panela-de-pressaoPara quem cozinha, o desafio é confecionar refeições saudáveis e saborosas, com a menor duração e gasto de dinheiro possível.

Nem sempre existe tempo para passar horas na cozinha, elaborando cuidadosamente pratos. Como tal, são necessárias soluções para cozinhar no dia-a-dia de uma forma prática e rápida. Um dos utensílios que mais facilmente ajuda a conseguir esse objetivo é a panela de pressão.

Neste artigo poderá conhecer o que é uma panela de pressão, quais as vantagens da sua utilização, e como a usar de forma correta.

O QUE É UMA PANELA DE PRESSÃO

A panela de pressão, como o próprio nome indica, é uma panela que cozinha os alimentos com uma pressão superior à dos tachos normais, o que permite que a temperatura seja igualmente mais alta. Assim, enquanto que nas panelas normais, a temperatura máxima que irá atingir é 100 graus, já numa panela de pressão ela atingirá os 120 graus. Ora, isto permite que o tempo de cozedura seja mais rápido, permitindo poupar tempo e dinheiro.

VANTAGENS EM UTILIZAR UMA PANELA DE PRESSÃO

Utilizar uma panela de pressão para cozinhar regularmente tem diversas vantagens. Como mencionámos atrás, devido à sua forma de funcionamento, o tempo de cozedura é menor, o que se traduz em poupança de tempo e de dinheiro. De seguida irei detalhar um pouco mais as vantagens da utilização deste utensílio de cozinha.

  • O tempo de cozedura com uma panela de pressão é normalmente um terço a metade do tempo de cozedura normal. Por exemplo, conseguirá cozer batatas, cenouras ou brócolos em menos de cinco minutos. E se estivermos a falar de carne, consegue poupanças de tempo ainda mais significativas. Dando mais um exemplo, na panela de pressão consegue cozer pedaços de frango em 10 minutos.
  • Tendo um período de cozedura mais rápido, além de ganhar tempo, poupa igualmente dinheiro. Demorando menos tempo a cozer os alimentos, as necessidades energéticas para a cozedura são também menores, o que se traduz em menos dinheiro gasto na preparação da refeição.
  • A cozedura na panela de pressão tem ainda a vantagem adicional de utilizar pouca água no processo. Dessa forma, existe uma maior retenção dos nutrientes em cada alimento, mantendo-os saudáveis e nutritivos.

 Em jeito de conclusão, a panela de pressão traz apenas vantagens ao seu utilizador. Menos tempo, menos dinheiro, e uma alimentação mais saudável. Mas para conseguir usufruir de todos estes benefícios, é necessário saber utilizar corretamente a panela de pressão. De seguida irei explicar como o fazer.

COMO UTILIZAR CORRETAMENTE A PANELA DE PRESSÃO

Quando colocar a água e os ingredientes na panela de pressão, deve ter sempre em atenção que só deve usar entre um terço a metade da sua capacidade. Depois de introduzidos os ingredientes e a água, deve colocar a panela em lume máximo até ouvir o assobio característico do vapor a sair pela válvula de escape. Quando ouvir esse assobio, coloque o lume no mínimo e comece então a contar os minutos para a cozedura. Quando esse tempo se esgotar, desligue o lume, e deixe todo o vapor sair da panela. Para saber se já saiu todo, basta esperar até a válvula deixar de assobiar. Depois tem apenas de abrir a tampa e retirar os alimentos cozinhados.

Texto da autoria de Filipe Araújo

16 COMENTÁRIOS

  1. Nem sequer tenho panela de pressão, sinceramente assusta-me um bocado, quando era pequena via a da minha mãe e aquilo fazia uma chiadeira, acho que fiquei traumatizada 😉

  2. Confesso que comecei a utilizar à pouco tempo mas já não a largo. Uma carninha estufada, muito mais rápido e o sabor fica muito mais concentrado.

  3. Olha esta é uma dica que não sigo, não gosto de panelas de pressão. Eu já sou rápida o suficiente a cozinhar 😀 E não acho que a comida fique tão apetitosa 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here