Pesadelos: como evitá-los no sono das crianças e dos adultos

Os pesadelos atingem muitas crianças e muitos adultos. Apesar de envoltos em mistério, é possível tentar evitar e combater os pesadelos. Descubra como!
pesadelo

Os pesadelos podem ter várias causas, mas quando acontecem de forma particularmente recorrente, é importante encontrar soluções para os evitar e combater.

Encontre a fonte e origem

Para conseguir combater uma doença ou um problema, é importante encontrar a origem do mesmo. Os pesadelos são um problema para aqueles que sofrem deles, evitando que estes tenham um sono sossegado e reparador.

A falta de um sono reparador e uma noite mal dormida podem provocar vários problemas de saúde. É muito importante perceber o que pode estar a provocar essa barreira para que consiga, finalmente, ter uma noite de sono calma e sossegada.

Os pesadelos são causados sobretudo por quatro causas:

  • Stress: se é uma pessoa stressada “por natureza”, se está num período onde tem que tomar decisões particularmente complicadas ou se passou por algum impacto físico ou emocional
  • Medicação: alguns medicamentos podem causar efeitos secundários
  • Período de desmame: se está a passar por um tratamento de dependência de alguma substância como o álcool ou outras drogas
  • Esgotamento físico ou mental

Tratar a causa dos pesadelos

O primeiro passo para evitar e combater os pesadelos, é tratar a sua causa.

Se os seus pesadelos estiverem relacionados com o stress ou cansaço excessivo, pode aplicar diferentes técnicas e tratamentos:

  • praticar exercícios de relaxamento diariamente;
  • se estiver a passar por um período de cansaço excessivo, tire uns dias de folga ou férias para descansar e recarregar baterias;
  • fazer tratamentos com complementos de cloreto de magnésio;
  • consultar um hipnoterapeuta, que pode ajudar a aproveitar ao máximo as suas habilidades de pensamento, de gestão e de análise mental;
  • consultar um psicólogo ou psicoterapeuta.

Em caso de pesadelos relacionados com a medicação, leia cuidadosamente a bula dos mesmos. Se detetar que esta pode ser uma das causas para que as suas noites de sono fiquem atribuladas, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico para que tentem encontrar uma alternativa a este tratamento.

São vários os medicamentos que são suscetíveis de provocar pesadelos. Alguns exemplos são o Singulair (medicamento para tratamento da asma), alguns tratamentos de HIV, medicamentos destinados a combater a ansiedade e alguns remédios para ajudar a dormir.

Se está a passar por um período de desmame, seja de álcool, droga ou outro tipo de problema, e tem muitos pesadelos, não baixe os braços! Obtenha ajuda de especialistas médicos para poderem analisar juntos a melhor forma de combater os seus pesadelos e avaliar as suas dificuldades neste período de abstinência.

Prevenir a ocorrência dos pesadelos

Se é uma pessoa propensa a ter muitos pesadelos, pode aplicar algumas técnicas e precauções básicas para tentar evitá-los:

  • Evite filmes de terror ou histórias que o podem deixar ansioso, especialmente se é uma pessoa sensível. Inconscientemente, essas histórias podem ressurgir durante o sono e provocar os pesadelos. Antes de dormir, evite usar o smartphone ou televisões, sobretudo se for para visionar imagens chocantes e de terror.
  • Para as crianças que ficam inquietas no escuro, deixe uma luz de presença acessa ou a porta entreaberta com a luz do corredor acesa até a criança finalmente adormecer. A criança irá adormecer mais calma e com uma maior sensação de segurança.
  • Para as crianças um pouco mais velhas, uma técnica é desenhar os monstros ou uma representação daquilo que a criança vê nos seus pesadelos. Coloque, com a criança, esses mesmos desenhos numa gaveta fechada ou numa caixa “mágica”: a criança vai assim sentir-se mais segura, pois os monstros estão fechados e longe da cama dela!
  • Para evitar os pesadelos nas crianças, implemente uma rotina de sono com horas regulares e tente ler sempre uma história calma e bonita antes da criança adormecer.

Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.