casca-de-ovo

O título deste artigo é no mínimo, “sugestivo”!

Não… não lhe vou sugerir que plante cascas de ovos, nem lhe vou dizer que se o fizer nascerá uma galinha… 😛

As cascas de ovos que normalmente vão parar ao caixote do lixo, podem ser utilizadas como uma boa fonte de cálcio para as suas plantas.

Como proceder:

  • Lave bem as cascas de ovos e deixe-as secar bem ao sol.
  • Bata-as no liquidificador até as reduzir a pó (como bónus, as lâminas ficarão afiadas).
  • Espalhe esse pó pelo jardim e regue.

Poderá utilizar as cascas de ovos em conjunto com borras de café, pois enquanto as cascas fornecem cálcio, o café fornece nitrogénio. Desta forma terá plantas ainda mais saudáveis.

16 COMENTÁRIOS

  1. As cacas de ovos, mesmo só quebradas (e não reduzidas a pó) são muito boas para colocar nas orquideas. E para os preguiçosos, dá menos trabalho…

  2. Eu desta dica já sabia e deixo mais uma 🙂 Se tem orquideas utilize este processo…elas vão crescer de forma mais saudável e ficar muito mais bonitas. Mas em regra geram pode utilizar em qualquer tipo de planta 😀

  3. Sabiam que a água em k cozem os ovos, são optimos adubos para as plantas, pois contêm sais minerais. Da próxima vez que cozer ovos, já sabem o k fazer áquela água. 😛

  4. É a 1ª vez que aqui venho e adorei, simplesmente, as ideias!!

    Deixo aqui uma sugestão que acho que ainda ninguem aqui colocou: a água dos aquarios em vez de ir fora quando é mudada, deverá servir para regar as plantas!!! Tem muitos nutrientes, tanto da comida dos peixes como dos seus proprios dejectos (inocentes para plantas).

    Mesmo os aquarios onde se adicionam produtos para a agua, pode-se tb regar as plantas, pois se nao fez mal aos animais nao deverá fazê-lo ás plantas.

    ********

  5. Eu já “semei” ovos inteiros (depois de passarem o prazo) ao mudar os vasos. Como ficam enterrados não ficam a cheirar mal e fornecem alimento às plantas!

  6. A propósito de ovos. Esta é bem conhecida mas há sempre alguém que não sabe:
    Antes de consumir um ovo façam o teste da água para ver se o ovo está bom. Numa taça coloquem água com sal (eu acho o sal dispensável). Se o ovo ficar no fundo está bom. Se ficar a meio é melhor não arriscar e, finalmente, se flutuar à tona da água, plantem-no num vaso!

  7. Esse pó das cascas dos ovos não é só bom para as plantas, para aqueles que consomem pouco cálcio podem aproveitar esse pó e colocá-lo num sumo, num refogado, ou em qualquer outro alimento onde passe despercebido e assim estamos a consumir cálcio. Mas é preciso ter atenção para não consumir uma dose acima da necessária, se já comemos alimentos com cálcio durante o dia não precisamos de o fazer, é mesmo para quem precisa que é aconselhável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here