanhou pessoas às compras, ouviu psicólogos, psiquiatras e um consultor financeiro e questionou onde fica a fronteira entre comprar por doença e o consumismo.

Adorei esta reportagem! Na minha opinião os entrevistados foram escolhidos a dedo e acredito que muita boa gente se reveja em alguns dos casos lá apresentados… infelizmente, claro! 🙁

Se não teve oportunidade de ver essa reportagem na TV, pode vê-la agora:

E aqui tem a 2ª parte dessa reportagem:

Como vê, a oniomania pode levar à ruína da mesma forma que as drogas, o álcool, o vício do jogo, etc… Felizmente estou muito longe de padecer dessa doença… mas caso exista uma doença relacionada com o vício da poupança, então acho que estou em fase terminal! 😛

Se acha que se enquadra no perfil traçado pelos especialistas que participaram na reportagem, evite viver em negação e procure ajuda imediata. Ok? Não deixe que o consumo lhe sirva de analgésico!


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

4 respostas

  1. Isto faz-me lembrar uma amiga minha que apesar de negar, é uma viciada em compras. Ela compra tudo o que esteja em promoção mesmo que não precise e agora tem a casa atafulhada de tralhas que não servem para nada!!!! Já a tentei chamar à razão, mas parece que não dá em nada!!!!
    Só mesmo indo a um psiquiatra!!!!

  2. Bom post e reportagem, eu considero-me uma consumidora normal, já comprei por impulso mas isso acho que toda a gente o faz…Há vícios e vícios realmente.

  3. Acho que ter um closet como aquele da Sarah Jessica Parker do Sexo e a Cidade é o sonho de muitas mulheres. O meu inclusivé! Mas vendo esta reportagem e o que está por detrás de tanta roupa que a “Matilde” tem é de ser angustiante por ela. É impressionante a quantidade de trelas que ela comprou para a cadela e as peças de roupa repetidas que ela disse ter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.